24 de março de 2008

Ibira na India - Parte 10

(Lotus Temple, da religiao Baha'i, Nova Delhi)
(Dilli Haat, feira de artesanato, Nova Delhi)

(Eu, comendo sanduiche vegetariano do Mc Donald's)

No meu ultimo relato de viagem eu havia acabado de chegar em Nova Delhi, no dia 17 de fevereiro, num domingo de manha. A primeira diferenca que notei, ainda na estacao, foi em relacao a temperatura – estava bem mais frio que no Maharashtra, mil quilometros ao sul, em direcao ao equador. O frio mesmo eu senti quando fui pegar o autoriquixa para a casa da Sandra. Para quem nao conhece, os riquixas sao abertos, e o vento entra com tudo... mas enfim, frios de lado, eu me impressionei com Delhi nos poucos quilometros entre a estacao de trem e a casa da Sandra. Notei logo nos primeiros metros que a capital da India nao pode ser comparada com o resto do pais; ou ao menos com o tanto que eu tinha visto e vivido ate entao. Ruas largas, calcadas, sinalizacoes, parques floridos, pessoas (homens, mulheres e criancas) vestidos a maneira ocidental, carros modernos, metro e obras por todos os lados... Delhi era muito diferente do que eu tinha visto ate entao...

Cheguei logo na casa da Sandra, passando um pouco de frio... ainda de manha, com um pouco de vergonha, contei que tinha tido minha primeira (in)diarreia e que precisava dar um pulinho no banheiro, pois no trem, agora conto, segurei o tempo todo... mas por sorte ja estava passando.

Logo no primeiro dia eles me levaram no Dilli Haat, uma especie de feira de artesanato muito bem organizada, num lugar fechado, com produtos e comidas de toda a India. La eu vi indianos ricos que nem olhavam pra mim, eu vi turistas de monte, grupos de amigos mistos, com garotos e garotas, uma India ocidentalizada que eu ainda nao tinha visto... nao me sentia um ET, pela primeira vez na India. Tambem logo na primeira semana fiz uma coisa que jamais esperava fazer, mas que quando soube que existia eu nao pensei duas vezes: comi o sanduiche vegetariano do Mc Donald's da India.

Em Delhi as minhas experiencias nao aconteceram com tanta intensidade quanto aconteciam antes de chegar na capital. Tive mais tempo ocioso, visitei os locais com calma, pude ir e voltar aos mesmos lugares... no entanto, embora eu tenha tido menos intensidade de experiencias, acabei tendo a maravilhosa oportunidade de viver a cidade com calma, podendo conhece-la, ao mesmo tempo que tambem acabei conhecendo os indianos com muito mais profundidade. O resultado disso eh que em Delhi acabei ficando malandro... finalmente! ;)

Embora minhas experiencias anteriores tenham sido riquissimas para mim, eu nao estava fazendo praticamente nada sozinho; sempre tinha um amigo la para fazer as coisas por mim. Em Delhi nao, embora a Sandra tenha me acompanhado em alguns lugares, houve outros que fui sozinho, me virei sozinho, e acabei, finalmente, aprendendo como lidar com os indianos na maneira mais apropriada. Logo aprendi como barganhar bem o preco dos autoriquixas, dos produtos nas feirinhas, de tudo... um mes passado aqui na capital, posso dizer que devo ter conseguido repor o dinheiro perdido naquele mal falado hotel de Mumbai que me enganou e cobrou quase 3000 rupias no meu primeiro dia de India... em situacoes extremamente engracadas, quando queria voltar pra casa, saindo de algum monumento, por exemplo, o primeiro motorista de riquixa que eu perguntava me cobrava 200 rupias, e eu na hora passava pro do lado, que cobrava 150, e depois pro outro, e pro outro, e pro outro, ate que conseguia o preco mais do que justo, de 50 ou 60 rupias, dependendo do caso. Pra voces terem uma ideia, 200 rupias sao 10 reais, enquanto que 50 sao 2,50 reais. E eu chamava todos de loucos quando me cobravam esses absurdos. Pior ainda eh que quando eu falo que eu sei que o preco justo eh 50 rupias e eles fazem uma cara de indignadissimos, de ofendidos, tentando ate assustar a gente, enquanto tudo nao passa de uma grande encenacao que eles fazem pra enganar. Mas eles nao me enganam mais.

