31 de julho de 2008

India, China e EUA Irritam Lula


Namaskar

Nao so o Lula, mas muitos outros paises ficaram irritados com as posicoes intransigentes da India, China e EUA em relacao a um amplo tratado comercial (mundial).

Leia:
Agencia Estado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se declarou hoje "chateado" e "incomodado" com o fracasso das negociações na etapa atual da Rodada Doha, na Organização Mundial do Comércio (OMC). O fracasso foi atribuído por Lula às eleições presidenciais nos Estados Unidos e na Índia. Em rápida entrevista no Itamaraty, após almoçar com o presidente da Costa Rica, Oscar Arias Sánchez, Lula disse não restar alternativa imediata aos países senão negociar fora do âmbito da OMC, partindo para acordos bilaterais.

Ao atribuir o fracasso das conversações da Rodada Doha às eleições presidenciais nos EUA e na Índia, o presidente da República foi explícito, citando o último ano da gestão George W. Bush e a possível candidatura a presidente da Índia do ministro do Comércio, Kamal Nath, que endureceu as negociações em Genebra com a representante americana do Comércio, Susan Schwab.

"O Brasil fez o que podia e o que não podia para ter um acordo que favorecesse os países economicamente menores e de agricultura frágil", enfatizou. "Está claro que fizemos as concessões na área industrial e na agricultura e está claro que eles não fizeram o que tinham de fazer", completou o presidente da República, sem detalhar se estava se referindo aos Estados Unidos, Índia e China, os protagonistas da falta de consenso das conversações de Genebra.

Fonte: Atarde.com

A arrogancia e o orgulho destes 3 paises prejudicaram todos os outros. Intolerantes, nao quiseram abrir mao de nada; achando que estao "por cima da carne seca"!

Incredible India, Chine e EUA!

Om Shanti

5 comentários:

  1. Esses referidos países CHina India , EUA querem ter acesso livre acesso a mercados dos outros países mas não querem que outros países tb entrem nos seus mercados.
    È verdade que India e China já abriram um pouco o seu mercado, mas não é suficiente, algumas areas continuam a ter muito protecionismo.

    Sónia de POrtugal

    ResponderExcluir
  2. É preciso haver acordo de ambas as partes para que as coisas funcionem direito...
    Quem recebe precisa oferecer... a reciprocidade é importante.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, quem ficou mais irritado foi o ministro!
    A India preza muito por seus agricultores..

    ResponderExcluir
  4. Sandra,
    Parabéns pelo seu blog, sempre tao atualizado e repleto de informacoes interessantes e esclarecedoras. Estou morando no Qatar a 2 meses e apesar de ser um pais arabe, parece ate que os indianos sao maioria aqui! hehehehe E impressionante vermos como temos uma visao equivocada das outras culturas...sempre achei que a India fosse um pais espiritualizado, mas... nao e bem assim. Sempre me surpreendo com o que encontro aqui. A India e INCREDIBLE mesmo! Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Olá Sandra!
    Hoje li uma reportagem na internet sobre uma concentração de indianos militares fazendo ioga e terapia de risadas para melhorar o stress!!!! incrível....
    Porque a maioria dos indianos usam bigode? Porque usam roupas de cor bege? Como é a vida de indianos que moram em apartamentos? Mobília? Camas? Tem mesa e cadeiras? SAla de TV? Quartos? a decoração é cor clara ou escura!!!!
    Desculpe a curiosidade!!!! mas adoro o seu blog, leio todo dia no meu trabalho logo quando chego....


    até mais!

    ResponderExcluir