9 de abril de 2009

Um Raposo na India...

Namaskar

Fique hoje com o depoimento do Alipio Raposo.


Antes de iniciar, quero agradecer a Dona do blog pela oportunidade de compartilhar com seus leitores o meu relato. A Sandra me pediu para fazer um depoimento “pé no chão” como o blog INDIAGESTÃO... vou tentar não transcender muito, pois qdo penso na Índia e no que vi por lá, dariam muitos depoimentos e muitas “viagens”... vamos lá!

Primeiro de tudo, aconselho para quem tem vontade de viajar para India, para se perguntar: o que vou buscar lá e porque a Índia?... esse tipo de reflexão é de extrema importância. Acredito que se vc lê o Indiagestão e está lendo este depoimento, pelo menos algumas coisa lhe atrai na Índia... descubra o que é!!! E vá preparado(a), de coração e mente aberta e muita, muita paciência... lá vc vai saber o valor dessa virtude.

Chegou a hora de visitar essa terra! Acredito que com 44 anos de vida foi o momento e a hora certa. Nas pesquisas e buscas pela net acho uma outra Grande descoberta: o INDIAGESTÃO... blog serio de gente seria! Quase 1 ano antes de viajar, iniciei meus “estudos” sobre a Índia, o Indiagestão foi de grande valia!! Aconselho e recomendo a todos que desejam viajar para a Índia, ler todos os posts do Indiagestão, ate seu inicio em 2005... foi assim que fiz 1 ano e 7 meses antes, comprei o guia do Lonely Planet, mais estudos e alguns e-mails trocados com a Sandra, ...cheguei mais que preparado! Tracei meu roteiro, comprei as passagens e a Índia foi tranqüila!!!

Aterrizei em Nova Delhi...cheguei bem no centrão de Delhi as 2 da manha...já preparado é claro!!!!(sem ninguém para me buscar, taxista querendo me levar para outro hotel, hotel sem toalha, sem papel higiênico...estava feliz!!!)

Meu roteiro foi: DELHI, JAIPUR, AGRA,VRINDAVAN, KHAJURAHO,VARANASI e depois segui para o Nepal (ai é outra historia). Fiz tudo de mochilão, sem reserva de hotel, sem nada...
Peguei trem lotado(lotado mesmo, pior que a central do Brasil as 18 horas), ônibus, fiquei 11 horas dentro de taxi, moto, bicicleta....INCREDIBLE INDIA!

No meu primeiro dia em Delhi fui almoçar e conhecer a Sandra pessoalmente!! Fui de Autoriquichá, este almoço foi minha primeira iniciação na Índia... voltei da Índia amando comida picante! Serio mesmo....Delicia a comida Indiana.!!!
Depois das preciosas orientações da Sandra, cai na estrada....primeira parada Jaipur.


Alipio Raposo e Sandra

JAIPUR:...gostei muito do Rajastão. Voltaria lá...recomendo visitar o templo do Ganesh que tem lá. Moti Dungri Temple... um dos poucos no Norte da Índia só dele, e liberado para ocidentais. Jaipur tem muitas coisas bonitas, o estado do Rajastão é lindo...diferente! vc pode ficar dias por lá, uma das coisas fantástica de lá, é o observatório astrologico Janta Mantar, além de muitas coisas para se ver, pretendo retornar ao Rajastão na minha próxima ida a Índia. Depois peguei um ônibus e fui pela área Rural do Rajastão até ate Agra, parecia que eu estava num pais muçulmano, muitos camelos, deserto...uma coisa: A AREA RURAL DA INDIA É COLORIDA graças as mulheres “raladoras” com seus saris enfeitando e dando alegria nas suas vidas dura.

AGRA: Não gostei de Agra!!! Apertada, poluição, tumultuada... não visitei o Taj Mahal, vi pelos fundos, visual diferente... visitei outros túmulos... dos avós do príncipe, etc...1 dia para visitar Agra é suficiente... a Entrada de Agra é triste, crianças quebrando pedras para fazer estrada, mulheres carregando pedras na cabeça, sujeira muita... No outro dia segui de ônibus para...

VRINDAVAN: Cidade de Krishna! Hare bol!!! Se vc sabe alguma coisa sobre Krishna, ISCON, Prabhupadha...tem que ir até lá! Cheguei em Vrinda em pleno feriado nacional da Índia, o dia da Republica... nunca imaginei que existisse tantos indianos devotos de Krishna.. a cidade estava LOTADA!! Enfrentei corredores de ruas congestionados de carros, devotos e gente... procurando uma pousada, alguma guest house, acabei me hospedando...Vrindavan é uma espécie de Aparecida do Norte oriental... um templo enorme dos Hare Krishna(ISCON), que é o “must” da cidade... de frente ao templo, muitas lojas vendendo artigos de Krishna e Radha, maha mantra hare krishna nas alturas, muito movimento e comercio... lá não se diz bom dia e sim Hare Krishna. É a cidade da ISCON. As pequenas ruas são cheias de Ashrams, o maior é claro, pertence a ISCON e fica repleto de estrangeiros que se fantasiam de devotos ou que já moram lá, vendendo livros para a ISCON. Estive em Vrindavan porque já fui hare krishna um dia... precisava conferir! Quer estudar vaishnavismo? É lá!

