26 de junho de 2008

Toilet em Trem (História)


Nâmaskar

Leia abaixo este interessante fato histórico:

Carta de Okhil Babu ao Departamento Ferroviário da Índia:

“Eu cheguei pelo trem de passageiro na estação Ahmedpur e minha barriga estava muito inchada de comer jaca. Fui então ao toilet. Estava eu defecando quando o guarda soou o apito de partida do trem e eu tive que correr com o “dhoti” na mão e cai expondo minha bunda a homens e mulheres na plataforma. Eu sai da estação Ahmedpur.

Isso é muito mau, se o passageiro vai cagar e o estúpido guarda não espera cinco minutos por ele. Portanto peço que multe aquele guarda pelo bem público. Caso contrário eu farei uma grande reclamação! aos jornais.”

Okhil Chandra Sen escreveu esta carta ao escritório de Sahibganj da ferrovia em 1909.
Ela está a mostra no Railway Museum (Museu Ferroviário) em Nova Delhi.

Adivinhe a importância histórica desta carta????
Ela aparentemente levou à introdução de toilets nos trens indianos!!


Veja abaixo a carta original em inglês.

Tive que fazer uma versão ao traduzir pois o inglês é bastante ruim.

"I am arrive by passenger train Ahmedpur station and my belly is too much swelling with jackfruit. I am therefore went to privy. Just I doing the nuisance that guard making whistle blow for train to go off and I am running with 'lotah' in one hand and 'dhoti' in the next when I am fall over and expose all my shocking to man and female women on plateform. I am got leaved at Ahmedpur station. This too much bad, if passenger go to make dung that dam guard not wait train five minutes for him. I am therefore pray your honour to make big fine on that guard for public sake. Otherwise I am making big report! to papers."

Incredible India! (slogan oficial do governo indiano)


Om Shanti

2 comentários:

  1. Olá Sasndrinha,

    Quer dizer esta deu para rir a valer!!!!!

    Eu juro que matava o guarda que ele nunca mais se esquecia de mim fosse onde fosse até noutra dimensão!

    Joka gd, P.

    ResponderExcluir
  2. India e tremssssss hihihihi eu fui fazer xixi e quando olhei para baixo vi o chão passando .... hahahahahahaha só na Índia mesmo ....
    Beijos a todos
    Erick

    ResponderExcluir