31 de março de 2007

Mahavira (Jainismo)


Nâmaskar


Eu já estive em 3 templos jainistas em Kolkata e confesso que gostei muito deles. Bill Clinton, quando ainda era presidente dos EUA também esteve no mesmo templo coberto por mosaico de espelhos que eu estive.


Como hoje é um dia de celebração para os Jainistas, pois hoje é celebrado o aniversário do Mahavira, resolvi postar esta matéria sobre essa religião peculiar aqui da Índia.


O Jainismo foi originalmente, como o budismo, seu contemporâneo, um movimento de reforma dentro do hinduísmo.


Tomou depois forma como religião independente e existe até os dias de hoje, com mais de dois milhões de adeptos na Índia, concentrados sobretudo ao norte do país.


A palavra "Jainismo" ou "Jinismo" tem sua origem no verbo sânscrito "Jin" que significa "conquistador". O Jainismo foi criado no século VI A.C. por Vardhamana, conhecido como Mahavira (Grande Herói). Segundo alguns, contudo, o Jainismo teria surgido dois séculos antes, com Parsvanatha, cujo título honorífico de "vencedor" (jaina ou jina, donde jainismo), também dado a Mahavira, teria sido a origem do nome desta religião. De qualquer forma, coube a Mahavira desenvolver a nova religião.


Como Buda, ele pertencia à casta guerreira, na qual o movimento teve origem.
Tanto o Jainismo como o budismo reagiam contra as concepções existentes sobre a divindade e adotavam posição não-teísta.


Ambos, budismo e Jainismo, no início, protestavam contra o regime de castas e os privilégios dos brâmanes.
Não acreditando em deuses, espíritos ou demônios, os jainistas adotam uma metafísica muito complexa e até contraditória.


Dualistas, afirmam que o universo está dividido em duas categorias últimas e eternas: os seres vivos ou almas (jiva) e as coisas inanimadas ou materiais (ajiva). Entre as últimas distinguem quatro categorias: matéria, movimento, repouso e tempo.
Já os seres vivos constituem uma combinação de alma e matéria, reunidas pelo
karma (ação) e divididos em oito classes com inúmeras subdivisões.
A salvação consiste em liberar-se dos laços materiais e alcançar o nirvana.


No Jainismo o princípio do
ahimsa (não fazer mal a nenhuma criatura) é muito mais rigoroso do que no budismo, o que os torna vegetarianos rigorosos.


Mahavira foi um homem dos mais interessantes, só que pouco se ouve falar dele no ocidente. Era contemporâneo do Buda, nascido no mesmo solo indiano, mas dizem que os dois mestres espirituais nunca chegaram a se encontrar.

Mahavira foi o paradigma do asceta, o rei da disciplina e do autocontrole. Mas seu maior legado à humanidade talvez seja o conceito de
ahimsa, ou não-violência que ele pegou do budismo. A mesma idéia que Mohandas "Mahatma" Gandhi, dois mil e quinhentos anos depois, tentou popularizar na Índia.

Mas o que é
ahimsa, a não-violência? Uma boa definição é a seguinte: não causar nenhum mal a nenhum ser vivo, seja em ação, palavra ou pensamento.


O conceito é simples, mas aplicá-lo em nossas vidas não é fácil. Já não resolvemos mais no braço as pendengas da vida, mas nossa língua e nossa mente continuam craques em ferir as pessoas com quem convivemos.

Os jainistas mais radicais não caminham sem varrer o chão à frente, com receio de pisar nalgum inseto. Acham que toda vida é uma só vida, e que deve ser respeitada. Eles carregam sempre consigo uma espécie de espanador e sempre espanam o local antes de sentar, para não sentarem em nenhum ser vivo. Outra caracteriza é o fato de usarem máscaras de tecido branco na boca (como Michel Jackson) para não engolirem nenhum organismo vivo.


Há duas divisões básicas entre os jainistas, os Digambar e os Shwetambar. Os Digambar andam sempre nus, inclusive em público, mas nunca vão presos e a sociedade aceita perfeitamente os peladões caminhando pelas ruas do país.


Os Shwetambar vestem roupas brancas e não são adeptos do nudismo.


Por favor leia no arquivo do Indiagestão a postagem Mahamastakabhisheka

de 15 de fevereiro de 2006, onde eu explico um pouco sobre esta celebração jainista que sem dúvida nenhuma é a mais importante de todas para seus seguidores.


