27 de abril de 2007

Travesti Sagrado


Namastê

Um transexual britânico vem se tornando o principal centro das atrações na cidade sagrada hindu Becharaji, no oeste da Índia.

Milhares de fiéis têm formado filas para receber a bênção de Stephen Louis Cooper, a quem acreditam ser um mensageiro de Bahuchar Mata, a deusa dos eunucos (travestis) indianos.

Cooper, que diz ter sido diagnosticado com um transtorno de gênero, gosta de se vestir com um sari, a vestimenta tradicional das mulheres hindus, e prefere ser tratado como uma mulher.

Ele adotou o nome de Pema, que significa lótus, pelo qual é chamado pelos fiéis.

Cooper disse à BBC que trabalhava em Londres como ilustrador, fotógrafo e designer gráfico antes de viajar à Índia, após não conseguir uma vaga na Universidade de Oxford.

Ele contou ter sentido sua “energia se refletindo de maneira diferente” após ver um desenho de Bahuchar Mata numa loja. “Foi então que me contaram sobre este lugar e eu decidi visitar a Índia”, disse.

Cooper tem uma figura da deusa tatuada em seu braço esquerdo.

O complexo religioso de Becharaji é visitado por um grande número de eunucos (travestis) de toda a Índia.

Um dos responsáveis pelo templo, PC Raval, disse que há uma crença de que, ao visitar o local, os eunucos ganharão sua masculinidade na próxima vida.

Os eunucos são reverenciados e temidos em algumas partes da Índia, onde as pessoas acreditam que eles têm poderes especiais.

Cooper, que chegou a Becharaji há cerca de um mês, tem um visto de turista válido por seis meses, mas disse que gostaria de poder ficar no local pelo resto de sua vida.

"As pessoas aqui tem sido muito amáveis. Eles tocam meus pés e, quando eu toco suas cabeças eu sinto amor e alegria - pura e imaculada", comenta ele.

"Eu ficarei aqui enquanto me sentir bem-vinda. Talvez pelo resto da minha vida", disse.


Foto: Stephen Louis Cooper

É importante explicar que aqui na Índia não existe a palavra e o conceito de “travesti”, aqui qualquer travesti, drag queen, transformista etc é chamado de EUNUCO. Os gays também são chamados de eunuco, ou seja, temos aqui uma eunucolandia pois a coisa mais difícil é tentar explicar para um indianos as diferenças entre estas categorias de “não homens”. Para os indianos a coisa é fácil e simples, se você não é homem, você é eunuco e ponto final!!

Outra coisa interessante é o conceito de eunuco que os indianos tem. Eunuco para eles são pessoas especiais, nem homem nem mulher, assexuado, como se fosse um anjo. Se você tentar explicar que são somente homens vestidos como mulher os indianos caem de pau em você. Eles não acreditam. Eu não vou entrar em detalhes íntimos pois creio que você já compreendeu o que eu disse.

Em fim, o inglês está adorando toda a atenção e reverência que tem recebido por aqui.

Sorte dele ;)

Incredible India! (slogan do governo indiano)

Om Shanti

Nenhum comentário: