8 de maio de 2008

Dicas do Ibirá

(Eu e meus amigos indianos, visitando um poço de água em funcionamento há séculos, a caminho do Panhala Fort)

Namaskar!


Quando publiquei meus relatos eu me dei conta de que acabei me responsabilizando por uma coisa muito importante, que é a integridade de todos vocês que queiram viajar para a Índia e tomam minha experiência como exemplo... Eu sei muito bem o quanto sou responsável por isso e, portanto, cabe a mim mesmo dar as devidas dicas a vocês.


Vou começar falando sobre amigos virtuais... todos os indianos que visitei na Índia eu conheci na internet, como disse nos depoimentos. MAS, devo dizer que não os conheci em qualquer lugar e menos ainda os conhecia há pouco tempo. Minha amizade com eles tem quase dois anos, desde que alguns deles vieram falar comigo, no orkut, por terem gostado das coisas que eu havia falado na comunidade do Gandhi. Ou seja, são pessoas que participavam ativamente numa comunidade específica - Gandhi - e que se interessaram em aprofundar o debate comigo fora do orkut. Ao longo desse tempo nós trocamos vários emails, com alguns deles até cartas e presentes, sempre discutindo assuntos mais sérios. Com o aprofundamento dessas amizades foi possível ter a certeza de quem eram eles, e assim poder confiar sem medo. Mas só depois de muita conversa e, insisto, não conheci essas pessoas em qualquer lugar.


Ainda nessa questão, quando eles souberam que eu iria para a Índia, E SOZINHO, imediatamente me convidaram para ficar na casa deles. Os indianos são extremamente hospitaleiros. Aceitei o convite, claro, pois de fato eram meus amigos e pessoalmente confirmei isso - e vocês estiveram comigo me acompanhando. MAS, tudo isso foi muito mais fácil para mim PORQUE SOU HOMEM.

Eu descrevi algumas de minhas dificuldades, mas não pude falar tudo e em muitos detalhes porque não tinha muito tempo e espaço mesmo. Mas posso dizer, agora, que para uma mulher tudo é extremamente mais complicado. A Sandra tenta deixar isso claro no blog, mas só é possível entender isso indo para a Índia. Olha que não sou mulher, mas pude facilmente entender o quanto aquele país é difícil para alguém do sexo feminino. AINDA MAIS SE ESTIVER SOZINHA


Eu vou escrever isso em parágrafo único: NÃO RECOMENDO A NENHUMA MULHER VIAJAR SOZINHA NA ÍNDIA.


Os indianos, por mais hospitaleiros que sejam, também são exageradamente malandros, como tentei deixar claro nos meus relatos. Ainda no meu último dia em Mumbai eles quase me engaram, sendo que eu já estava também malandro que nem eles. Se eu fosse uma mulher tudo seria pior pois eles insistiriam muito mais, sem contar que eu seria vítima em potencial de tentativas de estupro, por exemplo. Aliás, a mulher brasileira não tem muito boa fama na Índia; quer dizer, boa fama até tem, mas depende do ponto de vista...


Agora voltando ao assunto amigos virtuais, a quantidade de meninas aqui no Brasil que tem amigos indianos no orkut é imensa. E isso não é por menos - há muito interesse por trás.
Os garotos indianos são doidos por fazer novas amizades no orkut, melhor ainda se for mulher, melhor ainda se brasileira. A verdade é que eles sonham com a possibilidade de casar com elas - e eu não to brincando. Como os indianos são muito hospitaleiros e comunicativos, eles levam no papo muitas meninas, convidando elas para irem pra lá. MAS, os jovens indianos na internet constroem uma outra personalidade, já que a sociedade do mundo real deles não permite que eles vivam o que eles gostariam de viver. E isso resulta em muitos problemas sérios.


Fazer amigos virtuais é fácil, mas torná-los reais requer muito cuidado e cautela. Mesmo enquanto estive na Índia e fiz novos amigos, tudo foi depois de muuuuuuuuuito papo e mesmo assim não me permiti confiar tão logo. É preciso tomar muito cuidado com isso na Índia, sendo um estrangeiro, pois eles REALMENTE sabem como levar a gente no papo, fazendo-se de amigos, mas só querem enganar. Falo por experiência própria!


