29 de setembro de 2008

Lavanderias Indianas

Namaskar

Conheca hoje um pouco das lavanderias indianas.

Muitas pessoas dao suas roupas para lavar aqui na India mas nao fazem ideia de como sao lavadas, ou acreditam que sejam lavadas em maquinas hehehehehehehe

A verdade eh que as roupas sao lavadas manualmente, com agua de rios e riachos e ate mesmo aguas pluviais (das chuvas).

Pense bem, em um pais com grande falta de energia eletrica e de agua potavel e com excedente de mao-de-obra barata, ja era mesmo de se esperar.

Mas nao sao somente as pessoas comuns que usam os servicos destas lavanderias, muitos hoteis, restaurantes etc tambem se utilizam destas lavanderias.






































Fotos: do blog Funtuna
Colaborou: Julio de Almeida


Incredible India!
Om Shanti

7 comentários:

  1. nooossa estou admirada, desemprego? vai arrumar uma roupa p lavar! rssss

    ResponderExcluir
  2. Ouch!!!!!
    É....gosto de muuuuita coisa e muita gente na índia, mas devo dizer que, morar aí num vai rolar.
    hehehehe

    Beijos
    Mel

    ResponderExcluir
  3. San querida, A pobreza na India eh impressionante. OM SHANTI Lana.

    ResponderExcluir
  4. Ola querida sandra.. primeiramente parabenizando pelo site e pelos excelentes topicos postados.. mas ao ler teu texto me surgiram algumas duvidas:

    Como e o preço do serviço? mensal, semanal, por quilo? lavariam todas as roupas, incluindo as intimas? é barato? voce tambem usa? mas existe maquina de lavar ai ne? se existir, pq acho q deva existir o preco deve ser carissimo.. importada no minimo.. e acho q apesar da agua ser barata.. ele devem reaproveita-la nao é? pq esses toneis cheios de agua escura.. hmmm, sei nao.. ahh.. e amaciante de roupa, isso existe?

    beijossss.. pamella

    ResponderExcluir
  5. Na casa do meu amigo Sankalp minha roupa foi lavada num negócio desse:
    http://i.pbase.com/v3/64/556764/1/48808483.groundwaterpumpinmountainvillagehimachalindia_9249.jpg

    :)

    ResponderExcluir
  6. Ola Sandra esta e lavanderia de luxo. Eu tenho uma foto de Pune o pessoal lavando no rio agua esta verde. Vou te mandar a foto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. São os chamados "dhobis gats",ou seja, enormes espaços públicos para lavagem de roupas.Por isso que eu preferia sempre usar os baldes do banheiro do hotel...muito mais confiável =)

    ResponderExcluir