8 de março de 2007

Dia Internacional da Mulher


Nâmaskar
Hoje ao longo do dia no blog da globo http://satelite.globolog.com.br/ irão aparecer postagens minhas contando como é ser mulher aqui na Índia e haverá também a participação de outras blogueiras de outros países (tudo em português).

Não deixe de ler as postagens feitas especialmente para este Dia Internacional da Mulher.

Parabéns e felicidades a todas vocês minhas queridas amigas, por este dia especial!! Dia Internacional da Mulher! (escrito em rosa que é bem feminino e para deixar os homens me xingando hahahahaha)

A Trajetória de Vida da Mulher na Índia - Parte I
Para muitos este dia pode ser um dia comum como outro qualquer e para uns poucos pode até parecer ridículo terem criado um dia especial para as mulheres, mas para nós mulheres de um modo geral e especialmente para aquelas, que como eu, moram em um país estrangeiro de cultura ulta machista, com certeza é um dia para celebração. E para as mulheres indianas é literalmente um dia de celebração da vida!

Sim, é uma verdadeira celebração da vida, pois até nascer mulher aqui na Índia não é fácil.
Nascer, viver e morrer é um verdadeiro sacrifício para as mulheres neste país onde se cultua a Mãe Divina e tantas outras deusas poderosas. Por isso mesmo a Índia acaba sendo o país mais contraditório e demagógico que existe. Por um lado adoram e louvam Shakti o poder feminino de Deus e por outro matam as meninas mesmo antes de nascerem. Não lhes dão se quer chance de existirem!

Nascer, é o primeiro desafio de uma mulher na terra de Parvati. A cultura indiana rejeita os bebês do sexo feminino ainda no ventre da mãe. A situação é tão grave que o próprio governo indiano está muito preocupado com a diferença quantitativa entre homens e mulheres no país. Há cerca de 35 milhões de homens a mais do que mulheres na Índia pelo simples fato das meninas serem assassinas ao nascer ou ainda dentro da barriga da mãe.

Na tentativa de reduzir este grave desnível entre homens e mulheres o governou passou lei proibindo todas as mulheres grávidas de fazerem exame de ultra-sonografia. Somente mulheres com gravidez de alto risco podem fazer este exame, mas mesmo assim o médico está proibido de informar o sexo do bebê para os pais. No entanto centenas de clínicas e hospitais continuam fazendo o aborto seletivo de fetos femininos. Quando se descobre pelo ultra-som que o feto é feminino, o aborto é feito imediatamente. A decisão é sempre tomada pelo marido e as esposas apenas fazem o que lhes é ordenado, apesar de muitas delas serem contra e quererem ter uma filha. O estado de submissão da mulher indiana é inimaginável em pleno século XXI.

Em agosto de 2006 foi encontrado um poço atrás de uma clínica ilegal de aborto com 35 fetos femininos. A clínica só foi descoberta porque uma funcionária da clínica que foi demitida quis vingar-se dos ex-patrões e os denunciou à polícia. O médico Dr. Pritan Singh e sua esposa Amarjit Kaur foram levados em custódia pela polícia. Mas o mais trágico com certeza é o assassinato dos bebezinhos femininos após o nascimento. Muitos pais sem recursos, não tem como pagar pelo exame ilegal de USG e tem que esperar até o nascimento da criança para saberem se é menino ou menina, para então poder livrar-se do fardo. No geral é o próprio pai que cuida de matar o bebezinho fêmea.
Madre Teresa, uma verdadeira santa em vida dizia aos indianos, “não faça aborto, não mate as bebezinhas, traga para mim que eu cuido” e realmente ela cuidava mesmo!! Que lição de vida, desprendimento e moral foi esta mulher!

Deixo aqui minha homenagem a esta grande mulher que fez pela população carente o que nenhum indiano jamais fez. Uma mulher que dedicou sua vida a cuidar não somente das meninas abandonadas, mas também dos leprosos, doentes, mendigos e moribundos. Uma vida inteira de bom exemplo, caridade, solidariedade e muito trabalho árduo e infelizmente ainda tão pouco valorizada pelos cidadãos do país que tanto ela amou e no qual morreu. Só quem morou em Calcutá como eu morei por três anos é que pode ter a verdadeira noção da grandeza espiritual desta mulher!

Incredible India! (slogan do governo indiano)
Om Shanti
Leia também a postagem Eu Não Era Mais Virei do dia 13/06/2006 neste blog.
Foto: Retirada da Internet (http://www.abortionno.org/World/india.html)

16 comentários:

  1. Oi Sandrinha, parabéns para você também. Adorei sua postagem e comentários, quero que saiba que sou solidária as mulheres indianas e de outros países que ainda as veem com olhos apenas de reprodutoras. Sei que o Planeta está mudando e com ele as pessoas que o habitam, tenho certeza que num futuro não muito distante, as mulheres voltarão a ter seu lugar ao sol.
    Beijos no coração de todas as leitoras deste blogger OM Shanti

    ResponderExcluir
  2. Querida, que lindo vc homenagear a Madre Tereza.... agora sim, esse dia ganhou um sentido muito maior para mim!!!! Parabéns para vc tb amiga, grande mulher, está fazendo sua parte tb ao nos mostrar a verdade! Beijos,
    Liliana

    ResponderExcluir
  3. Olá Sandra, feliz dia das mulheres para todas aí da Índia, apesar de saber que mulher feliz aí tá difícil!
    Adorei as suas postagens no G1. Excelente trabalho digno de muita admiração e respeito. Tenha em mim um fã. Muitos beijos...

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandra,

    Espero que esteja tudo bem contigo e com a tua familia.

    Só hoje tive oportunidade de visitar o site onde estão as tuas postagens alusivas ao Dia da MULHER :)

    Gostei muito de ler os teus artigos e também de contactar com outras mulheres que, como tu, estão a morar noutros paises, com costumes e culturas bem diferentes daquelas que estavam habituadas.

    É curioso ver as diferenças existentes de país para país. Contudo, seja de uma forma ou de outra, existe sempre maus tratos às mulheres. A India e o Afganistão estão no ranking das mulheres mais mal tratadas de sempre.

    Esperemos que um dia haja igualdade para todas nós, aqui em Portugal, na India, no Afganistão, em Marrocos, Itália etc. Esperemos que um dia, principalmente nos paises onde a mulher está abaixo de bicho, sejamos tratadas como seres humanos que somos.

    Ontem perguntaram-me: "Dia da Mulher??!! Porque que não há o Dia do Homem??!!" Apenas respondi: "Já viste alguma estatistica onde relate maus tratos e abusos fisicos e psicologicos em relação ao homem?"...

    Que a geração futura seja mais tolerante, compreensiva e cheia de amor pelo proximo, como não conseguimos ainda sê-lo.

    Beijocas

    Swásthya

    Tania

    ResponderExcluir
  5. Ola Sandra, ja li os posts, ficaram otimos, uma cutucada nas feridas
    sociais, mas com classe. Hoje foi um dia inspiradissimo. Vc nao tem
    idiia do impacto positivo que tem na vida das pessoas, com certeza isso nao tem preço.

    Um abração a parabéns pelo dia de vocês! (não só por esse mas por
    todos,porque todo dia é dia da gente, da mulher, do homem, da criança, dos avós,
    etc. rs.)

    Jansen

    ResponderExcluir
  6. amei ver voce no g1, amiga...
    adorei as postagens e achei ótimo saber sobre a posição das mulheres em várias partes do mundo...
    beijos mil e continue a ser brilhante...
    como voce é...
    te adoro

    Ka

    ResponderExcluir
  7. A-DO-REI!!!
    parabéns mesmo!
    tudo de bom!
    Bruna

    ResponderExcluir
  8. Oi Sandra, estou lendo o G1 e já fiz até alguns comentários (o da oftalmologia na India, o da Mafalda/Suzanita na Argentina e dois no Afeganistão. Estou adorando saber sobre as mulheres do mundo!
    Bjs.Veronica

    ResponderExcluir
  9. Que sociedade complicada,não? Tem certos casos em que é impossível aceitar algumas tradicões e valores culturais.

    claudia

    comentou no G1

    ResponderExcluir
  10. muito interessante os comentários sobre a dura realidade das mulheres no mundo. Após ler sobre a ìndia deduz-se que no Brasil nós estamos em condições boas, ou seja, existem lugares no mundo que a mulher ainda é tratada como objeto e nesse aspecto já evoluímos bastante.O restante é muito respeito e isso somos nós mulheres que temos que plantar só assim colheremos, portanto vamos lá... igualdade de expressão sim mas de atos não, ser igual ao homem desvaloriza o importante é saber os limites e conquistar seu espaço com muito respeito.
    comentário no G1

    ResponderExcluir
  11. Fiquei chocata ao ler esse relato. Hoje ainda estava lendo em um blog uma mulher que se perguntava qual foi a louca de querer que seus direitos sejam reconhecidos. Acho que a situação dessas mulheres na india pode responder a qualquer pergunta:

    Feliz dia das Mulheres!!

    Juliana

    comentou no G1

    ResponderExcluir
  12. joga uma bomba e acaba com a p**** desse país.

    comentário no G1

    ResponderExcluir
  13. Como sofrem as mulheres indianas. ..Com certerza ninguem esperava tudo isso ai na India. Parabens pela coragem e forca! Feliz dia Internacional da Mulher!
    Lana.
    comentou no G1

    ResponderExcluir
  14. Sandra, parabens pelo seu dia, pela materia publicada, vamos orar por aqueles que sofrem, abraços
    Luiz
    comentou no G1

    ResponderExcluir
  15. Nossa! Os textos desse blog são emocionantes, simples, envolventes e verdadeiros. Parabéns pela homenagem à Madre Tereza e por postar sobre a situação das mulheres da Índia de uma forma singular. Apesar de nunca comentar, acompanho sempre que posso.

    Melina.

    ResponderExcluir
  16. Olá Sandrinha:

    Confesso que este dia me faz um pouco de confusão, isto porque o dia das mulheres deveria ser todos os dias!Mas é bom que exista pois muitos já se habituaram a ler e a ouvir notícias sobre maus tratos de mulheres e crianças pelo que essas notícias se tornaram iniferentes caindo no esquecimento!Assim pelo menos neste dia relembramos a muitos que apesar de nos encontrarmos no século 21 ainda existem países que vivem como há 3 séculos atrás.

    Viva as mulheres!

    Joka grande P.

    ResponderExcluir