Bom, fica dada a dica. E assim sinto-me menos responsável também por experiências futuras de vocês! Quero também deixar claro que não estou falando mal da Índia não, pois inclusive quero voltar pra lá um dia. Também temos tudo isso no Brasil e amo nosso país de qualquer jeito. Basta ser esperto...


Om Shanti Om


Ibirá

14 comentários:

  1. Oi!!!
    Muito interessante estas dicas dadas pelo Ibirá.
    É muito importante procurar conhecer bem um país antes de visitá-lo.
    Ainda mais que um dia eu sonho em ir para a Índia.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu confio e acredito no depoimentodo Ibirá por experiência própria com um indiano, ele me achou no orkut, e foi super legal, trocamos emails e começamos a nos falar todos os dias eu entrava na internet uma e meia da manhã aqui no Brasil para conversarmos, TODOS OS DIAS, ficamos nessa por 3 meses, e ele cada vez mais empolgado comigo, pq brasileiras são muito diferentes das indianas, mais abertas e carinhosas,Fui bem legal com ele, e ele estava se mostrando apaixonado, eu tenho anos de prática com internet, e sei que a mentirada virtual rola solta, ele me falou tudo da sua vida, como ela era, eu o via comer,fazer exercícios, ele me pareceu ser um rapaz de família rica,muito bonito,mora am Vizag, Andhra Pradesh,tem 23 anos é engenheiro tem uma bela casa, um belo carrão , um dos melhores computadores do mercado e bla bla bla,aqui no Brasil é difícil agente conseguir essas coisas, isso me impressionou pelo fato de a India ser um país pobre, eu que não sou boba, fui á luta, entrei no site da universidade dele, e vi lá o nome completo, carteira de motorista, inclusive o site da empresa dele, conheci pela internet tembém alguns empregados dele, enfim, vasculhei a vida dele, e vi que coincidia com o que ele me dizia, disse que se eu aceitasse ficar com ele, ele viria ao Brasil todo mês,ele conheceu minha família e eu a nunca conheci a dele, ele era meio que proibido pela mãe de ficar bateno papo em horário de trabalho, e ele só falava comigo no escritório, quando alguém da família chegava ele me mostrava, mas ninguém me via, foi aí que pesquisando na internet achei o Indiagestao, que me ajudou muito e abriu ainda mais meus olhos, li todas as matérias e fiquei fascinada pela India (um dia eu vou estar lá) e chocada ao mesmo tempo, resolvi tocar no assunto com ele, sobre casamento, ou namoro, ele foi super honesto comigo, falou tudo o que a Sandra fala no blog, que o pai dele de vez em quando mostra algumas fotos de umas mulheres para ele escolher qual vai casar, ele é um indiano, mas com uma mentalidade fora do comum, diz que a India é um país limitado, que indianos têm o pensamento limitado,tudo o que agente tá meio que cansado de saber, falou que eu poderia ser apresentada a família dele, mas como uma amiga, e disse que era impossível uma relação entre nós, por que tinha que obedecer a sua família, não podia ir contra os pais, que eles todos dependem dele por ser o filho homem e mais velho,e se diz um homem fraco por ter perdido uma noiva para um homem com mais dinheiro, ele ficou com ela durante 6 anos e ela o traía com esse outro homem,fraco por que estava abrindo mão de mim também, e vai ser obrigado a casar com alguém que ele não ama, e só pensa no dinheiro dele,eu fiquei com muita pena, mas ao mesmo tempo cai na real por causa da cultura, eu não sei se ele vai ser feliz um dia,ele diz que nunca vai ser.. Deus queira que ele seja, Disse que mais dia menos dia, quando ele comprar sua casa lá e que estiver morando sozinho, vai vir na minha casa pra me levar pra lá....Não sei se ele vai ter coragem de fazer isso, por que ele teme pela minha segurança,e agente sabe que é verdade, imagina eu ir inteira pra India e voltar em picadinho pro Brasil?
    Resolvi não manter mais o contato que tínhamos antes para não vê-lo sofrer mais, o cara ficou muito arrasado, mas fazer o que?
    Resolvi postar isso por que é VERDADE tudo o que dizem nesse blog, eles comem com a mão mesmo, e se limpam com a outra mesmo,convivem com vacas e macacos, amam pimenta, e adoram mandar nas mulheres,Não sei se suportaria isso, pq como boa brasileira sou bem limpa e luto pela minha liberdade.
    Espero ter ajudado, O blog é maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Renata e sou leitora assídua do blog da Sandra e confesso que já virou um vício para mim. Mas lendo todos os relatos do Ibirá na India, confesso que me esclareceu muitas dúvidas, porque tenho amigos indianos no orkut e até já nos falamos por telefone, todos são muito gentis, mas também muito astutos, já percebi esta características deles e como o Ibirá falou, nós mulheres temos que tomar cuidado com os indianos, afinal de contas, podemos dizer que somos o sonho de consumo deles como mulher. Mas desde já peço a cautela de todas nós referente ao indianos, porque somos frágeis em relação à cultura deles que são muito rígidas,álias, tem perguntas que fiz pra eles sobre abortos, casamentos, comer com a mão, higiene e tantos outros e eles negaram de pé junto que isto não acontece com eles, que tem o "povo iletrado" lá, mas eles não, eles sãototalmente "ocidentalizados"..kk..eles comem de garfo, tomam banho todo dia, não conhecem nenhuma mulher que fez aborto, respeitam as mulheres estrangeiras e blá blá blá blá blá blá...então o blog da Sandra é muito importante para nós. Mas apesar de tudo isto, meu sonho de consumo é conhecer a Índia, mas não sozinha, vou com alguma agência de viagem, afinal é uma viagem cara e poucas amigas minha teriam dinheiro e disponibilidade para ir à Índia e também acho que é mais seguro para nós mulheres.