Mas voltando a Delhi, muita coisa me impressionou por aqui. Essa cidade tem um numero imenso de monumentos, por todos os lados, em todos os cantos, de todas as epocas. Sao desde ruinas das sete Delhis que existiram desde 1190 ate a construcao de Nova Delhi, no seculo XX, passando por templos novos maravilhosos, como o Lotus Temple e o Swaminarayan Akshardam, e tambem por predios e monumentos do governo na parte planejada da Nova Delhi. Eu nao me cansei de visitar cada um desses lugares, e vou embora da capital sem ter visto ainda algumas dessas ruinas e alguns museus. Sao muitos, mas muitos lugares pra visitar, com muita historia em cada um deles.

Nesse depoimento de hoje preferi deixar as minhas impressoes de Nova Delhi. No meu proximo relato eu vou descrever um pouco melhor algumas outras experiencias que tive aqui na capital, algumas em parte relacionadas a vida indiana em si, outras relacionadas a modernidade dessa cidade e tambem do dia que fui a Agra.

Om Shanti Om

3 comentários:

  1. Olá Ibirá, enfim vc me esclareceu o fato de estar com diarréia e fazer uma viagem de trem tão longa...

    Fiquei imaginando como vc tinha se saído, agora disse que segurou,..vc foi um herói! rsss
    Na questão dos arrotos e peidos indianos, está realmente é uma questão de cultura diferente da nossa ocidental já por aqui aassuar o nariz em público é coisa natural, e em casos de resfriados é corriqueiro.

    Já na India assuar o naris no lenço, ou outra forma, é um verdadeira aberração.

    Um amigo estava em um ashram e assoou o nariz...quase o mandaram embora pelo desrespeito, é como vc diz..deve-se estudar um pouco a cultura que vamos conhecer, para depois não ficar atirando pedras o tempo todo, comno se a nossa visão de humanidade fosse a única e a correta.

    Com certeza no Tibet, os hábitos saõ outros, no afeganistão, no Perú, etc.

    Aliás creio que os brasileiros para se acostumarem um pouco deveriam antes de sair para longe, visitar seus países vizinhos, já ficariam chocados por aqui mesmo, veria que fazer cocô na rua não é uma esclusividade da India, Perú e Bolivia, entre outros também amam!! Assim treinariam para conviver com outros povos, mas enfim para muitos europeus, somos todos indios mesmo, indianos ou não.

    Só que eles aprenderam, e depois nós já nascemos, tomando vários banhos em um dia porque aprendemos isto com os indios daqui.

    Então os conceitos de educação diferem mesmo.

    Se o brasileirto de Sâo Paulo, sair para conhecer a verdadeira realidade de seu povo pelo interior do país, vai pensar que está em outro continente.


    Mas achei muito boa sua colocação sobre as pessoas irem apenas mostrando o lado negativo de tudo, das coisas que não entendem, e nem se esforçam em entender, por não serem copías daquilo que aprenderam em suas formações sociais, eliminando toda e qualquer visão diferente da sua como alienígena.

    Sua viagem foi um banho de tolerancia, amor e coração aberto para aprender, e estou muito feliz, porque aprendí um pouco também.

    OM Shanti

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. noossaaaa
    botei o atrasado em dia! essa vida de brasileira trabalhadora me deixou estagnada no seu 8º relato! hahaha Mas que lindo todos eles! pra falar a verdade gostei de ver vc e a Sandra se divertindo no Holi! Mto legal! e a gte se empanturrando de chocolate! hahaha
    qdo vc sai de Delhi?
    Proxima parada?
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Pedro,

    Você disse tudo!!! Adorei seus comentários, principalmente no que toca às semelhanças entre India e uma boa parte do Brasil (pelo menos com a Região Nordeste e nosso interior). Aliás, até já fiz um convite aos amigos que leêm esse belíssimo Blog da Sandra, para que, antes de viajarem pra tão longe, se aventurem pelo interior baiano ou de cidades vizinhas.. garanto que vão encontrar situações bem semelhantes com essas da India.. com a diferença da língua falada e do número de habitantes!!! :-)

    Muitas vezes me ponho a pensar, ao ler alguns relatos por aqui, que muitos brasileiros se esquecem que o Brasil não é feito só dos Estados do Sul ou Sudeste.. tem também Norte, Nordeste e Centro-Oeste!!! Muito diversificado esse nosso imenso Brasil!!! .. rrsrsss

    Ibira,

    Você deve ser uma pessoa muito generosa, ética e feliz, pois tem a alma aberta para acolher o Mundo e toda essa diversidade de valores e costumes! Parabéns!!! É muito interessante ver a India através dos seus olhos...

    Um beijo no coração de todos!

    ResponderExcluir