De Vrinda fui para Mathura pegar o trem para Jahnsi (cidade no meio do caminho para Khajuraho)... esse trem foi a maior roubada da minha viagem...o maior mico... foi a mancada!, a bobeira... mas valeu muito, será Inesquecível... valeu muito!

KHAJURAHO: É a cidade mais limpa da Índia!!! Incrível, as ruas são limpas mesmo. Tenho foto para provar (enviei para Sandra).


Khajuraho é um oásis no meio daquele mundo, daquele vale, daquela planície... é linda
... ficaria meses lá!

Silenciosa, tranqüila, calma... a cidade de Khajuraho é plana, espalhada e tem apenas uma main street, possui uma vila antiga, templos espalhados por todos os pontos cardeais. Aluguei uma bicicleta e ficava o dia pedalando pelo campo, pela redondeza, visitando os templos, as vilas, fiquei 3 dias por lá... Vc começa a sentir a força e o nome do Sr Shiva lá... possui um templo de Shiva na cidade, bem ao lado dos templos que tem aquelas imagens conhecidas do KAMA SUTRA, onde tem puja diário pela manha e a tarde, bem ao lado do rio. Khajuraho possui o por do sol mais bonito da Índia e Varanasi o amanhecer mais esplendido! Khajuraho tem uma luz maravilhosa no sunset. Possui ainda reservas florestais de tigre e de crocodilos, cachoeiras, rios...conheci um Englishman que estava lá ha 3 meses.
Depois dessa pausa e relax em Khaju, fui de taxi(11 horas) com 2 Indianos malucos e curiosos ate Varanasi... qdo estávamos na estrada a noite, foi que vi a besteira que fiz... um perigo!! As estradas indianas pelas aquelas bandas são péssimas... furou pneu, sem luz para trocar pneu... caminhões... foi interessante porque me senti um caminhoneiro indiano! Convivi com esse mundo das estradas rurais da índia... até para bordel de beira de estrada os caras queriam me levar... paradas de caminhoneiro aos montes. Minha mente só pensava no Ganges, em Shiva em Varanasi... meu coração só vibrava isso... depois das chegadas tradicionais... consigo me hospedar em Varanasi as 23 horas, de um dia de sábado, na cidade velha, no bairro Muçulmano na shivali ghat.

VARANASI: Teria que fazer um blog especial para Varanasi, recomendo para qualquer um visitar essa cidade misteriosa, intensa. É uma experiência única e inesquecível! Varanasi é a Meca do Hinduismo, a cidade mais antiga do mundo, a força do hinduismo reside nas margens do Ganges, nos Ghats(escadas) de Varanasi. Me emocionei muito lá e ainda só de lembrar, sinto a força dela. A única coisa que aconselho, se vc vai para Índia pela primeira vez, que só vá visitar Varanasi depois de ter “sentido” a Índia antes, ter passado por outras cidades, de ter sentido e incorporado o jeito indiano de ver e viver a vida, que vc só vai entender estando lá... ai vc pode ir para Varanasi. É importante conhecer um pouco do Hinduismo e principalmente SHIVA. Falo para as pessoas que voltei da Índia com a benção do Sr Shiva. A cidade de Varanasi foi a escolhida pelo Deus Shiva para morar com sua esposa Parvati. De lá, segui para o Nepal, onde fiquei 10 dias perto das montanhas do Himalaia...

Volto para DELHI, ligo para Sandra, compras, McDonalds vegetariano (nota 1000).


Quando regressei para Delhi, me sentia bem adaptado, feliz de estar numa cidade urbana, grande... Delhi é uma São Paulo Indiana, tem de tudo... rico, pobre, camelô, shoppings... adorei Delhi!!! Tinha horas que me sentia como se estivesse em casa, em São Paulo... só lamento por não ter ficado mais dias lá(fiquei apenas 3) pois sei que tem muitas coisas bacanas para se conhecer. Lá em Delhi eu gostava no tumulto mesmo!! Fiquei nas 2 vezes que estive lá no centrão... a primeira qdo cheguei foi em Pahaganj área e depois em Kharol Bagh, uma espécie de 25 de Março.

Old Delhi é bem interessante... Delhi também daria um outro blog... Andei muito a pé, e recomendo! Faz bem para a saúde e vc descobre muitas coisas legais... é isso! Detalhes? fiquem a vontade para me perguntar via email (alipioraposo@hotmail.com), algumas fotos estão nesse link: http://picasaweb.google.pt/photos.raposo74

Veja tambem ao video RINDO NO GANGA feito pelo A. Raposo.



NAMASTE
OM NAMAH SHIVAYA

Alípio Raposo









































.