    ResponderExcluir
  4. Reforçando as experiências do Ibirá, lembro as palavras de Luis de Camões, o maior escritor da língua portuguesa, em "Os Lusíades" referindo-se aos asiáticoe em geral, especialmente sobre os indianos e muçulmanos: "Cuidado com essa gente, são mais falsos e perigosos que a cobra-capelo..."
    Isso foi escrito há mais de 500 anos...
    Vou entrar no orkut e procurar o Ibira...
    Ciao
    Cassiano

    ResponderExcluir
  5. Renata e Chris, obrigado por também trocarem suas experiências!

    ResponderExcluir
  6. Olá Sandrinha:

    Primeiro deixa-me dar os parabéns ao Ibirá pelos seus relatos, mas acima de tudo pelo facto de ser capaz de ser imparcial o que muitas vezes não acontece, revelando o que tem de mau a Índia mas nunca esquecendo que independemente da nossa opinião e costumes todas as culturas possuem algo de bom e de extraordinário mesmo se falando num país como a Índia. Os relatos do Ibará vão ao encontro do propósito do teu blog e da ideia dos relatos que sugeristes que muitos de nós fizessemos após a nossa passagem na ÍNDIA com a descrição das suas experiências, que seria o de alertar, dar a conhecer, incrementar conhecimento entre outros do que relamente é a Índia sem qualquer tipo de falsidade tendo sempre em consideração que cada um de nós percepciona vivencias as experiências de modo diferente.Fico contente por isso pois muitas das postagens feitas pela sandra e alguns relatos de ocidentais que pela Índia passaram
    foram muito mal interpretadas por pessoas que idealizam a Índia de uma forma mas que não sabem o que é viver num país como aquele que provavelmente tem das maiores contradições do mundo!a ideia meus caros será sempre o de alertar pois constata-se que as pessoas tem uma ideia muito errada da índia e o que acontece é que muitos apostam a própria vida para ir vivier para aquele país sem terem conhecimento da dura realidade. Tem sim coisas fantásticas mas infelizmente e digo isto com toda a sinceridade do mundo tem ainda demasiadas coisas más e erradas as quais muitas vezes são completamente impossíveis de serem ultrapassadas pelos ociendentais pois a noção de relaidade, de direitos de mentalidade são completamente opostos.a ideia não é e nunca foi falar mal da índia mas descrever a sue pura realidade sem qualquer preconceito!

    A frase de Luís de Camões utilizada pelo leitor Cassiano aplica-se totalmente aos indianos e talvez mais (sem quere ferir suspetibilidades e sem qualquer preconceito) aos mulçumanos!!!!!

    E mais uma vez, como já fiz anteriormente e reforçando a dica do Ibirá por favor se fores mulher e quizeres ir para a ÍNDIA não vás sozinha, faz por ires acompanhada. No caso de ires sozinha por favor planeia muito bem a viagem, conta com todos os imprevistos, tem atenção a todas as postagens/relatos/dicas que tem sido dados no India(gestão), não penses que vais totalmente preparada porque por muito que tentemos não o conseguimos fazer (estou a falar apenas no campo emocional) e acima de tudo não facilites em absolutamente nada em especial no que toca à tua segurança. Pode ser uma experiência espetacular mas também poderá ser o teu maior pesadelo!

