19 de fevereiro de 2007

20 Milhões no Ganges


Lua nova atrai 20 milhões de indianos para o Ganges

Nâmaskar

A notícia abaixo é da BBC Brasil

Cerca de 20 milhões de indianos devem se banhar nas águas do rio Ganges nesta sexta-feira, o principal dia do festival Ardh Kumbh, que começou no dia 3 de janeiro.

O festival, que dura 45 dias, deve reunir 70 milhões de pessoas na cidade de Allahaba, no norte da Índia, segundo um porta-voz dos organizadores, PN Mishra.

O movimento de peregrinos se concentra nesta sexta-feira: a noite de Lua nova, ou Mauni Amavasya, se transforma no dia de melhor augúrio no festival hindu.

É o dia em que o Sol, Lua, Vênus e Mercúrio estão no signo de Capricórnio, um alinhamento raro e perfeito dos planetas, segundo a crença dos devotos.

Todas as estradas que levam ao local do festival estão lotadas de peregrinos. Um fluxo constante de peregrinos está chegando à área desde a manhã de quinta-feira.

O local está repleto de homens portando cobertores sobre os ombros, mulheres carregando crianças pequenas pela mão.

Movimentação

O festival está ocorrendo na confluência de três dos rios mais sagrados para os hindus - o Ganges, o Yamuna e o Saraswati.

Diz a mitologia hindu que na área pingou um néctar divino quando deuses e demónios travaram uma batalha celestial.

Acredita-se que o banho no Sangam - o local do festival - purifica o corpo e a arma, e ajuda no alcance da salvação.

A área Mela, que ocupa vários quilômetros, foi transformada em uma cidade de barracas com milhares delas, grandes e pequenas, cobrindo cada pedaço de chão.

Não é permitido o trânsito de veículos nas estradas que levam ao rio e milhares de policiais e soldados paramilitares foram enviados e estão em toda a cidade para assegurar a ordem na movimentação dos peregrinos.

Sob os olhos alertas das autoridades de segurança, centenas de comerciantes vendem guirlandas de flores e doces, cordas sagradas e latas para retirar água do Ganges.

Alegria eterna

Liderados por homens sagrados chamados sadhus, os fiéis cobrem o corpo de cinzas e correm para o rio usando nada além de guirlandas de flores.

A maioria sai do rio depois de um mergulho rápido, mas outros ainda ficam por um tempo.

Acredita-se que dar um mergulho no rio vai trazer alegria eterna para o banhista.

Mas muitos não sabem por que o dia de Mauni Amavasya é tão especial.

"Não sei o significado deste dia. Mas meu Guru sabe, ele me disse para vir e é por isso que estou", disse Narayan Das, que veio de Gwalior, Madhya Pradesh.

Incredible India! (slogan oficial do governo indiano)

Om Shanti

2 comentários:

  1. 20 milhoes????UAU!Sera que eles contraem alguma doenca, tipo hepatite? As aguas sao sujas, nao sao? Mas sem duvida deve ser fantastico este Festival!!!Adoraria ver ao vivo!
    Bjs,
    Lana :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandrinha que lindo, você já presenciou essa manifestação religiosa?
    Eu sempre que posso, vou a Minas ver a Folia de Reis e a Congada, duas festas populares que reunem pessoas muito simples que cantam e dançam. Não são tão numerosos, mas é muito lindo de se ver. Beijos no coração Elci. OM Shanti

    ResponderExcluir