17 de agosto de 2007

Mehendi - Parte 1

Mehendi eh a tradicional tecnica indiana de pintura corporal com Henna.


Fui informada que agora ai no Brasil existe tatuagem de hena, principalmente nas cidades praianas.

Pelo que me disseram, a coisa ai eh muito complicada. Você primeiro tem que escolher um desenho; depois o tatuador te passa um desodorante em bastão na pele; ai o desenho vai para o papel estêncil; o estêncil vai para o seu corpo; e só então eh que com a hena, o tatuador vai seguindo o traço impresso na pele.

Quando me contaram sobre todo este processo confesso que achei divertido, pois eh muito diferente do nosso MEHENDI indiano.

Aqui em Bharat, a Mehendeira faz o desenho na hora segundo sua inspiração do momento. Ela vai apertando o saquinho com hena e já vai desenhando em sua pele diretamente.

Os desenhos são como um bordado e podem ate ser como uma delicada renda (para festas). São desenhos bem detalhados, cheios de curvas e rococos.

Assista aos vídeos acima e veja o exemplo.

Incredible India!

Om Shanti



3 comentários:

  1. tmipumjOi Sandrinha, sempre achei muito interessante os desenhos com hena nas fotos que vi e achava que tinham um significado oculto por trás. Esse porcesso que voce sitou não é feito apenas pelo tatuador de hena, mas também utilizam para as tatuagens normais, com tinta. Eles desenham também algo especial se você quiser, por exemplo, meu cavalo marinho e a fênix foram feitos para mim. Eu adoro esse tipo de enfeite, acho que nos remetem a vida tribal, a sensação de liberdade e muitas outras coisas legais.
    Se você puder, poste mais imagens dos desenhos. Beijos no coração OM Shanti

    ResponderExcluir
  2. Oi san drinha, eu ja fiz vaaaaarias, na praia mesmo, alias os tatuadores só ficam na praia aqui em Salvador, eu escolho o desenho e ele cola a figura em mim e depois preenche com a rena, se for um nome ouma estrelinha ele faz na mão livre mesmo, beijocas

    ResponderExcluir
  3. Oi kridonaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, td bom?! ... nosssssssssss sua última postagem do blog está demais!!! Você tem o dom para escrever ... você consegue envolver a gente na história de forma que não tem como parar de ler ... é uma delícia poder ler esses textos ... já viu aqueles textos que vc começa e para na primeira frase pq não é algo do coração, é algo cansativo e monôtono?! esses textos são super comuns de encontrar ... por isso eu acho que vc demorou para fazer um livro sobre a Incredible India (seus textos são envolventes, verdadeiros, sinceros) ... outra pergunta curiosa ... vc nunca foi ameaçada pelos seus textos tão verdadeiros ?!
    Sabe, essa história de gente chupim sempre existiu e sempre vai existir ... mas pode ter certeza que quanto mais compartilhamos conhecimento, mais sabedoria adquirimos ... e sinceramente acredito que muitos chupins não consigam participar, por não terem gabarito para falar sobre o assunto ou por simplesmente estarem enraizados em suas crenças e valores.
    Mais uma vez venho reavivar a chama imortal de Madre Teresa de Calcutá e tenho certeza que ela diria: "Se você tiver muita informação e coisas boas para passar, muitas pessoas tirarão proveito disso sem nada compartilhar, mesmo assim ensine o que você sabe!" Faça por você e só por você ...
    Sandra um ABRAÇO muito forte em vc ... não deixe que os chupins decidam como você deve agir ...
    Veja você que, no final das contas, é entre você e Deus.
    Nunca foi entre você e as outras pessoas. ”
    (Madre Tereza de Calcutá)

    Por hj chegaaaaaaaaaaaaa ... estou ouvindo a rádio esotérica e fico indignada como pode apenas 76 pessoas estarem ouvindo uma rádio tão bacana!!! ... Mas eu acredito nas pessoas, acredito em mudanças e acredito que tudo a cada dia vai ficando melhor.
    Bjãoooooooooooooooooo
    Monique

    ResponderExcluir