Incredible India! (slogan do governo indiano)

Om Shanti

3 comentários:

  1. olá! achei muito legal a matéria!
    eu me interesso muito por jainismo e é sempre difícil encontrar informações em português. no orkut as comunidades em português estão meio paradas, então acabo tendo que me virar com sites em inglês.
    gostaria também de conhecer mais brasileiros que compartilhem o mesmo interesse.
    Sandra, adorei a iniciativa, obrigada pela matéria!

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado...sempre....adorei tudo....
    já passei no blog e deixei 3 comentários....
    as vezes fico sem responder pois estou trabalhando muito...mas sempre
    leio e adoro seus emails....com suas lindas mensagens e surpresas....uma
    que eu achei toda especial foi a daquele grupo de dança das meninas
    surdas...que maravilha aquilo....não tive coragem de jogar fora,,,,vejo
    quase todo dia....acho lindo....
    não tenho tido tempo nem de escrever em meu blog...mas já estou
    pensando em algumas matérias que deverei comentar...é só sobrar um
    tempinho...rsrsrsrsrs...

    obrigado pelo carinho...
    e que deus te abençoe sempre...
    beijocas ....minha também,musa inspiradora....rsrsrsrsrs...
    Kaka

    ResponderExcluir
  3. Querida Sandrinha,

    Se voce achou este livro tao ruin e fraco, dramalhao mexicano, porque perder seu tempo e o nosso em falar nisto! tempo eh tao precioso,e ha tantos livros bons, talvez seja falta de assunto, ou de mais tragedias, coisas pesadas da India, que voce tanto gosta de relatar , em nome de uma verdade.E NA VERDADE, SO DEUS SABE! o motivo por tras, desta sua revolta com a INDIA, que eh o que eh, seus relatos nao mudam nada, os indianos sao felizes como sao. E na verdade voce deveria ter cuidado com a palavra, para nao dessiminar racismo, fobismo, como muitos estrangeiros teem com o BRASIL, e paises pobres. Venho lendo seu blog, mas desculpe ! ha muita negatividae nele, talvez por isto voce so viva doente, com indigestao e diarrreia.Tente ser FELIZ NA INDIA, HA CHANCE DISTO. Sujeira(e calor) na India nao ha como escapar, so se mudar de PAIS. Quem sabe ir morar em Cingapura, La eh a perfeicao da higiene, se cuspir na rua ou mijar vai para cadeia, leva umas lapadas de bambu tambem.Se morar na India tem que se respeitar este pais, como queremos que os estrangeiros respeitem nosso pais brazil. O Brazil nao eh muito diferente da India. So melhora na higiene, tudo o que voce relata tem la, mortes das mulheres por violencia, criancas mortas em rituais de magia negra, brasileiros querendo ir morar nos EUA, se sujeitando a todo tipo de perigo, inclusive uns morrem na travessia do deserto do Mexico, brasileiras se prostituindo na Europa( trafico de escravas brancas ), eh sem fim. So difere da INDIA eh que somos mais limpos. Gente sem dente, desdentados ao monte. por isso devemos ser humildes, nao somos EUROPEUS, OU NORTE AMERICANOS. Somos tambem pobres, tem mijo nas ruas, gente sem dente, problemas a bessa, crimes terriveis, violencia sem par(inclusive contra as mulheres). E este eh o nosso BRAZIL querido. E penso que nenhum brasileiro gostaria de ver um BLOG igual ao seu, falando das terriveis coisas do BRAZIL. NAO VALE A PENA. So tras infelicidade,racismos e fobismos este tipos de abordagens pois esquecemos de como eh nosso verdadeiro PAIS, sem LENTES COR DE ROSA. Humildade eh um grande valor. Mude a abordagem, e voce ficara boa de vez da diarreia, e de indigestoes. Continue contribuindo sim, seu esforco eh valido, mas reflita no que escreve, se vem da revolta de viver na India, ou se eh realmente porque voce acha isto! Ha muitas coisas interessantes para se relatar da India, as vezes voce o faz, mas infelizmente , escreve muito , gosta de relatar e RESALTAR AS DESGRACAS que acontecem aqui, as infelicidades que acontecem. E muitas vezes na sua visao particular de classe media, que nao eh a realidade de todos, eh a sua , sua visao deste mundo, muito particular, muito sua, de seu bairro, do estilo de vida sua. Bem boa sorte desejo para voce, e espero que voce realmente se cure desta revolta e amargura com a INCRIBLE INDIA!
    beijos,
    Daniele
    Dani

    ResponderExcluir