29 de setembro de 2006

Rang De Basanti


Nâmaskar

Sou admiradora do trabalho do ator indiano Amir Khan e meus filmes favoritos são MANGAL PANDEY e 1947 EARTH.

Um de seus filmes, LAGAAN já havia participado do Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro, mas não venceu.
É um filme interessante, porém como não gosto de cricket achei o filme razoável, mas sei bem que para quem aprecia este esporte o filme com certeza é visto como bom.

Agora outro filme de Amir Khan foi escolhido para representar a Índia no Oscar; RANG DE BASANTI vai disputar a categoria de melhor filme estrangeiro juntamente com WATER da produtora e diretora indiana Deepa Mehta que concorrerá pelo Canadá. (Leia as postagens ‘WATER’ de 20 de setembro de 2005 e 04 de abril de 2006 neste blog).

Eu assisti aos dois filmes e ambos são bons.

Em minha opinião o filme Water não foi contundente e poderia ter explorado mais a questão das mulheres viúvas na Índia, mas com tantos ameaços de morte é óbvio que Deepa Mehta teve que atenuar o tom do filme.

Rang De Basanti começa bem, desenvolve bem mas o final não é bom e não agrada. O filme é de caráter nacionalista e voltado aos jovens indianos, não sei se irá convencer os americanos.

Resumindo, se fossem somente esses 2 filmes a concorrer eu daria o Oscar ao WATER.

***

Uma vez que o assunto de hoje é filme, e que você já sabe que os indianos copiam filmes e músicas ocidentais (inclusive lambada), se puder não deixe de assistir ao E.T. indiano!!!

Isso mesmo, o filme KOI...MIL GAYA é uma cópia descarada do famoso filme E.T., mas mesmo assim não deixa de ser uma gracinha. O ETzinho indiano é azul, vale a pena assistir se você tem um coração de criança. :)

***

Alerta para quem estiver vindo para Delhi agora:
Os casos de dengue tem aumentado e ontem faleceu uma mocinha de 17 anos, filha de 2 médicos (mãe pediatra e pai anestesiologista), num dos mais famosos hospitais da capital.

A morte da moça, que morava em bairro nobre da zona sul (Vasant Vihar) serviu para alertar as autoridades que o problema da dengue não se restringe somente aos bairros pobres e favelas e que o mosquito já está atacando também nos bairros dos diplomatas e políticos. Assim sendo, finalmente a prefeitura de Delhi vai mandar passar o carro e fumaça (fumacê) pelas ruas e principais locais de procriação de mosquito.
Você está avisado e já sabe o ditado “repelente pouco é bobagem”, tem mesmo é que se besuntar toda em repelente!!!!

Incredible India! (slogan do governo indiano)

OM Shanti

4 comentários:

  1. Querida San,

    Adoro filmes estrangeiros e estou louca de vontade de assistir WATER.
    So consegui assistir FIRE e THE JOURNEY, adorei os dois.
    A noticia da morte da moca eh muito triste, mas pelo menos providencias serao tomadas para evitar mais tragedias.
    Se cuide.
    Beijos mils,
    Lana.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra!
    Há alguns dias achei sem querer o seu blog e desde então estou lendo todos os dias.
    Achei o máximo essa sua idéia de contar como é o dia-a-dia aí.
    Eu sempre gostei muito da Índia pela cultura, tradição e sempre tive muita vontade de ir aí.
    Fiquei chocada com algumas coisas que li no seu blog, não imaginava que as coisas fossem assim... Continuo com vontade de conhecer esse país fantástico, mas sem essa ilusão de que tudo são flores no país de Ghandi...
    Um grande beijo para vc, e continue com esse trabalho maravilhoso de desvendar a "incredible india"! Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Eii passando pra conhecer seu blog, e me encantei, estou fuçando todo por aqui.(rs)
    Deve ser muito diferente morar em um país tão longe de nossa terrinha , costumes tudo diferente ne, tenho muita curiosidade.
    Ofereço a vc o award Blog perola da net do lua em poemas com muito carinho e convido a participar de meus destaques. posso linkar seu blog junto aso links de meus amigos?
    Ops.. vc que esta tão longe de nosso pais venha matar as saudades com o meu trem mineiro uai sô...
    Bjs e um ótimo final de semana.
    Volta logo...

    ResponderExcluir