29 de março de 2007

Mantras


Namastê

Sei que muitos dos leitores do Indiagestão tem um lado místico-espiritualista e ficam chateados com as verdades que escrevo sobre a Incredible India, mas hoje você vai gostar deste artigo que o Israel Dantas escreveu com muito carinho para vocês. Israel é o dono da comunidade Mantras no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1781571

Mantras, Som, Música e Cura...

Os estudiosos modernos e os sacerdotes védicos divergem quanto à época em que os mantras foram registrados por escrito. Alguns eruditas datam os primeiros registros por escrito das quatro escrituras védicas em 1000 A.C, embora a versão mais antiga existente do Rig Veda seja datada só no século XIV da nossa era.

A palavra mantra provém do sânscrito e tem muitas diferenças sutis de significado: “instrumento da mente”, “linguagem divina” e “linguagem da fisiologia espiritual humana” são apenas algumas de suas conotações. Embora os mantras sejam todos escritos em sânscrito, essa língua não é mais falada nas conversas corriqueiras. No entanto, todas as práticas religiosas e tradições hinduístas são ensinadas, conduzidas e transmitidas em sânscrito.

A prática de mantras permite que os chakras “se liguem” com segurança e operem numa “voltagem” mais alta. Quando praticamos mantras sanscríticos, estamos aumentando a capacidade de retenção de energia espiritual pelos chakras. O poder dos mantras não provém de nenhum significado especial transmitido por suas sílabas, mas do efeito vibratório que eles criam quando são recitados repetidamente.

Além de energizar os chakras e atrair a energia do “circunstante”, o mantra também equilibra as energias masculina e feminina que atravessam o corpo, permitindo que a kundalini circule por ele.


Algumas verdades sobre os mantras:

- Os mantras são sons de base energética
- O mantra deriva seu poder do efeito energético produzido por seu som.

- Os mantras são também sons provenientes dos chakras - O mantra afeta tanto o corpo físico quanto sua consciência espiritual.

- O mantra - combinado com a intenção - aumenta os benefícios físicos e espirituais – Quando combinamos a energia física do mantra, a vibração sonora , com a energia mental da intenção e da atenção, aumentamos, fortalecemos e direcionamos o efeito energético do mantra.

- Os mantras só podem ser expressos em palavras de forma aproximada - O mantra vai ganhar uma definição baseada na experiência, ou seja, ele vai ficar conhecido pelos efeitos que produz.

- O mantra energiza o prana – Quando recitamos um determinado mantra visualizando um órgão interno banhado em luz, o poder do mantra pode concentrar-se nesse órgão com efeito positivo.

- Os mantras produzem energias comparáveis à do fogo – Os mantras invocam energias poderosas e, por isso, devem ser tratados com respeito.

À medida que vamos nos aperfeiçoando como praticantes de mantras, novas experiências podem nos ser proporcionadas. Certas pessoas podem começar a ver as auras. Outras podem perceber a entrada de uma energia misteriosa pelas mãos ou pelos pés. E a intuição começa a ficar muito mais aguçada.

A prática de mantras purifica e energiza o corpo físico, a repetição deles tem um efeito similar no corpo sutil. Mesmo a recitação de um mantra em voz extremamente suave afeta os chakras que correspondem aos centros nervosos do corpo físico. O simples fato de pensar num mantra – pronunciando-o mentalmente em silêncio - pode estimular o processo de remoção de impurezas espirituais, energizando os chakras e queimando karmas.

Para se alcançar objetivos espirituais precisos com os mantras, o número total de repetições pode para muitos parecer impossível : 125.000 ou mais. Mas para a solução de problemas mundanos ou materiais, as regras são bem diferentes e o número de repetições muito menor, lembrando de repetir o mantra com a maior freqüência possível por um determinado período de tempo.

Alguns Mantras:

Om Shanti Om [Lê-se om chanti om] – Repetido muitas vezes, induz a um estado de relaxamento, calma interior e bem-estar.
Om Namah Shivaya [Lê-se om namachiváia] – Relacionado ao Deus hindu Shiva, que representa o poder da consciência.
Om Sri Ganeshaya Namaha Om Ganesha Om [Lê-se om siri ganechaiá namarrá om ganecha om] – Relacionado ao Deus hindu Ganesha , da alegria e dos caminhos, facilita a abertura e a finalização de processos.
Om Hanumate Nama [Lê-se om ranumate namá] - Relacionado ao Deus Hanuman, renova as alegrias e reforça a mente.

Maiores informações podem ser acessadas na comunidade Mantras no Orkut http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1781571

Incredible India! (slogan do governo indiano)

Om Shanti

2 comentários:

  1. Oi Querida...
    mesmo não conhecendo o seu Swapan, diz a ele que desejo que ele seja muito feliz! E linda a postagem de hoje. Beijos
    Om shanti

    ResponderExcluir
  2. seu blog .. vou anexa lo ao meu para poder ler sempre!
    Obrigada por divivir!
    OM NAMAH SHIVAYA!

    ResponderExcluir