    Parabéns Ibirá!

    Joka grande,P.

    ResponderExcluir
  7. Bem....como sou leitora fiél do Indi(a)gestão....me senti no Direito de fazer uma pergunta...

    Se as brasileiras não tem uma boa "fama" na India, porque então elas são o sonho de consumos dos Indianos??

    Será porque somos lindasss!!!!!!!!! hehehehehe

    beincadeiras à parte, gostaria muito de saber isso!!

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Cara anônima, na verdade a "fama" das brasileiras na Índia não se restringe só à Índia, mas ao resto do mundo... isso mais graças ao carnaval... mas, de qualquer maneira, a fama não é exatamente má, é, na verdade, o que eles sempre sonharam... e por isso mesmo eles querem tanto as brasileiras, mais do que outras ocidentais. E ainda agora com o orkut, que brasileiros são os primeiros em quantidade e indianos os segundos, essa relação está parecendo se tornar ainda mais próxima e real!

    Mas como a Sandra mesmo vem postando no blog, algumas vezes o final da história pode sim ser feliz; é só vocês estarem sempre atentas, pois o maior dos problemas é a enorme diferença cultural entre nós e eles - e aqui principalmente a questão do casamento arranjado.

    Ok?

    Om Shanti

    ResponderExcluir
  9. Nossa... isso aqui tá ficando mto interessante!! Eu amei a pergunta/observação/comentário da anônima que questionou sobre a "fama" feminina na India, e, o mais legal, é o bate-bola q tem rolado, através das respostas do Ibirá e, também, do Erick, nos outros posts...
    Penso q a pergunta da anônima tem tdo a ver com outra observação relativa à mais recente postagem sobre o casamento da Bruna, no qual a pessoa diz q fica se perguntando se isso é realmente amor.
    Uma coisa é fato: indiano gosta dessa coisa de casamento, isso para eles têm um sentido q eu vejo q é bem diferente do nosso; talvez aqui a gente acabe idealizando demais o casamento, com a justificativa aparente de que somos mais "pé no chão", realistas e tal... e, por isso, o casamento deve ser muito bem "ensaiado" (!). No final das contas, esses indianos acabam sendo muito mais práticos e descartam essa concepção de amor romântico tão forte entre nós. Talvez para eles essa viagem filosófica do AMOR seja minimizada...
    Enquanto nós ficamos aqui filosofando se é amor ou não, eles casam!

    ResponderExcluir
  10. Olá anônima, sou a Renata, e estou aqui para reforçar a resposta do Ibirá, somos o sonho de consumo dos indianos (quer dizer não só dos indianos tenho amigos australianos e ingleses também) por causa do carnaval, álias foi uma das primeiras perguntas que me fizeram foi sobre o carnaval, eles perguntaram se eu sabia sambar, se eu participava do carnaval, e perguntam muito sobre o Rio de Janeiro e como eu curto rock não pude esclarecer muito bem sobre esta festa brasileira, respeito muito os estilos de música e festividades brasileiras, mas cá entre nós o Carnaval coloca a nossa imagem como mulher embaixo do tapete no mundo afora...é uma pena, afinal, tinha tudo pra elogiar a mulher mas tem sido ao contrário, espero que um dia isto mude.
    Namaste.

    ResponderExcluir
  11. eu amo o Indiagestão...é um vicio para mim...Ibira você é demais...beijos

    ResponderExcluir
  12. eu amo o Indiagestão...é um vicio para mim...Caramba...Ibira e Sandra vocês são ótimos...beijos

    ResponderExcluir
  13. Bom, tudo o que vc falou está acontecendo comigo. conhecí um rapaz indiano, ele é muito misterioso, fez um orkut particular e só fala de amor, queria saber porque eles sonham em casar com brasileiras, ele mora em delhi. faz um ano que conversamos. beijos

    ResponderExcluir
  14. Bom, tudo o que vc falou está acontecendo comigo. conhecí um rapaz indiano, ele é muito misterioso, fez um orkut particular e só fala de amor, queria saber porque eles sonham em casar com brasileiras, ele mora em delhi. faz um ano que conversamos. beijos

    ResponderExcluir