25 de outubro de 2007

Respostas - Parte 1

Namaskar

Ha muito tempo que não respondo a suas perguntas, mas hoje tirei o dia para isso.

Vamos a elas....

Jana: “O que é sadhu?”

Sadhu são devotos de Shiva que renunciam ao mundo material vivendo de esmolas, meditando e praticando ioga e acima de tudo praticando métodos não ortodoxos de controle da dor e dor corpo físico. No geral eles se vestem de laranja (cor), usam malas de Rudraksha e os naga sadhus andam nus com o corpo coberto de cinzas. Lembre-se que sadhu é diferente de guru.

Paulita: É pura tradição levar as estatuas dos deuses e deusas hindus ao mar ou ao rio e lá joga-las. Não ha nada de desrespeitoso nisso, pelo contrario é um ritual, assim como despachar as cinzas dos seus falecidos no rio ou no mar. Aqui na Índia ninguém guarda as cinzas de defuntos, elas são despachadas no rio em uma espécie de barquinha.

Rose: Desconheço qualquer campanha tipo “adote um dalit”. A Índia e os indianos não se importam com a condição dos dalits. Quem fica horrorizado com isso são os ocidentais que nada entendem sobre a cultura indiana.

Evelin: Você não é a primeira pessoa que me conta sobre os professores peidando. Meu próprio marido me contou sobre os peidos tipo trovão que seu chefe soltava durante as reuniões. Arrotos então nem se fala, estão por toda parte; coisas da cultura....

Belatrix: Sim, tem muitos doces aqui na Índia. Para quem gosta de leite então, é uma maravilha, pois muitos são feitos a base de leite e nata. Vir para a Índia e não experimentar seus doces é um PECADO MORTAL!!!!

Marta: Não, a prata não faz mal ao organismo, pode comer docinhos a vontade, sem problemas.

Tatiana: Não estava tendo festa no rio Ganges não, todo dia é essa muvuca mesmo. Alias para quem gosta de muvuca permanente a Índia é o local certo!

SIM, ainda ha muitos peixes no rio Ganges, e pasme, meu marido indiano ADORA os peixes deste rio. NOJENTO.

Os corpos boiando no Gânga são MUITO comuns por alguns motivos simples: o mais comum é de pessoas que vão se banhar ou nadar no rio e morrem afogados levados pela correnteza. Alguns corpos vem boiando desde lá de Rishikesh. No geral são corpos de homens pois homens são dado a macho e querem atravessar o rio a nado etc. e se ferram.

Poucos são “presunto”, ou seja, vitimas de crimes, que são jogados ao rio, a maioria é morte por afogamento ou falta de dinheiro!!! Isso mesmo, falta de dindin, grana, DINHEIRO. Pois como custa caro fazer a cremação e os rituais finais necessários, os pobres simplesmente despacham o defunto no rio.

Eles ficam boiando no rio pois ninguém quer pepino e responsabilidade. Com o tempo eles se desintegram ou acabam servindo de comida para humanos e animais. Tudo muito ecológico pois são biodegradáveis.

Lakshmi: Muito agradecida por seu relato!

Eu vi tudo isso. Tinha uma vaca imensa ( inchada ) boiando perto de barco de passeio turístico em que eu estava.
Já saí da fase do nojo, para a fase da mais absoluta compaixão por essas pessoas que "frequentam" o Ganga... imagina, tomar banho de sabonete, escovar os dentes....

Um dia voltando às 18 horas de uma visita ao Assi Ghat, num táxi bicicleta, sinceramente achei que eu estava num mundo surreal, que nem era eu que estava ali, que aquilo tudo nem existia, num verdadeiro colapso de trânsito, de buzinas ensurdecedoras, faróis cegantes, com 3 ónibus vindo na contramão ,numa rua onde não cabia nem mais uma vaca ou um simples cachorro...
Mas, como na Índia funciona a Lei da Transcendência das leis da matéria e do espaço pude estar de volta ao meu quarto no hotel e depois de uma meia hora olhando o vazio o meu ego voltou ao meu ser novamente. Me pareceu aquelas experiências que se sai do corpo...
Um beijo
Lakshmi

Débora; Me diverti com seu ponto de vista.

Fala pro pessoal dos Aghori...que comem a carne podre das pessoas tbm...e fazem sexo com macaco...jogar os corpo lah no rio nem acho mto estranho não...pior é os vivo saber e ir lah tomar banho :D... e beber agua... mais cada macaco no seu galho...

Débora

O famoso rio Gânga é sagrado não por nascer dos cabelos do deus Shiva, mas devido ao seu alto grau de auto-purificacao devido a argila de suas margens e leito.

Você se lembra daqueles antigos filtros de barro ou potes de moringa onde púnhamos a agua para purufica-la antes de beber? Isso foi antes do tal filtro Europa, ionizador etc.

Já é conhecida a capacidade que a argila tem de filtrar muitas impurezas da agua. Acontece que a argila do Gânga tem esta característica ainda multiplicada devido a sua composição química.

As respostas continuam amanha...

Om Shanti

Um comentário: