30 de outubro de 2008

Respostas

Namaskar

Hoje é dia de respostas.

Os resultados das últimas enquetes ficaram assim...

Voce tambem le o blog Respeito a Natureza?
Sim = 47%
Nao = 27%
O que eh isso? = 26%

Mostrar indianos pobres com produtos super caros na revista Vogue foi:
Falta de sensibilidade = 44%
Boa jogada de marketing = 24%
Humilhar os pobres = 32%

Medalha de Bronze: MUITO OBRIGADAAAAAAA!!!!!!!A todos que escreveram emails, comentarios e scraps felicitando pela medalha de bronze. Na verdade a medalha eh sua pois foi voce que votou e porque o blog eh feito para voce. Eu ja conheco algumas coisas sobre a India, e como sei que voce ainda nao conhece, eh meu prazer poder compartilhar contigo :)

Sonia de Portugal: Infelizmente quando cheguei na gravacao da novela o Tony Ramos ja havia gravado bem cedo pela manha e tinha voltado ao hotel.

Sheila: Fique tranquila minha amiga, eu te entendo bem. Eu tambem fiquei muito decepcionada quando descobri que o Taj Mahal nao eh o famoso templo do amor que todos falam, mas sim o maior simbolo machista do mundo. Por isso sei bem do seu choque ao saber a verdade sobre a operacao blue star. Gracas a Deus sou imparcial pois nao sou nem sikh e nem hindu.

Sheila: O nome de nascimento da Santa Alfonsa era Annakkutty Muttathupadathu.

Mafaldinha: Infelizmente moro em Delhi e nao tenho como te ajudar em relacao a Mumbai.

Sheila: 1- p q os sikhs adoram se fazer de vítimas?
Porque sao conhecidos por sua valentia e por solucionarem tudo na porrada, ou melhor, com o kirpan. Este evento possibilitou com que passassem de agressores a vitimas e esta troca de imagem lhes foi muito util politicamente falando.

2- eles têm muito piolhos? (cá pra nós, acho uma nojeira aqueles cabelões ensebados socados num turbante velho...)
Nunca soube que eles tem piolhos, mas sei com certeza porque ja vi, um sikh com um caso muito agudo de ceborreia. Uma especie de caspa muito grossa que necessita de tratamento medico. Eh muito cruel ter que usar turbante durante o verao no calor de 45 graus. Tem uns que nao aguentam e usam somente o tecido de fundo.

Ayla: Ha 9 anos fora do Brasil eu nao tenho a menor ideia de como anda a qualidade das novelas por ai, assim sendo, nao ha do que se desculpar. Assim como voce, espero que Caminho das Indias seja uma otima novela, pois ajudei como pude. Somente nao se esqueca que novela eh um trabalho de ficcao e nao um documentario.
Cristiane Martin: com que tinta os elefantes são pintados?
Com giz colorido e com argila onde sao misturados ingredientes como henna, curcuma etc para dar cor.

Paula de Portugal: Como é que a Glória Peres deu com o blog? Foi como todos nós através da internet ou por alguém?
Foi pela indicacao da Angela que mora no Rio de Janeiro e que frequentemente vem para a India. Ela me escreveu em janeiro deste ano dizendo que havia indicado o Indi(a)gestao a Gloria Perez pois esta iria fazer uma novela Brasil-Dubai-India. Logo em seguida a Gloria Perez me escreveu alguns emails. Depois disto duas de suas pesquisadoras tambem entraram em contato comigo e foi assim que tudo se desenrolou. Uma coisa posso te garantir Paula, a propria Gloria Perez pesquisou extensivamente o Indi(a)gestao e me disse que esta lendo-o “avidamente” segundo suas proprias palavras. Gostei de ver seus esforcos por descobrir tudo o que podia da India. Se todo este conhecimento que ela adquiriu irá refletir na novela, nao sei, mas com certeza ela aprendeu muito sobre a India em pouco tempo. Ainda hoje, ela continua lendo o Indi(a)gestao.

Karina: Eu nao conhecia os bonequinhos do SRK e do Hritik, achei a ideia interessante, mas a carinha dos bonecos poderia ter sido mais realista, enfim, melhor que nada :)
Depois mande suas fotos do show do SRK para por no Indi(a)gestao!

Mari: Os indianos estão acompanhando essa movimentação da novela? Eles têm idéia de que a cultura deles será global e estará exposta para outros mundos?
Poucos indianos estao sabendo que o Brasil vai fazer uma novela mostrando pontos da cultura indiana. Eles sabem muito bem do fascinio dos ocidentais por sua cultura pois desde a decada de 60 os ocidentais idolatram a India.

Eliana: será que os elefantes são realmente bem tratados?
Os elefantes usados em turismo sao relativamente bem tratados, o mesmo nao pode ser dito em relacao aos elefantes usados em outros setores. Eu ja vi a barriga de um elefante sangrando no local onde a corda eh amarrada para segurar o assento onde vao os turistas, e olha que a pele deles eh bastante grossa. Me foi dito que eles nao retiram os assentos e as cordas com frequencia pois da muito trabalho para colocar novamente. Nao como cavalo onde se poe e retira a redia todos os dias.
Sem contar que para “dirigir” um elefante eh na base da martelada e do picao de ferro em sua cabeca, uma coisa absurda de horrivel.

Luxo para Miseraveis: Quem se indignou com as fotos dos pauperrimos com produtos de grife na revista Vogue foi a imprensa internacional. Aqui na India a questao nao foi levantada em momento algum. E que fique bem claro que a ideia e realizacao das fotos foi toda de indianos e contou com a defesa da editora indiana Tanna que aparece na foto que fiz questao de colocar no blog. Agora voce comeca a perceber melhor o modo de pensar e agir dos indianos em relacao aos indianos pobres e de castas inferiores. Esta eh a verdadeira India! A India realidade que so voce conhece pois le Indi(a)gestao!!

Verbena: Os indianos tem gatos em suas casas? Qual a relação deles com estes animais? Existe uma relação espiritual com os gatos?
Nao, os indianos nao tem gatos em suas casas. Eles tem medo de gatos, acreditam que sejam animais do mau. Existe uma relacao ritualistica com os gatos pretos para fins tantricos onde eles sao sacrificados com grau elevado de crueldade.

Sheila: Meus filhos felinos comem pouca racao seca. Sigo a linha natureba e prefiro dar-lhes comida de verdade baseada no fato que antes da decada de 70 nao existia racao e os animais sobreviviam so com comida e principalmente porque a racao seca eh muito rica em cloreto de sodio que com o tempo acaba por causar problema renal nos gatos. Do mesmo modo que nao como so Corn Flakes todos os dias durante toda minha vida nao permito que meus gatos comam so racao, principalmente a seca. Prefiro dar-lhes uma alimentacao balanceada. O problema Sheilinha eh a racao seca, pois a racao umida, ou seja, aquela de latinha que eh uma pasta eh bem mais saudavel e faz bem menos mal.
A raco seca foi desenvolvida em paises de primeiro mundo onde as pessoas estao acostumadas a nao cozinhar e comer tudo enlatado ou congelado que vai direto ao microondas. Assim a Nestle que eh a maior produtora de racao do mundo, criou a racao seca para o estilo de vida moderno dos HUMANOS. Esta racao eh pratica, limpa (nao faz sujeira pois nao eh melecada), tem preco acesivel e tudo o mais que deixam os humanos felizes pois nao tem trabalho com a alimentacao do gatinho.

Om Shanti


.

5 comentários:

  1. Olá Sandra!
    Realmente o Indiagestão é um blog magnifico, ao mesmo tempo, revelador. Confesso que fiquei um pouco decepcionado da relação dos indianos com os gatos. Eu que tanto amo estes animais como você. Moro no Japão e cuido de mais de 10 gatos de rua aqui e a realidade não é das melhores aqui tbm infelizmente. Fiquei triste tbm de saber das condições dos elefantes! Mas é a realidade. Obrigado por responder minha questão! Estou sempre lendo tudo e adoro sempre

    Flávio (Verbenna)

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra!
    Adorei ter indicado o blog para a Glória Perez em primeiríssima mão. Assim que soube da sua intenção de fazer a próxima novela das 8 tendo como tema a India,postei o link no blog da Glória, informando-a do seu vasto conhecimento sobre o país e elogiei...rs..rs. você e o blog. Eu não moro no Rio de Janeiro, moro em São Paulo, mais precisamente em Guarujá, cidade de praias maravilhosas.
    As fotos com o pessoal da Globo estão lindas...wow...que chique amiga !
    Beijinho
    Angela

    ResponderExcluir
  3. oi San!

    Bem eu não achei falta de sensibilidade alguma da parte da Vogue.Aqui mesmo no Brasil já tivemos algo meio q parecido pois uma fotógrafa saiu pelas ruas com várias roupas para fotografar moradores de rua parecendo modelos, saiu até na tv e ninguém falou nada então...

    ResponderExcluir
  4. Estou indignada!
    Realizar rituais que envolvam sacrifícios? De animais????!!!!

    Que coisa mais pré-histórica!

    ResponderExcluir
  5. Outra perguntinha, Sandra.

    Esse tecido de fundo do turbante seria aquela touquinha preta com uma bolota em cima? Vi muito homem (e bebês inclusive) usando aquela coisa horrorosa. Em goa nós vimos um punjabi usando a touca e uma camisa listrada de amarelo e preto: não deu outra, eu e o meu noivo apelidamos o sujeito de "Bee-man". Era uma abelhona toda ;)

    ResponderExcluir