15 de outubro de 2007

Blog Action Day






Namaskar

O Indi(a)gestão participa hoje, juntamente com outros 7 mil blogs, do Blog Action Day; dia em que os blogueiros se unem para tratar de um único tema e assim tentar chamar a atenção dos leitores para certos temas atuais importantes.

Hoje, dia 15 de Outubro, o Blog Action Day escolheu como tema – O Meio Ambiente.

Como em termos de preservação do meio ambiente a Índia é um zero a esquerda, há muito sobre o que falar, porém resolvi escolher um tema - Os Animais.

Viver na Índia não é nada fácil e por isso mesmo os indianos se suicidam tanto, mas viver na Índia sendo um animal, seja qual for a espécie, é MUUUUUUITO pior!

Os indianos não sabem o que significa respeitar um animal e trata-lo bem. Se eles não respeitam e não tratam bem uns aos outros imagine só os animais!!

LAMENTAVEL, é a única palavra que me vem a mente para descrever a situação dos animais indianos. Aqui só ratos, baratas e bois tem vez, os demais que se.....

Quando você vem a Índia e vê palácios, fortes e o próprio Taj Mahal, você nunca para pensar como essas grandes construções foram feitas. Pois bem, elas foram feitas com o esforço e sacrifício dos elefantes!!

Ai você diz aliviado, ‘Ah, mas isso era antigamente quando não existiam guindastes e coisas do género’. - E eu te respondo tristemente ‘não, isso ainda ocorre actualmente pois a Índia continua sendo um pais pobre, miserável, onde as pessoas passam fome e os animais não passam de simples objectos’.

O famoso tigre de bengala, animal símbolo da Índia, esta em extinção; e calcula-se que só existam actualmente 180 deles. Quem os mata? Por que os matam? Você já sabe as respostas.

Mais de 250 espécies de animais na Índia estão em perigo e precisam de protecção imediata.

Quase 500 áreas de vida selvagem, cobrindo 4% do território indiano, são teoricamente protegidas, mas mesmo assim os animais continuam sumindo do mapa....

O Wildlife Protection Act surgiu somente em 1972, mas mesmo tendo leis de protecção da vida selvagem, cade os animais????

Diversas espécies de tartarugas, baleia, tubarão, tigre, rinoceronte de 1 chifre, veado do pântano e mais 240 espécies estão em perigo, mas nada de concreto é feito e os caçadores ilegais continuam com seu trabalho de destruição da fauna indiana.

Steven Seagal, ator de Hollywood, escreveu uma carta a membros do parlamento indiano pedindo que eles apoiem emendas no Prevention of Cruelty to Animals Act de 1960. Este Act nunca foi actualizado durante estes 40 anos e ele impõe somente multas ínfimas contra crimes hediondos cometidos contra os animais.

Aqui na Índia o ator John Abraham é o notório defensor dos animais.

Em abril deste ano, 250 animais foram sacrificados no templo hindu de Panchubaraha que fica em Kendrapada. O “altar sagrado” do templo e arredores virou uma piscina de sangue. Muitos devotos vieram das vilas próximas para assistir a carnificina.

Bodes, carneiros e búfalos foram todos assassinados com a espada certeira de Babaji Dalei, que considera sua tarefa como sendo sagrada e que lhe foi passada de seu pai já há 20 anos atrás.

Os animais gritavam e grunhiam em desespero e enquanto o sangue jorrava de suas gargantas decepadas, os devotos hindus punham a mão no jorro de sangue e passavam em suas próprias testas para trazer-lhes felicidade, como se fosse agua benta!

Os amantes de animais e os activistas protestaram o quanto puderam mas Dhani Sauti, o sacerdote do templo, não quis nem saber deles e declarou que “Isso é uma antiga tradição, desde tempos imemoriais os devotos oferecem sacrifícios de animais no templo nas ocasiões de Chatya Purnima e Saptami durante Dussehra” o que significa que outra matança ocorrerá dia 21, no próximo domingo de outubro. E acrescentou, “Ninguém tem o direito de interferir na fé das pessoas”.

Se um sacerdote hindu pensa desta forma, imagine só como pensa o cidadão comum!

Não sou nem nunca fui uma pessoa pessimista, mas o futuro da fauna indiana é incerto e tenebroso. Que Deus os abençoe!!!

Fotos: Internet-Google

Indi(a)gestão para o Blog Action Day.

Om Shanti

10 comentários:

  1. Meu único comentário é dizer que não tenho comentários.

    Minha Gita termina com o dizer: Paz a todos os seres.

    É o que desejo.

    OM Shanti

    ResponderExcluir
  2. Isso me corta o coração e me revolta profundamente! Não suporto que maltratem bichos. Ai se alguém enconstar num pêlo do meu gato Brown. Que Deus nos abençoe, todos nós!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandrinha, é muito triste realmente o sacrifício de qualquer espécie pois denota o atraso em que se encontra o povo que acredita que só assim serão abençoados ou que trará alguma felicidade. Por outro lado, você mesma diz que precisamos compreender essa cultura milenar e respeitá-la. Gostaria de saber como podemos ajudar na proteção dos animais, por que é muito dificil e não apenas com animais selvagens, acabo de perder a baguera que foi morta por algum dos meus vizinhos (nunca saberemos quem foi)ela já é a 8 gatinha que matam, mas eu não deixarei de ter gatinhos em casa. Como você ve, como proteger os animais que estão nas matas se matam até os nossos que quase não saem de casa? Beijos no coração OM Shanti

    ResponderExcluir
  4. Sandra, esqueci completamente! Hoje é dia dos professores! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. olá.
    gostaria de saber informações sobre a situação dos dalits da Índia.
    é verdade que os ciganos que vivem na Europa são descendente de párias indianos? também ouvi dizer que eles são expulsos de lanchonetes e não podem beber água do Gagues, mas como eles são diferenciados dos outros indianos eles tem um sinal ou característica pecular?

    abraços

    ResponderExcluir
  6. pelo que estou vendo a india esta se tornando uma bomba relogio ond o maior perigo talvz nao seja bomba atomicas ataques terroristas e sim um foco de epidemia de doencas altamente contagiosas que pode se espalhar pelo mundo,cientistas ja discutiram sobre este problema onde paises e continentes como a India,parte da asia e africa podem alastrar doencas devido a falta de higiene,de consciencia e acesso a educacao entre outros,vamos rezar para que quem sabe um dia...milagres acontecam
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Salam Sandra,

    Estou chocada, triste de verdade, odiando os indianos neste momento e incluo o meu futuro esposo. Acho que se eu for morar na Índia serei infeliz ou serei morta, porquê conheço minha alma e não vou conseguir me calar. Olha, estou orgulhosa por conhecê-la. Teu assunto do Action Day foi lamentavelmente formidável e você sabe o que lamento.
    Eu AMO animais e parafraseando uma artista aqui no Brasil: "quanto mais conheços os homens (seres humanos) mas eu gosto dos cachorros".

    Que Allah toque o coração dos homens maus que insistem nesta carnificina e que possam se conscientizar que somos tão animais quanto e com a diferença que temos a pretensão de acharmos que somos "racionais"???? (risos irônicos).

    “Olhei para os animais e vi os renegados da sociedade humana.
    Vi em seus olhos amor e esperança,
    medo e horror, tristeza e a certeza de terem sido traídos.
    Eu me revoltei e rezei:
    - Deus, isso é horrível! Por que o
    Senhor não faz nada a respeito?
    E Deus respondeu:
    - Eu fiz. Eu criei você.”
    (Jim Willis)

    ResponderExcluir
  8. Olá Sandrinha:

    Sem comentários!

    Isso nunca vai mudar....é revoltante.....quer seja aí ou na conchichina!!!!!

    Inadmissível!!!!!

    Joka, P.

    ResponderExcluir
  9. Oi Sandra
    O tratamento e respeito que os indianos têm pelos animais,mexem com o meu sentimento de desilusão profunda pela India.
    Que horror! Como alguém pode assitir isso !
    Ainda bem que existe a Lei do Karma e... me desculpe mas... por isso que eu não tenho dó de humanos sofrendo... vai saber o que os párias de hoje foram em vidas passadas, né?
    Bem, não só na India, mas em todo o planeta, enquanto a humanidade dizimar e causar tanto sofrimento ao reino animal, ela vai pagar com o seu próprio sofrimento...é uma violência que retroage sobre ela mesma.
    Um beijo
    Lakshmi

    ResponderExcluir
  10. Que horror que vergonha!

    Como é possivel que em nome da tradição façam tamanhas atrocidades,porqu eisto para mim não é fé nem religião.
    Não são os que são indianos vegetarianos?

    xao

    Sónia
    de Portugal

    ResponderExcluir