1 de julho de 2011

Validação



Validação


Embora todos nós saibamos o que devemos fazer em nossos estudos, trabalho, vida social, familiar etc, é natural do ser humano esperar reconhecimento pelas tarefas bem sucedidas.

Em psicologia este reconhecimento é conhecido como Validação.

Todos ficam felizes ao receberem uma Validação. Validação faz bem a alma e ao ego da pessoa; ela aumenta a autoestima e o sentimento de valor de seu recipiente.

Há diversas formas de Validação. A Validação vai de um simples elogio, palavras de incentivo, de encorajamento, até medalhas de honra ao mérito, certificados, prêmios, troféus, presentes, como também diversas formas de incentivos.

Todos os pais e mães deveriam aprender a importância da Validação e deveriam validar seus filhos quando estes obtem ou fazem algo com bons resultados. Esta atitude incentiva as crianças e as torna mais auto-confiantes.

Validação também é importante em um relacionamento amoroso. A esposa elogiar uma boa macarronada ou um delicioso churrasco preparado por seu marido é uma Validação. Este tipo de Validação ajuda na sustentabilidade de um casamento duradouro.

A professora escrever “Parabéns!” na prova ou em um trabalho bem feito de um aluno é uma forma de Validação que com certeza vai deixar o aluno feliz, não importa a idade que ele tenha, e estimula-lo a continuar seus estudos da melhor forma possível.

A Validação legitimiza, da valor, confirma, enfatiza, reconhece e enaltece a outra pessoa. É uma das melhores coisas que podemos dar a alguém pois assim fazendo, levantamos sua autoestima e lhe damos autoconfiança para continuar fazendo seu melhor.

As grandes corporações conhecem muito bem a importância da Validação e por isso mesmo promovem premiações anuais e até mesmo mensais como “o empregado do mês”, como forma de estimular e aumentar a produtividade.

Siga sua vida validando….










































































.