2 de setembro de 2009

Hinduismo e Cristianismo


Kristo e Crishna


-->
Namaskar

Foi só depois que comecei a estudar Hinduismo ha 15 anos atras, que descobri uma grande quantidade de “coincidências” entre estas duas religiões. E quanto mais eu estudava mais eu descobria, ate chegar ao ponto de ter certeza que o cristianismo pegou emprestado para si, muito do Hinduismo.

Algumas religiões como o Budismo, Sikhismo, Jainismo, Brahmo Samaj, Ari Samaj e tantas outras não escondem, e tem ate orgulho em dizer que são dissidentes do Hinduismo, por não concordarem com coisas como a divisão social em castas, os sacrifícios humanos e de animais, a inferiorizacao das mulheres etc.

No entanto, outras religiões como o islamismo e o cristianismo tentam fazer de tudo para esconder elementos hindus, mas basta estudar um pouco, que logo de cara você já começa a descobrir as coincidências ou como no caso do islamismo os 'opostos'.

Eh absolutamente natural que todas as religiões existentes hoje em dia tenham tido uma origem comum, assim como as línguas, segundo estudos já comprovados sobre este tema.

Sendo o Hinduismo a mais antiga religião organizada, eh normal que todas as outras tenham partido dele. São fatos históricos difíceis de contestar; e não ha nada de mal ou errado com isto.

Enquanto o cristianismo pegou muitos elementos do Hinduismo, o islamismo preferiu seguir o caminho inverso, ou seja, ele contradiz e fez tudo justamente oposto do Hinduismo.
Santo Agostinho escreveu: “Nunca cansamos de olhar para a Índia, onde ha muitas coisas que admiramos.”

A partir do século II, os lideres cristãos resolveram enterrar a influencia hindu e São Gregorio destruiu publicamente deuses hindus, que passaram a ser considerados então, deuses pagãos.
Lembrando sempre que o Hinduismo possui 7 mil anos e o cristianismo possui somente 2009 anos.
Aqui segue uma pequena lista da influencia hindu no cristianismo que eu preparei para voce.

1. O tio de Krishna mandou prender a própria irmã em uma cela pois havia sido informado que o nascimento de uma criança de sua própria irmã, seria reverenciada como um rei. Como ele era o rei, logo ele imaginou que seu sobrinho ao crescer iria mata-lo para ficar no poder. Assim sendo, ele ordenou que a criança ao nascer, fosse imediatamente assassinada.
Herodes também teve o mesmo problema, quando soube que uma criança que iria nascer em Belém seria o rei dos judeus. Ele também ordenou que a criança fosse assassinada, para poder garantir sua continuidade do império romano no poder.

2. Quando Jesus nasceu, ele recebeu a visita de astrólogos vindo do oriente que lhe presentearam com incenso, ouro e mirra.
Esta parte da bíblia mostra claramente a influencia hindu. Os hindus foram os primeiros a estudar as estrelas e eh costume hindu dar presentes em ouro. O incenso eh mais um item da ritualística hindu, assim como o uso de seiva (resina) de plantas (a mirra).

3. Quem sempre considerou a água como sagrada e tomava e continua tomando banho no rio Ganges como forma de purificação e renovação são os hindus. Eh daqui que veio o batismo dos cristãos; que antigamente era feito no rio, como os hindus fazem ate hoje. O próprio Jesus foi batizado dentro do rio Jordao.

4. Os sadhus são renunciantes, ou seja, fazem voto de pobreza. Alguns santos cristãos eram renunciantes e faziam votos de pobreza, como por exemplo São Francisco e Santa Clara.

5. Muitos fizeram e ainda fazem, voto de castidade. Este costume também veio do Hinduismo e chama-se Brahmacharya. Os seguidores do Brahma Kumaris e os padres católicos são celibatários.

6. A palavra ‘Amem’ vem do hebraico ‘Shalom’ que por sua vez vem do sanscrito ‘Om’ (Shal-OM).
No futuro quero explicar para voce a real implicacao do OM.

7. A adoração a Virgem Maria, veio do Hinduismo e sua adoração pela Mãe Divina.

8. Nos templos hindus o badalar do sino eh fundamental e ate isso acabou virando parte das igrejas cristãs.

9. O ato de comer o pão sagrado ou a hóstia veio do Prassam (Prassad) hindu.

10. O uso do incenso também pode ser hindu. Por falar nisso, gostei muito de ver o quanto o incenso eh usado no monasterio de São Bento (no largo S. Bento em São Paulo).

11. O uso de velas veio dos Pradeeps (lamparinas) hindus cujo combustivel eh o ghee. O elemento fogo sempre foi muito importante nos rituais hindus.

12. O rosário parece ser copia dos Malas hindus, sobre os quais já escrevi neste blog e em meu livro Rudraksha Terapia – a Terapia Iogue das Sementes Sagradas.

13. Quem inventou o aspergir de água sagrada do rio Ganges nos devotos foram os hindus e os cristãos copiaram dando o nome de ‘água benta’.

14. O altar cristão eh mais uma coisa emprestada do Hinduismo. Inclusive com decoração de flores e imagens. 

15. A quantidade de deuses e deusas hindus pode ser comparada a quantidade de santos e santas cristãos. Os cristãos criaram ate o ‘santo do dia’, devido a quantidade dos mesmos.

16. A tríade hindu Brahma, Vishnu e Shiva serviu de base para a criação do Pai, Filho e Espirito Santo.

17. A batina dos padres largas e longas tem influencia das roupas indianas punjabis, também largas e longas.

18. A Índia teve Krishna que possuía seguidores. Cristo também ensinava e tinha seguidores.

19. O Gita eh dividido em capítulos e versículos. A Bíblia eh dividida em capítulos e versículos.

20. Em igrejas católicas tem-se o altar mor (altar principal) e pequenos altares dos lados. Nos templos hindus também tem-se altares menores dedicados a outros deuses/deusas.

Eh obvio que para um cristão que nada conhece de Hinduismo eh muito duro engolir todos estes fatos. E muitos acabam sentindo-se enganados. O argumento mais comum eh o de que foram os hindus que copiaram tudo dos cristãos, mas infelizmente as provas arqueológicas, históricas e lingüisticas mostram ao contrario e o hinduismo eh 5 mil anos mais antigo que o cristianismo.

NAO sou hindu e não tenho a menor intenção de sê-lo. Estas são apenas algumas das coisas que descobri durante meus estudos.

Naturalmente ha muito mais coisas do que estes vinte itens acima listados, como as maos juntas em Namaskar na hora de rezar. O trishul usado por Shiva como o símbolo da sagrada tríade hindu (Brahma, Vishnu e Shiva) que foi deturpado pelo cristianismo. Os cristãos passaram a usar o trishul como símbolo do diabo. A figura do diabo carregando um trishul acabou se popularizando entre os ocidentais. E ha muito mais coisas...

Espero que esta postagem incite sua curiosidade para que você possa fazer seus próprios estudos, pesquisas e comparacoes. Por isto mesmo não aprofundei o assunto. 

Só não se esqueça que o cristianismo não teve somente o Hinduismo como fonte inspiradora. O judaísmo e ate mesmo o paganismo entraram na formação da igreja cristã. 























































































.