4 de julho de 2008

Ratha Yatra




Namaskar

Hoje eh celebrado aqui na India o festival RATHA YATRA.

Este festival celebra o Senhor Jagannath (Krishna) e comemora o seu retorno a sua casa em Vrindavan apos um longo periodo fora.

A maior celebracao eh na cidade de Puri que fica no estado de Orissa.

As imagens de Jagannath (Krishna), Baladeva e Subhadra sao colocadas em tres carros (Rath) que sao puxados por grossas cordas pelos devotos.

O Swami Prabhupada, lider e disseminador do movimento Hare Krishna, espalhou pelo mundo desde 1968 a tradicao do Ratha Yatra. Foi gracas a ele que atualmente comemora-se o Ratha Yatra em cidades como Nova York, Londres, Paris, Toronto e Sao Paulo.

Por motivo que desconheco o Ratha Yatra eh celebrado na cidade de Sao Paulo no mes de janeiro. Quem souber e puder explicar por que o ratha yatra de Sao Paulo ocorre em janeiro e nao em junho/julho como aqui na India, eu agradeceria muito.

“Quando Krishna deixou Vrindavana, o vilarejo onde viveu até a adolescência, as gopis, jovens locais apaixonadas por Ele, sentiram demais a separação. Ao saber que Krishna, E também conhecido como Jagannatha, o Senhor do Universo, estava na região de Kuruksetra com Seu irmão Baladeva e Sua Irmã Subhadra, as gopis foram ao seu encontro e tentaram levá-lo de volta a Vrindavana à força, puxando Sua quadriga com as próprias mãos.”

Vale a pena entrar no site abaixo para ler mais a respeito do Ratha Yatra em Sao Paulo e ver as fotografias.

http://www.harekrishnasp.com.br/rathayatra.htm

INCREDIBLE RATHA YATRA!

OM SHANTI

3 comentários:

  1. Eu vi isso no Discovery Channel! Interessante, muito colorida tambem, que nem a cultura brasileira. Se enche muito de pessoas, certo?

    Gostei

    ResponderExcluir
  2. Não sou freqüentador dessa fé, mas posso fazer uma suposição fundamentada.

    A festa é feita em julho na Índia, certo? Portanto, é verão!

    No Brasil ela é feita em janeiro para que seja feita no verão.

    Eles quiseram manter o sentido original da comemoração, considerado mais importante que a mera data.

    Convenhamos, bem melhor que o Natal, festa típica de inverno comemorada no auge do verão brasileiro e com Papais Noéis vestindo roupas do mais pesado inverno.

    ResponderExcluir
  3. Sandra,
    um amigo devoto me respondeu asim:
    "Entendo que seria bem legal realmente se realizassem no mesmo dia que na Índia, no entanto é bom lembrarmos do significado do nome "JAGANNATH". "JAGAD" = universo e "NATHA" = Senhor. Sendo Ele o Senhor do Universo não está preso as regras e regulações do sadhana de almas condicionadas. Por vontade própria Ele Se manifestou no Ocidente chegando através das mãos de uma devota nos EUA até a mãe de Srila Bv. Swami Prabhupada. A partir daí originou-se o Ratha yatra no Ocidente, em grande parte dos lugares ele ñ acontece no mesmo dia que na Índia, mas o que importa é que ele aconteça e as pessoas mesmo que desconhecendo do que se trata tenham a oportunidade de ver Syamasundar, o Senhor Jagannath e Seus irmãos Balabadra e Subhadraji realizando a lila de Krsna voltando de Dwaraka Dhama para Vrndavana Dhama ... sen do arrastado pelo amor das gopis."
    NAMASTE,
    Alipio

    ResponderExcluir