4 de outubro de 2007

Swaminarayan Akshardham

Namaskar

Apesar do calor e do sol forte, fui visitar o magnifico Swaminarayan Akshardham, mais conhecido como Akshardham.

O Akshardham eh um monumento em homenagem ao Guru Swaminarayan que viveu de 1781 a 1830.

Este monumento fica em um complexo de 100 acres na grande Delhi e a entrada eh franca. Ha tambem um em Gujrat.

Muito mais bonito, detalhado e grandioso do que o Taj Mahal, o AKSHARDHAM possui exibições e atracões culturais e religiosas, mas no entanto somente visitantes e turistas indianos o visitam.

Infelizmente o Akshardham ainda não eh conhecido pelos turistas estrangeiros e NAO faz parte dos city tours de Delhi. Justamente por não fazer parte do roteiro dos city tours eh que ele não eh conhecido pelos estrangeiros.

Delhi possui uma historia riquíssima e uma imensidão de sítios arqueológicos como o Purana Qila onde se localiza a primeira cidade indiana de que se tem noticia – Indraprastha; mas os turistas estrangeiros geralmente não se dão ao trabalho de conhecer, ou pior, nem sabem que existe e como não leram o Mahabharat desconhecem a historia de Indraprastha.

O motivo pelo qual o Akshardham não faz parte dos roteiros turísticos de Delhi eh que para visita-lo a pessoa precisa de no mínimo 2 horas e se quiser assistir a todas as atracões então necessita de 4 horas.

Já na entrada o visitante eh recebido pelo TEN GATES, ou seja, 10 portais. Em seguida vem o espetacular BHAKTI DWAR, com 208 esculturas de diversas formas dos deuses hindus. E o meu favorito, o MAYUR DWAR, ou portal dos pavões com 869 pavões esculpidos em alto relevo no arenito. E completando só a entrada do Akshardham, temos ainda as pegadas esculpidas no mármore branco em tamanho gigante do senhor Bhagwan Swaminarayan. Isso mesmo, isso tudo eh só a entrada do monumento Akshardham!!!!!!!!

O monumento em si eh algo para ser visto com os próprios olhos, pois qualquer relato, descrição ou mesmo fotografia não fazem jus a beleza e grandiosidade desta obra.

O monumento eh todo feito em mármore branco e arenito rosa com 234 pilares esculpidos e delicadamente detalhados do chão ate o teto. NAO ha espaço em que você olhe e não veja pelo menos uma escultura – no total são 20 mil esculturas só no monumento principal!!!! Eh algo indescritível!!!!!!!! Quando você vir visitar Delhi não deixe de reservar um dia só para visitar o Akshardham e não se esqueça de olhar sempre para cima pois o teto do monumento eh TODO esculpido a mão em alto relevo.

O MANDOVAR eh superbo com 4287 esculturas de murtis, ganeshji, sadhus, rishis, acharyas etc.
Eu como amo elefantes, me deleitei no GAJENDRA PEETH com seus 148 elefantes esculpidos pesando cerca de 3 mil toneladas, e pasme.....tudo sem usar um centímetro de aço em toda a construção !!!!!!!!!!!!!!!!! Coisas da engenharia indiana :)

Olha, eh tudo maravilhoso demais e não vou ficar aqui descrevendo pois não adianta, você tem que vir e ver com seus próprios olhos. Mas deixo uma sugestão importante, compre por somente 5 Rupias (0,25 centavos) o panfleto guia em inglês já logo na entrada pois vai te ajudar muito a descobrir tudo o que se tem para ver e fazer neste magnifico complexo.

Para os que entendem inglês sugiro que entrem no website www.akshardham.com e faca o download do vídeo introdutório. Com certeza vale a pena assistir ao vídeo ANTES de ir visitar o Akshardham.

Nada como morar em Delhi, na capital da Índia e na cidade mais desenvolvida e civilizada do pais que esta em constante crescimento.

Incredible India!

Om Shanti

Nenhum comentário: