7 de setembro de 2006

Morning Raga


Nâmaskar = Namastê

Na segunda-feira eu havia feito um desafio as plagiadoras que copiam meu blog para escreverem ANTES de mim sobre um filme que trata de música e foi lançado em 2004, mas já vi que não o fizeram, portanto eu escreverei sobre o filme MORNING RAGA hoje.

O delicado filme MORNING RAGA foi escrito e dirigido por Mahesh Dattani.

Categorizado como ‘Drama’ o filme é na verdade um ‘Drama Musical’. Ele uni brilhantemente a tradicional música indiana RAGA com a música moderna.

Se você é uma amante de música com certeza vai apreciar muito este filme. Se você não conhece nada sobre música indiana este filme vai te ensinar muito pois vai te mostrar a antiga música tradicional do estilo Raga e a música moderna que os jovens gostam e curtem atualmente.

A frase ‘é uma verdadeira viagem cultural através da musica’ se aplica perfeitamente a este filme. O filme tem uma estória bem escrita (drama) e ao mesmo tempo é um filme doce e delicado.

A atriz principal Shabana Azni tem uma atuação impecável no papel da cantora de Raga do sul da Índia, Swarnlatha.

Clique no link abaixo e veja a música inicial deste excelente filme.

http://www.youtube.com/watch?v=PIYFIvhLO98

Mas o que é Raga???

Raga tem uma escala musical especial e movimentos melódicos específicos. Os ocidentais ainda não conseguiram defini-la completamente, talvez porque a Raga transcenda qualquer explicação musico-racional que se possa fazer.
Na fascinante mas complexa história da Raga, algumas sendo da época medieval, sabe-se apenas que as Ragas invariavelmente sofreram transformações através dos séculos, e muitas caíram em desuso.

Uma Raga deve evocar uma emoção em particular ou criar uma certa ‘atmosfera’, que é difícil definir. Como a própria palavra sugere, a Raga dever ‘colorir’ a mente, ou seja, estimular e levar o ouvinte a sentir certa emoção.

Temos Ragas específicas para certas horas do dia como a MORNING RAGA especifica para a manhã.

Temos também Ragas especificas para as estações do ano, primavera, verão, monções, outono, pre-inverno e inverno. (Na Índia consideramos 6 estações do ano!)

Portanto temos Raga para o anoitecer do inverno, o amanhecer do outono, a tarde da primeira etc. São muitos Ragas!!! A estrutura melódica de cada Raga é especifica para cada hora do dia ou da noite e a cada estação do ano. O Raga te põe no ‘clima’ certo para aquele momento especifico.

O que a Raga faz na verdade é te harmonizar para aquela hora especifica do dia ou da noite. Ouça a Raga da Manhã antes de sair para trabalhar e veja só como o período da manhã transcorre para você!

Se você puder, não deixe de assistir ao filme MORNING RAGA, e tenha com você um CD de Raga.

Leia também a postagem do dia 20 de Abril de 2006 no http://www.indiagestao.blogspot.in/ Instrumentos Musicais Indianos.

Agora veja como ficou a fusão entre a música moderna e a tradicional Raga.

Observe a classe e a elegância da atriz Shabana Azni vestindo um lindo sari vermelho nesta cena do filme Morning Raga.

http://www.youtube.com/watch?v=5pOXtE14uQM

Postagem inspirada no meu amigo Kaká. Obrigada querido!!

Om Shanti

4 comentários:

  1. Oi Sandra! Eh incrivel como a primeira Raaga causa realmente emocoes na gente! Eu me senti muito bem ouvindo a primeira musica. A segunda eh legal mas nao tive as mesmas sensacoes. Sandra como eh bom ler o teu blog, eh muita cultura, muita informacao, a gente se sente um pouquinho mais informado cada vez que visita o teu maravilhoso blog! Muito obrigada de coracao.bjos e fica sempre bem tah?

    ResponderExcluir
  2. Eu prefiro o Indi(a)gestao!!!!

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADO ?
    MEUS DEUS,SANDRA...
    NÃO AGRADEÇA....
    NÓS QUE TEMOS O PREVILÉGIO DE CONTAR COM ESSE BLOG ,ÚNICO E MARAVILHOSO, É QUE TEMOS QUE LHE AGRADECER...
    VOCE SABE QUE SE NÃO FOSSE ESSE SEU TALENTOSO TRABALHO DIÁRIO EM NOS INFORMAR SOBRE ESSE PAÍS,EU NÃO TERIA CONHECIDO NEM O CINEMA E MUITO MENOS A MÚSICA DAÍ...
    HOJE SOU UM APAIXONADO PELA MÚSICA INDIANA E ADORO OS FILMES TAMBÉM....POR TANTO...
    MUITO OBRIGADO A VOCE... SEMPRE...

    MIL BEIJOCAS DO SEU MIGUXO,KAKÁ...

    ResponderExcluir
  4. sobre esse filme que voce acabou de citar para nós....saiba que já o estou baixando ...tenho certeza...que será maravilhoso...
    e já estou procurando o cd também....

    muito obrigado pelo carinho de sempre e por mais essa homenagem...

    eu não to dizendo....
    pra você...é obrigado sempre....rsrsrsrsrsrs....

    ResponderExcluir