13 de fevereiro de 2008

Experiências da Katarina na Índia – Parte 2


Namaskar

Repassando mais um depoimento da Katarina....

Sempre que puder virei compartilhar com vocês um pouco de minhas vivências por aqui...

Já' estive em duas cidades, Mumbai e Delhi... cidades grandes, com monumentos e arquitetura muito bonitos... porém me atraem pouco por serem grandes centros metropolitanos. .. No entanto, a diversidade de cores, formas e rituais na Índia e' tão intensa que e' impossível não ficar "atônita" com tanto movimento e encantada com tamanha beleza e peculiaridade cultural.

No momento encontro-me em Rishikesh, uma pequena cidade 'a beira do rio Ganges. Desde que cheguei a Rishikesh 2 dias atrás, sinto como se a viagem estivesse finalmente preenchendo minhas expectativas, pois minha maior motivação em conhecer a Índia e Nepal e' de cunho espiritual, filosófico e artístico.

Rishikesh e' referência na Índia por abrigar inúmeros ashrams (centros de yoga e meditação) e templos. As pessoas são extremamente gentis aqui, algo que realmente nos toca profundamente e impressiona. Confesso que não tive nenhuma experiência "transcendental", mesmo após participar de algumas palestras com Gurus, mas me sinto "transformada" por presenciar o que achava ser algo difícil de acontecer na pratica: o constante servir aos outros. Isso realmente e' uma realidade em Rishikesh e algo extremamente belo de se ver.

Para que possam compreender um pouco o que acontece aqui em Rishikesh, podem imaginar uma realidade na qual uma atmosfera espiritual se mostra presente sempre, sendo uma constante no dia-a-dia das pessoas. Isso e' fascinante. Um exemplo concreto desta realidade e' o fato de que as pessoas realmente fazem o possível para satisfazer as demandas e desejos dos outros, como se em sua própria felicidade estivesse inserida a felicidade do outro.

Outro dia comentei ao recepcionista do hotel que tinha achado muito bonita uma manta exposta na recepção, como enfeite, e qual foi minha surpresa escutar ele perguntando se eu gostaria que ele a embrulhasse para mim! Ainda estou curiosa quanto ao que vou perceber da realidade do Nepal, porém isso fica para os "próximos capítulos" (risos...).

Katarina

Foto: Rio Ganga (Ganges) tirada pela Katarina

3 comentários:

  1. Oi Sandrinha a Katarina é muito feliz em suas colocações, parece que quando vamos em busca de algo puro, realmente o encontramos."Yogananda nos diria que é a fé." Beijos no coração OM Shanti

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!
    Fico muito feliz porque Katarina está compartilhando esta esperiência conosco.
    Conhecer culturas diferentes é uma coisa que sempre me encanta.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Katarina...

    Realmente muito feliz e inspirativa a sua experiencia e visão do seu dia a dia nesta viagem.

    Como Elci colocou, acredito nisso também, tudo o que está nossa volta de alguma forma atraímos.

    Este seu relato é de uma forma muito esperançoso, quanto como é possivel viver em paz e feliz, servindo ao outro em primeiro plano e deixando o "eu" para depois.

    Como diz Yogananda:

    "Quando vc pensa primeiro em fazer os outros felizes, quando menos perceber, a sua própria taça de felicidade estará transbordando"

    "A felicidade consiste em fazer os outros felizes".

    Esta é a régua mestra da India, que mantém acesa a chama da esperança de um dia a humanidade viver em paz e feliz, e nisto a India é pioneira.

    Funciona como um imenso laboratório humano,onde cada um vai viver aquilo que realmente busca.

    Amei esta frase que ouví de um monge da linha de Paramhansa Yogananda.

    "Não somos seres humanos tendo uma experiencia espiritual, somos seres espirituais, vivendo uma experiencia humana".

    E isso faz toda a diferença.

    Grato pelos relatos.

    Namaskar

    Om Shanti

    ResponderExcluir