1 de agosto de 2008

Namaskar

Namaskar

Nâmaskar ou Namastê são palavras em Hindi derivadas da língua Sânscrita que significa literalmente “Eu me prostro/reverencio você”. Na verdade o que reverenciamos não é a pessoa em si, mas sim o Deus interior daquela pessoa, visto que acreditamos que os humanos são criações divinas e portanto Deus está dentro de cada um.

O Nâmaskar ou Namastê são usados ao cumprimentar pessoas e imagens de deuses e deusas indianos, assim como fotografias de gurus. Eles (Nâmaskar e Namastê) são usados tanto na chegada quanto na saída, como despedida. Resumindo, o Nâmaskar ou Namastê é o modo de cumprimento indiano.

Ao pronunciar as palavras Nâmaskar ou Namastê a pessoa deve juntar as palmas e os dedos das mãos na altura do peito e inclinar-se levemente para frente. Os dedos não devem apontar para frente, mas sim para cima.

Este mesmo gesto foi copiado pelos cristãos e ainda é utilizado por eles ao fazerem suas orações.

É possível fazer também somente o gesto de Nâmaskar sem ter que pronunciar as palavras “Nâmaskar ou Namastê’, pois estas já estão subentendidas neste gesto.

Esta forma de cumprimento é formal e muito respeitosa e polida (educada) e deve ser sempre usada com pessoas mais velhas, professores e dignatários; assim como com toda a pessoa que você respeite e admire.

Apesar do Nâmaskar ou Namastê serem de origem hindu, indianos de outras religiões não tem problemas ou preconceitos em retribuir este gesto respeitoso.

O senhor que trabalha como guarda diurno no meu bairro é islâmico, no entanto sempre que me vê faz um ‘Namastê’ para mim.

Muitas pessoas desconhecem (inclusive os próprios indianos) o verdadeiro sentido do gesto Namastê e por isso mesmo quero esclarecer este assunto.

Na verdade ao juntar as palmas e os dedos das mãos para cima a pessoa esta praticando uma Mudra.

A mão direita representa o divino, a espiritualidade e a mão esquerda representa o mundano, a materialidade. Ao juntar as duas mãos a pessoa entra em harmonia uma vez que acaba havendo um equilíbrio entre a parte espiritual e a material.

O hinduismo sendo uma das mais antigas culturas e religião, sempre serviu de inspiração para outras culturas e religiões que se formaram a partir do hinduismo, como é o caso do budismo. O budismo japonês que copiou este mesmo gesto de mãos chamou-o de Gassho.

No Japão, China e outros países asiáticos o Namastê é usado somente em termos religiosos (como reverência a Buda) e não como um cumprimento do dia-a-dia como acontece na Índia, onde o Nâmaskar serve para ambas finalidades.

Termino aqui esta postagem fazendo meu Namaskar para você.

Om Shanti


10 comentários:

  1. Oi!!!
    Excelente explicação!!!
    Não posso nunca deixar de vir aqui, sempre que passo, aprendo algo...
    Certa vez, assisti um filme indiano e realmente observei esse cumprimento... eu fiquei com a curiosidade de saber o porque do gesto.

    ResponderExcluir
  2. Namastê
    Sandra, legal esta postagem.
    Acredito que tenham mais pessoas totalmente leigas como eu sou com relação a Índia e seus costumes, cultura e crenças que também acessam seu blog... seria legal fazer mais e mais postagens assim... falando sobre o significado do Om Shanti (ñ ó xente, rss), benefícios da Yoga, meditação... sei lá... coisas do tipo, postar vídeos de como se veste um sari (esses dias vi uns vídeos assim no Youtube e me diverti bastante com a experiência). MAS... como está também está ÓTIMO!!!
    Beijos
    Namaskar
    P.S.: pode ser assim? Um cumprimento na entrada e outro na saída? rsss
    P.S.II: já que o comentário é moderado, por favor, "filtre" o que escrevi, ok?, rsss.

    ResponderExcluir
  3. Namastê!!
    Eu sabia o significado da palavra. Mas desconhecia o significado do gesto feito com as mãos e adorei a explicação.
    VC está lindaaaa na foto!
    BJus,
    Juliana.

    ResponderExcluir
  4. Olá, uma amiga me contou do blog e estou adorando! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Olá Sandra!
    O esclarecimento é perfeito !
    Mas o que eu quero mesmo dizer é que você está liiiinnnnnnda nesta foto !!! Parece uma menininha, meiga, suave e sapeca ! Acho que a operação de retirada do pedregulho te fez muito bem, Graças a Deus !
    Beijinho
    Lakshmi

    ResponderExcluir
  6. Namaskar...lindo gesto.
    E voçe está linda nessa foto.

    Abraços da amiga Cida.

    ResponderExcluir
  7. Namaste minha querida amiga! OM SHANTI Lana.

    ResponderExcluir
  8. Adorei ver a tua foto e te "conhecer". Vc tem um sorriso iluminado. Parabéns, linda!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Querida Sandra,
    Bela explicacao, e bem necessaria. Eu nao fazia a minima ideia, mas imaginava q era mesmo um cumprimento reverencial. Obrigada, luv gladys.

    ResponderExcluir