26 de fevereiro de 2010

Para Refletir...

Os precursores das unioes indo-brasileiras.


Namaskar

Esta foto eh histórica. Ela foi tirada em 2005 pelo fotografo contratado pela embaixada do Brasil, quando da primeira visita do presidente Lula a Índia.

Trata-se de uma foto com os mais antigos casais de brasileiras, casadas com indianos, residentes na Índia.

O casamento mais antigo de todos eh o da Hiroko (a quarta brasileira da esquerda para a direita, com cara de japonesa). Eles estão casados já há 40 anos!

O segundo casamento mais antigo eh o da Rita (a terceira brasileira da esquerda para a direita, com um xale azul). Eles estão casados há 30 anos.

Em terceiro vem a Heloísa (a quinta brasileira da esquerda para a direita), com um casamento que já dura 15 anos.

Eu e meu esposo estamos em quarto lugar dentre as uniões mais antigas, entre brasileira e indiano morando na Índia. Nosso casamento já tem 10 anos e eu sou a segunda brasileira da esquerda para a direita.

Em quinto temos a Claudia (a primeira brasileira da esquerda para a direita), com um matrimonio de 8 anos.

E o que ha para se refletir sobre isto?
 
Atualmente muitos casais se separam alegando incompatibilidade. Casais da mesma nacionalidade, mesma cultura, mesma lingua, mesma religiao, muitas vezes mesma cidade e ate mesmo time de futebol etc. Se estes casais sao incompativeis, o que dira nos ai da foto acima?

Nao pense que para nos da fotografia a vida eh um mar de rosas. Morar na India eh um peso imenso em nossos relacionamentos. Viver sem agua, luz, em meio a sujeira, caos, buzinas constantes nao eh facil. Aqui eh tudo mais complicado. Nao da nem para se fazer os pratos de comida que gostamos pois simplesmente nao tem os ingredientes necessarios.

Isto nao significa que nos da foto somos melhores que ninguem, ou somos pessoas de personalidades maravilhosas que faz com que o casamento de certo. Talvez sejamos mais tolerantes, mais flexiveis por termos de morar em um lugar dificil. Talvez sejamos mais compreensivos, menos criticos e aceitamos mais facilmente certas coisas que para outros eh dificil de aceitar.

A verdade eh que eu nao sei a resposta; mas seja ela qual for, antes de tomar uma decisao precipitada, antes de chutar o pau da barraca e acabar com um casamento, principalmente se voce tiver filhos, PARE, PENSE E LEMBRE-SE DESTA FOTO!!





































































.