28 de maio de 2008

I Fórum Internacional de Sustentabilidade e Comunicação


I Fórum Internacional de Sustentabilidade e Comunicação acontece em junho

Organizado pela Atitude Brasil, o evento traz a Brasília os prêmios Nobel da Paz Muhammad Yunus (2006) e Rajendra Pachauri (2007), entre outras personalidades

São Paulo, 2008 – A Atitude Brasil, empresa de consultoria em cultura e negócios, realizará nos dias 11 e 12 de junho, em Brasília (DF), o I Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade. Com o objetivo de discutir, trocar experiências, buscar caminhos e democratizar as informações ligadas ao tema “sustentabilidade”, o encontro promete reunir os grandes nomes nacionais e internacionais ligados ao assunto como os dois últimos prêmios Nobel da Paz, Muhammad Yunus e Rajendra Pachauri.

Toda discussão a ser promovida na 1ª edição do Fórum está fundamentada nos preceitos da Carta da Terra: respeitar e cuidar da comunidade da vida; integridade ecológica; democracia; não violência e paz; justiça social e econômica.

A idéia deste documento foi discutida durante o período preparatório da Rio-92 e ganhou sua forma final em 2000, após um longo processo de consultoria mundial que envolveu especialistas em Direito Internacional, diversos grupos da sociedade civil, centros de pesquisas científicas e de grupos espirituais, escolas, governos e representantes de causas humanistas e minorias de todos os continentes.

De acordo com Marta Rocha, diretora da Atitude Brasil, o papel da comunicação e de todos os envolvidos em seus processos é fundamental para promover a mudança de conduta da sociedade e aproximar o discurso à prática. “Temos o potencial de multiplicar a consciência de responsabilidade e respeito para com a vida humana e a natureza, educando e influenciando por meio da disseminação desses valores”, enfatiza.

O evento deve reunir dirigentes, gestores, especialistas e profissionais que atuam em empresas privadas, organizações públicas e da sociedade civil, nacionais e internacionais.

A maior novidade do Fórum é a participação de três mil estudantes universitários brasileiros, que acompanharão as discussões, em tempo real, em outro espaço de eventos localizado no centro de Brasília.

Para este público, além da participação virtual, haverá uma programação especial com apresentações culturais e shows de grandes artistas. Para democratizar ainda mais as informações, empresas patrocinadoras, centros universitários e escolas públicas e privadas do País e exterior terão acesso ao evento, por meio de credenciamento prévio, via Internet.

Destaques Internacionais

O evento terá, entre os palestrantes, duas personalidades internacionais vencedoras do Prêmio Nobel da Paz:

Rajendra Pachauri, economista indiano, prêmio Nobel da Paz em 2007, presidente do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) desde 2002. Estará pela primeira vez no Brasil;

Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Paz em 2006. Fundador do Grameen Bank, o banco dos pobres. Desempenha papel importante para erradicar a pobreza no mundo, elevando a renda na base da pirâmide social por meio do microcrédito.

Participantes confirmados

Paulo Vannuchi, ministro dos Direitos Humanos, mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, foi diretor do Instituto Cidadania e preso político durante a Ditadura Militar;

Luciano Coutinho, economista, atual presidente do BNDES. Sócio-diretor da LCA Consultores, também atuou como conselheiro do Sebrae, Banco do Nordeste e de Governos Estaduais;

Oscar Motomura, especialista em treinamento de executivos e fundador da Amana-Key (organização que se propõe estar na vanguarda do processo de criação de “produtos de conhecimento”);

Oded Grajew, empresário referência de liderança na questão de responsabilidade social;

Monja Coen, missionária oficial da Tradição Soto Shu – Zen Budismo no Japão;

Maria Fernanda Coelho, atual presidenta da Caixa Econômica Federal. Atua na empresa há 23 anos e exerceu, anteriormente, o cargo de Superintendente Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (SUDEN);

Terezinha Azeredo Rios, escritora, professora do mestrado da Universidade Nove de Julho, graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo,

João Joaquim de Melo Neto, líder comunitário, educador popular, desenvolveu um sistema econômico comunitário, o Banco Palmas, que conta com uma linha de microcrédito alternativo, além de uma escola para desenvolver e disseminar os princípios da economia solidária, a Palmatech, que promove localmente a geração de trabalho e renda.

Debatedores Confirmados

Marco Antonio Rodrigues Barbosa – Advogado. Há 30 anos atua na área de Direitos Humanos. Atual presidente da Comissão de Mortos e Desaparecidos. Presidiu o Conselho de Direito da Pessoa Humana do Estado de São Paulo e a Comissão Justiça e Paz.

Danilo Miranda – Sociólogo e Filósofo. Diretor Geral do SESC, desde a fundação em 1960. Contribuiu com diversas iniciativas de desenvolvimento do esporte, artes,

cultura e educação. Ganhou recentemente o prêmio Trip Tranformadores, na categoria Liberdade, Diversidade e Desprendimento, entre outros prêmios.

