8 de maio de 2008

Ayurveda



O que é o Ayurveda?
Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento).
É a ciência da saúde mais antiga da humanidade baseado nos Vedas que possuem aproximadamente mais de 5000 anos de existência.

A medicina Ayurvédica é parte da ciência védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.

O Ayurveda afirma que existem 3 humores biológicos no nosso corpo, chamados de Doshas: Vata que possui o elemento ar predominante, Pitta onde o elemento fogo é o principal e Kapha caracterizado pelo elemento água.
Vata é como o vento ou o ar em movimento; é seco, leve, sutil e agitado. Pitta é semelhante ao fogo, caracteriza-se por ser quente, oleoso e leve. Kapha é como a água: úmido, frio, pesado e frio.

Na visão ayurvédica um excesso ou deficiência destas características descritas acima indica um desequilíbrio no Dosha (humor biológico) correspondente, o que gera alterações patológicas no corpo físico.
Assim, Vata em desequilíbrio leva ao emagrecimento, debilidade, aversão ao frio, tremores, constipação, alterações no sistema nervoso, tonteira, colite, formação de gases e reumatismo.

Pitta em desarmonia produz olhos e pele amarelados, fome em excesso, sede aumentada, febre, sensação de calor corporal, inflamações, infecções, azia e queimações.
Kapha alterado gera fraqueza do sistema digestivo, palidez, calafrios, tosse com formação de mucosidades nos pulmões, sonolência, obesidade, hipoatividade das funções orgânicas e preguiça.

 

Segundo a literatura hindu a medicina Ayurvédica possui 08 ramos principais:
Medicina interna ou clinica geral
Pediatria
Psiquiatria
Doenças da cabeça e pescoço (neste ramo estão incluídos: otorrinolaringologia, oftalmologia e odontologia)
Cirurgia
Toxicologia
Rejuvenescimento* e geriatria
Afrodisíacos (Neste capitulo estão incluídas a impotência e a infertilidade.
A ciência dos afrodisíacos e do rejuvenescimento lida com a prevenção das doenças e a promoção da saúde dos indivíduos sadios).

A cosmetologia Ayurvédica, capitulo da ciência do rejuvenescimento, faz uso de produtos naturais a base de plantas medicinais com o objetivo de melhorar o brilho da pele e suavizar as rugas para isto a massagem ayurvédica é largamente empregada na Índia.

O Brasil possui uma flora riquíssima com cerca de cem mil espécies vegetais, destas em torno de duas mil são usadas para fins medicinais. Segundo o médico indiano Dr. Chowdhury Gullapalli (Dr. Chowdhury foi um dos precursores do Ayurveda no Brasil), que possui mais de 40 anos de experiência com Ayurveda, cerca de 80% das plantas medicinais utilizadas no sul da Índia existem no nosso país e podem ser empregadas na visão da tradição Ayurvédica.

O ser humano deve seguir um estilo de vida saudável que de acordo com a medicina Ayurvédica leva a uma mente tranqüila e um espírito harmonioso.
Na ciência védica é muito importante que a pessoa tenha uma vida guiada pela sabedoria, que irá proporcionar um bem-estar em todos os níveis do individuo, físico, psico-emocional, social e espiritual, que é o objetivo final do Ayurveda.

(texto retirado do web site da Associacao Brasileira de Ayurveda)

Colaborou: Erick Schulz

 
Incredible India!

Om Shanti


2 comentários:

  1. Oi Sandra,
    Você está muito bonita nessa foto assim como nas demais postadas no blog e o Erick está parecendo o Gilmar, meu colega de trabalho. E Swapan como está?


    abraços
    Cleo

    ResponderExcluir