5 de setembro de 2008

Cavalos Humanos









Namaskar

Entra ano, sai ano e a controversia continua....

Todos os anos o governo da cidade de Calcuta diz que vai acabar com os riquixas movidos a ser humano e conhecidos como "Human Horse", ou seja, "Cavalos Humanos", e este ano nao eh excecao.

Novamente o governo de Kolkata (antiga Calcuta), esta ameacando proibir este tipo de transporte.

Calcuta, eh o unico lugar na India onde ainda existem os riquixas puxados a ser humano.

Mas antes de voce dar sua opiniao e deixar seu comentario, por favor preste atencao no que vou explicar...

Os riquixas puxados a cavalos humanos eh o UNICO sistema de transporte que NAO para na epoca das chuvas, e aqui chuva eh chuva mesmo! Sao as famosas Moncoes!!!!

Quando a cidade alaga, so os cavalos humanos continuam trabalhando. Agora image que voce adoeceu ou seu filho esta passando muito mal ou seu marido teve um infarte, quer queira quer nao, voce precisa usar um destes riquixas ate chegar ao hospital mais proximo.

Outra coisa muito importante, eh que o governo quer acabar com eles porem NAO quer oferecer uma outra opcao de trabalho para eles.

Os puxadores de riquixas morrem de medo de acabarem virando mendigos e terem de viver pedindo esmola.

Eles se orgulham do trabalho que fazem, pois apesar de ser um trabalho pesado e pouco remunerado (custa 5 rupias = 20 centavos de Real), eh um trabalho honesto ganho literalmente com o suor do rosto.

Estes puxadores de riquixa ja vivem em favelas sob condicoes sub-humanas e sua unica dignidade eh seu trabalho.

Em termos mais amplos, a India tem se esforcado muito por vender a imagem de um pais em crescimento economico e a imagem de senhores idosos, pele e osso, puxando riquixas nao ajuda em nada a imagem de pais desenvolvido que a India tenta passar para o mundo.

Os proprios indianos dos outros estados se envergonham disto e dizem que em pleno seculo 21 isso nao deveria mais existir. Os indianos do norte e das cidade grandes como Delhi sentem-se humilhados com esta situacao de Calcuta e gostariam de ver o fim dos cavalos humanos.

Todos os anos eh o mesmo debate e a coisa continua....

Nao esquecamos da parte pratica, este sistema de transporte eh lento e atrapalha muito o transito. Imagine voce com pressa de ir trabalhar e seu carro esta justamente atras de um riquixa destes!!!


Incredible Calcuta!

Incredible Cavalos Humanos!

Incredible India!


Om Shanti



5 comentários:

  1. sinceramente?
    eu na ando.
    nao teria coragem de andar, sabendo que o coitado ia me puxar.
    E se for um idoso, aí que eu nao vou mesmooooo!!!
    tenho dó...sei lá..

    ResponderExcluir
  2. O governo poderia acabar mesmo com esses cavalos humanos, mas deveria oferecer cursos profissionalizantes para estes pobres senhores, como pedreiro, mecânico,... sei lá.
    Aqui na minha cidade, a prefeitura até fez essa proposta aos famosos flanelinhas, mas quem disse que toparam???
    Nessas horas que dá raiva... Afinal, enquanto uma pessoa possui uma oportunidade de mudança de vida, prefere ficar onde está, no cantinho "cuidando" dos carros na RUA PÚBLICA e exigindo pagamento depois, e outras pessoas que poderia aceitar a proposta de muito bom grado estão fritando no Sol indiano a puxar carga com os restos mortais que restaram duma vida difícil...

    ResponderExcluir
  3. Tem que continuar nao pode deixar estes pobres morrerem de fome ne?
    Pedro

    ResponderExcluir
  4. Sem palavras... E ainda por cima a maioria vai descalça, né...
    Em Agra, vi muitos de bicicleta, mas assim a pé.. ai, ai... deve cansar um bocado...

    ResponderExcluir
  5. San querida, Acho que tem outras coisas mais importantes para os indianos sentirem vergonha...Os "cavalos humanos" devem de continuar. Afinal ate turista gosta! Eh diferente! Boa sorte pra galera dai que trabalha duro e ainda sao humilhados. OH GOSH. OM SHANTI Lana.

    ResponderExcluir