Paulo Nassar – Jornalista. Professor da ECA-USP. Atual presidente da ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial). Membro da International Association of Business Communicators e da Public Relations Society of America, entre outros conselhos.

Guilherme Lacerda – Presidente da FUNCEF, Fundo de Previdência da Caixa

Econômica Federal, atualmente, o terceiro maior fundo de pensão do País.

Conselho Consultivo:

O I Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade conta com um time de feras em seu Conselho Consultivo:

Aser Cortines (Amana-Key), Beto Ricardo (ISA), Danilo Miranda (SESC), Florestan Fernandes (TV Pública); Hamilton Faria (Inst. Polis), Mariana Kotscho (Repórter), Mário Sérgio Cortella (PUC), Paulo Nassar (Aberje/ECA-USP), Ricardo Carvalho (Mercado Ético) e Ricardo Kotscho (Jornalista).

Patrocinadores

As empresas que patrocinam e apóiam o I Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade são:

Patrocinadores: Caixa Econômica Federal, BNDES e Coca-Cola Brasil.

Apoiadores: Tetra Pak, TV Globo, Fundação Roberto Marinho, TV Futura, TV Cultura, MTV, FUNCEF, Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e Banco Mundial-IFC.

Realização: Atitude Brasil.

Programação do Fórum

O evento será realizado em dois dias, divididos em quatro mesas, com duração de até quatro horas cada módulo. A abertura acontecerá às 9h do dia 11 de junho, com a leitura da Carta da Terra por Mirian Villela, coordenadora internacional da ONG Carta da Terra.

A primeira mesa trará o tema Respeitar e Cuidar da Comunidade da Vida, com as presenças confirmadas do Nobel Rajendra Pachauri, além de Oscar Motomura, fundador da Amana-Key e empresário Oded Grajew. No período da tarde, a discussão será sobre Integridade Ecológica, com os convidados, ainda não confirmados, Ministro Fernando Haddad e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.

No dia 12, os temas “Democracia, Não Violência e Paz” abrem o encontro, com o Ministro Paulo Vannuchi, a Monja Coen e a escritora Terezinha Azeredo Rios. À tarde, o assunto em pauta será a Justiça Social e Econômica, com as presenças do Prêmio Nobel, Muhammad Yunus, Luciano Coutinho, presidente do BNDES, Maria Fernanda Coelho, presidenta da Caixa Econômica Federal e Guilherme Lacerda, Presidente da FUNCEF.

Em todas as mesas haverá a presença de um mediador, sempre um profisisonal de comunicação e debatedores, profissionais ligados às questões de sustentabilidade e comunicação.

Serviço:

I Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade

Data: 11 e 12 de junho em 2008

Horário: das 9h às 18h30

Local: Hotel Brasília Alvorada Tropical (antigo Blue Tree) – Brasília (DF)

Informações: (11) 3815-6400

Site: www.atitudebrasil.com

E-mail: atitudebrasil@atitudebrasil.com

Sobre a Atitude Brasil

A Atitude Brasil é uma empresa de consultoria em cultura e negócios. Tornou-se especializada em articulação de parcerias e captação de recursos para projetos e programas socioculturais junto aos primeiro, segundo e terceiro setores e colabora com seus clientes para que possam se relacionar por meio de valorização da marca, aumento da confiança pública no produto, melhora da reputação da empresa, integração com a comunidade e identificação com o consumidor. Fundada pela publicitária Marta Rocha, a Atitude Brasil é responsável pela organização de grandes projetos, entre eles, o Festival Internacional de Fotografia de Paraty.


Informações à Imprensa:
Trama Comunicação
Tel.: (11) 5539-1509
Website: www.tramaweb.com.br


Atendimento

Diretora: Leila Gasparindo

Coordenadora: Helen Garcia – (11) 92406794 - helen@tramaweb.com.br

Equipe de atendimento:

Ana Paula Dini – (11) 7232-0720 - ana_dini@tramaweb.com.br


2 comentários:

  1. ja a algum tempo eu tenho 'visitado' o site IndiaGestao da Sandra
    Bose, e tenho adorado as informacoes deste lugar no minimo
    inusitado que e a misteriosa India.
    Antonio de S. Paulo

    ResponderExcluir
  2. gostaria de agradecer sua divulgação do evento, muito obrigada! Eu pude conhecer e acompanhar o indiano Nobel da Paz, Rajendra Pauchauri nos dois dias que ele esteve no Brasil, incluindo as entrevistas e a visita ao Senado, onde ele foi recebido com honras de chefe de Estado.

    Fiquei muito feliz e aprendi muito com ele. Dr. Pachauri é um serrealmente iluminado e pude aprender muito com ele. Falei sobre vc e o Swapan e vou passar o endereço do blog para ele. Éle é seu vizinho, ele mora em Delhi.

    bjs

    Dini

    ResponderExcluir