14 de fevereiro de 2007

Bengalês (Bengali)


Nâmaskar

Excertos do livro “Autobiografia de um Iogue” por Paramanhansa Yogananda, sobre sua língua natal – o Bengalês (Bengali)

Capítulo 1 - Meus Pais e Minha Infância

“Entre a confusão interna de idiomas, habituei-me, pouco a pouco, a ouvir as sílabas bengalis de meu povo”.

Ainda nesse mesmo capítulo, como nota de roda pé, temos a explicação:

“Babu (senhor) é aposto aos nomes em Bengalis”.

Mais adiante, encontramos:

... “Ela me ajudava no estudo de minha primeira cartilha em Bengali ...”

Capítulo 12 - Anos no Eremitério de Meu Mestre

“Sri Yuktéswar falava fluentemente inglês, francês, bengali e hindi; seu sânscrito era satisfatório”.

Capítulo 23 – Recebo Meu Diploma Universitário

“Aconteceu um incidente significativo por ocasião de meu exame em língua Bengali”.

“Nossos jovens bengalis, em geral, passam facilmente no exame de bengali ...”

Capítulo 35 - A Vida Crística de Lahiri Mahasaya

“A letra e a assinatura de Láhiri Mahásaya, em língua Bengali, ...”

Bengali é a língua-mãe de muitos dos grandes gurus indianos como, por exemplo meu guruji Paramahansa Yogananda, Lahiri Mahasaya, Yukteswar Giri, Ramakrisha Paramahansa, Swami Vivekananda, Ananda Moyi Ma, Rishi Aurobindo e outros menos conhecidos no ocidente.

Rabindranath Tagore, renomado escritor indiano, escreveu sua grande obra Gatanjeli primeiramente em Bengali e depois a traduziu para o inglês. Isso lhe valeu o prêmio Nobel de literatura. Tagore foi o primeiro cidadão (asiático), fora do eixo EUA-Europa a receber essa premiação.

Paramahansa Yogananda, assim como todos os bengaleses e indianos em geral, era fascinado pelas obras de Tagore, e dedicou o capítulo 29 de “Autobiografia de um Iogue”, a falar sobre esse quase “herói nacional”.

Eu fui visitar o museu, onde estava em exibição a estatueta do prêmio Nobel que Tagore recebeu. O museu fica dentro do complexo universitário criado por Tagore, e onde estudou a falecida primeira ministra Indira Gandhi; mas infelizmente, não cheguei a vê-lo. Tive um mal-estar e desfaleci já dentro do museu. Fui levada ao pequeno posto de saúde que fica dentro do campus universitário e nunca mais voltei ao museu. Dois anos atrás o Nobel de Tagore foi roubado e até hoje não foi recuperado.

Bengali ou bengalês, é uma língua descendente direta do sânscrito, enriquecida por palavras do inglês e do português! Os povos que dominaram a Índia por muitos anos influenciaram essa língua.

Bengali, para sua surpresa, é a terceira língua mais falada no mundo!!! Isso se deve ao fato de não ser somente falada na Índia, mas também de ser a língua oficial do país vizinho, Bangladesh.

Incredible India! (slogan oficial do governo indiano)

OM Shanti

2 comentários:

  1. para mais informaçõe sobre a língua bengali ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bengali

    ResponderExcluir
  2. Sandra,

    Você será feliz em saber que bengali é a segunda língua doce no mundo logo após espanhol. Bengali tem palavras com todos os sentimentos de emoções humanas que (i pensam), não tem outra língua no mundo.

    ResponderExcluir