6 de abril de 2007

Chandigarth


Namaskar



A cidade e capital de estadoS – Chandigarth.



Não, eu não cometi nenhum erro e você não está embriagado. Chandigarth é a capital de 2 estados diferentes!! Interessante não? Uma única cidade possuindo duas sedes de governos de estados diferentes. Só mesmo aqui na Incredible Índia!



Chandigarth serve de capital para os estados de Haryana e do Punjab.



Mas Chandigarth tem ainda mais uma peculiaridade que a diferencia ainda mais das outras cidades indianas – ela foi PLANEJADA!!!!!



Agora você já não vai mais cair de costa se eu te contar que Chandigarth é a cidade gêmea de Brasília. Isso mesmo, Brasília, a capital do Brasil, tem uma irmã gêmea e ela “mora” aqui na Índia!!!! :)



O cineasta francês Loudigi Beltrame está fazendo um filme/documentário sobre estas cidades gêmeas e já acabou de filmar em Chandigarth.




Le Corbusier, o francês que planejou Chandigarth trabalhou junto com Oscar Niemeyer que planejou Brasília em outros projetos. Ambas as cidades seguem as mesmas regras de planejamento e ambas são capitais.




O filme sobre as duas cidades será exibido em Leharve, França.




Eu perguntei a uma brasileira que recentemente passou um tempo em Chandigarth como era a cidade e ela me descreveu como sendo a cidade mais limpa e organizada da Índia que ela conhece.




Em Chandigarth tudo parece funcionar bem conforme o planejado. As ruas são limpas, poucos são os autoriquixas, tem muito mais táxis e estes cobram o preço marcado no táximetro!!!! Nossa isso não existe aqui na Índia, aqui cada um cobra o que quer de você, eles nem sequer ligam o táximetro! Quero morar em Chandigarth urgente!!!!! :)



Naturalmente que é muito mais fácil manter a limpeza e a organização em uma cidade com apenas 1 milhão de habitantes.



Após a independência da Índia em 1947, o primeiro ministro indiano Jawaharlal Nehru proclamou: “Que se crie uma nova cidade símbolo da liberdade da índia, sem o ranço da tradição ou do passado... uma expressão da fé da nação no futuro.”



Durante o processo de independência da Índia, uma porção desta foi desmembrada para formar o atual Paquistão. Das terras indianas doadas para a formação deste novo país muçulmano, a cidade de Lahore foi incluída, o que deixou o estado indiano do Punjab sem sua antiga capital. Assim sendo o Punjab precisava de uma nova capital e o francês Le Corbusier foi contratado para desenhar e planejar uma nova cidade que serviria de capital do estado do Punjab na parte norte da Índia.




Em 1966 o estado do Punjab foi dividido para formar o estado de Haryana, a promessa era de que a cidade/capital, Chandigarth, continuaria a pertencer ao Punjab, mas no entanto esta promessa nunca se concretizou. O novo estado de Haryana não quis abrir mão da cidade mais moderna e a única planejada do pais. A solução encontrada foi permitir que Chandigarth fosse a capital dos 2 estados; o antigo Punjab e o novo Haryana.



Se você já está achando isso tudo muito louco, agora veja isto: Como Chandigarth foi construída com verba do governo federal, ela é um Território da União, controlada pelo governo central !!! A Índia é Incredible ou não é???




Politicamente pode ser confuso, mas quem está gostando disso tudo é Chandigarth que arrecada impostos de ambos os estados e está se dando muito bem financeiramente. Falta de verba não é problema nesta cidade nova de apenas 50 anos e dona de uma historia bastante peculiar.



Se você ficou com vontade de conhecer Chandigarth quando vier para a Índia, deixo aqui uma dica preciosa para você. A estação de trem fica FORA de Chandigarth, cerca de 8 quilômetros. Os restaurantes, shopping centers e a rodoviária ficam no Setor 17. Os hotéis ficam no Setor 22.



Quero agradecer ao Fábio por ter me inspirado a escrever este artigo sobre Chandigarth, e mandar um beijo muito grande aos amigos e leitores de Brasília.




Incredible India! (slogan do governo indiano)

Om Shanti

3 comentários:

  1. Que legal! Fiquei super curiosa em conhecer essa cidade. Fiquei tão impressionada com o post do taxista, que sonhei com isso, acredita? Se eu for para a India um dia, vou ler de novo todos os teus posts e anotar todas as dicas! :-)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Prof Sandra...
    Eu sinceramente não entendo o porque das pessoas terem essa imagem tão mítica dos lugares de onde elas não vivem...eu tenho 20 anos e moro fora do brasil a 3 e aprendi cedo a cuidar de mim mesma...Agora eu moro no Chile com meu Desi Pyar (:
    Santiago é mais seguro, mas no Brasil eu sempre morei no interior apesar de nunca ter sofrido algum tipo de violência eu já tinha uma concepção formada some isso...mas Acho que as pessoas deveriam ser mais críticas e não pensar que violência é relativa...pq não é!
    Bjos

    Tata...

    ResponderExcluir
  3. aap kyal haal hai?
    nossa muito legal!!!
    eu to planejando ir pra Chandigarh quando terminar minha faculdade aqui em Salvador, e o lugar que eu ir primeiro é o Rock Garden!!!
    Você podia falar alguma coisa desse lugar lindo né?

    ResponderExcluir