16 de fevereiro de 2008

Corte indiana questiona demissão de comissário "bigodudo"


Namaskar


da BBC Brasil


A Suprema Corte indiana pediu explicações formais da companhia aérea estatal Indian Air sobre um comissário de bordo que teria sido demitido por usar um bigode maior do que o permitido pelas regras da companhia.


Victor Joynath De afirma que foi forçado a se aposentar em 2001, depois de passar um período em funções administrativas em terra, por ter se recusado a raspar o bigode, que se estende do nariz até as bochechas.


Ele já perdeu uma ação contra a empresa em uma corte de menor instância, que considerou que a Indian tinha o direito de demiti-lo. De acordo com as regras da empresa área, os tripulantes só podem trabalhar barbeados. Bigodes só são tolerados se não ultrapassarem a largura do lábio superior.


"Como alguém pode perder o emprego por causa do tamanho do bigode?", perguntaram membros da Suprema Corte, numa declaração à agência indiana Press Trust.
A empresa aérea tem até quatro semanas para enviar suas explicações sobre o caso.


A disputa judicial do comissário de bordo começou quando ele passou a ser colocado em funções administrativas e depois foi forçado a se aposentar.


Um porta-voz da empresa disse na época que alguns passageiros poderiam ficar irritados como bigode.


Victor, que trabalhou para a empresa durante 20 anos, disse "ter orgulho" do bigode, que demorou 25 anos para atingir a forma atual.


"Eu nunca pensei em raspá-lo. Durante o tempo em que trabalhei como comissário, meu bigode atraía olhares adoráveis dentro e fora do avião", disse ele.


Folha Online



Foto: Internet/Google (recorte de algum jornal)


Incredible India! (slogan do governo indiano)


Om Shanti

Um comentário:

  1. Será que foi pelo fato dele manusear alimentos ou algo assim? Tenho uma amiga que é comissária de bordo e comentei a respeito. Ela me deu esse motivo. Disse que em sua profissão, os cabelos devem ser presos e em homens ela disse que, realmente, se pede que eles mantenham a barba feita. Não sei se isso muda de companhia para companhia... Mas creio que se o bigode é bem tratado, não haveria mal algum.
    Abraços e muito sucesso!

    ResponderExcluir