18 de março de 2008

Higiene Bucal

(Eu e Ibira usando o po dentifricio ayurvedico)

Namaskar


Nas cidades usamos escova de dente e creme dental para fazermos a higiene bucal basica. O fio dental ainda eh pouquissimo utilizado pelos indianos. No entanto, eles utilizam o raspador de lingua que eh pouquissimo utilizado no ocidente.


Na parte rural e vilarejos pobres as pessoas nao tem acesso a escova e creme dental e a higiene bucal eh feita utilizando-se o po dentifricio ayurvedico. Esse po eh feito a base do carvao, onde sao misturadas diversas ervas que conferem ao po preto um sabor agradavel e levemente abrasivo. No fim das contas, o resultado sao dentes mais brancos, com efeito semelhante ao bicarbonato de sodio que algumas pessoas usam no Brasil.


A aplicacao do po eh feita somente com o dedo indicador da mao direita, ou com uma especie de escova feita com ramos de plantas locais.
No video do post abaixo voces podem ver a demonstracao de utilizacao desse po feita por Ibira, porem utilizando-se escova de dentes normal.


Incredible India!


Om Shanti

11 comentários:

  1. olá Sandra
    O que é raspador da lingua?


    xao

    fica bem
    Sónia de Portugal

    ResponderExcluir
  2. Vcs ficaram ótimos, com este creme dental, quanto ao hábito de usar os cremes dentais do ocidente, ele são adoçados com açucar, sendo assim não evitam cáries, mas provocam.

    No nordeste quando eu era pequeno era comum usar a raspa de Juá uma arvore, o Juazeiro que tem a sua casca raspada e usada assim como este aí, mas os dentes não ficam prêtos.

    Parecem dois vampiros !!!!!rssss

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!! eheheheh
    A foto ficou ótima e o video excelente!
    :0).
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi San...to querendo saber notícias...como estao as coisas por ai??? e o Swapan??? Bj Carol Parisi - Chennai

    ResponderExcluir
  5. San querida, Muito interessante esse metodo de limpar os dentes! A foto de voces ficou otima!!! Aqui nos EUA se usa direto o raspador de lingua. Beijao. OM SHANTI Lana.

    ResponderExcluir
  6. KKKKK! Adorei o vídeo!

    Sónia de Portugal, o raspador de língua serve para escovar a língua, pois a maior parte dos germes concentra-se na língua e nas paredes da boca. Algumas escovas vêm com o lado limpador, mas ele também é vendido separadamente.

    ResponderExcluir
  7. Olá Sandrinha:

    Nossa!!!!!Como o povo brasileiro diz.....será que isso é bom????É que se for pelo aspecto Ibira e Sandrinha....deus do céu!!!!!Sandrinha fico super contente por ver-te com um ar feliz!!!!!!Pelo menos nesta foto pareces feliz!Espero que o teu sorriso reflita o teu estado de espírito!

    Joka grande, P.

    ResponderExcluir
  8. Que foto!
    Estou amando acompanhar o blog!
    Sandra você está de parabéns.
    Ibira, bom passeio neste seu mergulho pela verdadeira India.

    Bjs,
    Daniela

    ResponderExcluir
  9. Hahahaha, ficou ótimo .... risos ...
    Vc esqueceu de falar, que antigamente a escova de dentes era feita da crina de cavalo, eu tenho em um livro antigo de ayurveda como se faz, não devia ser algo comodo para nossa boca ... risos ....
    Sandra e bira, vc's estão lindos com a boca preta ... hahahahaha
    Beijos a todos

    ResponderExcluir
  10. O raspador de lingua já é encontrado no Brasil em todas as drogarias .... mais é de plastico e não é tão bom quanto o indiano de inox ...
    Beijos a todos

    ResponderExcluir
  11. Hahahahahah, Jamais em minha vida vi sorrrisos tão maravilhosos, a Chiquinha do Chaves com certeza sai perdendo.

    ResponderExcluir