30 de setembro de 2006

Ioga – Parte 6 - Laghu Sankha Praksalana


Nâmaskar

Todos os sábados estarei postando sobre ioga.

ATENÇÃO: Não copie estas postagens sem autorização pois tem copyright (direitos autorais).

Continuação...

IOGA não é só Asana e Pranayama. Se você aprendeu somente asanas e pranayamas saiba que você não aprendeu a verdadeira ioga indiana, mas sim uma adaptação para ocidentais.

Laghu Sankha Praksalana

Esta atividade é especificamente benéfica a pacientes com constipação crônica, obesidade e diabete.
Neste caso também água quente é consumida e asanas são praticados. Durante este caso, somente 7-8 copos de água devem ser tomados e nada mais. Isto facilita a passagem de fezes 3 – 4 vezes e o estômago ficará limpo. Depois disso, se quiser, pode fazer também Vaman Dhouti.

Note: os benefícios são como mencionados acima. Nenhuma dieta especial deve ser seguida. Depois da atividade, coma kichari com uma pequena quantidade de ghee. A noite, chapati e vegetais podem ser ingeridos. No dia desta atividade, é melhor não consumir leite, leite com manteiga.

Ganesa kriya (Purificação básica)

Molhe o dedo indicador esquerdo em óleo de rícino. Enfie cerca de 3 cm no reto e gire para todos os lados para excreção de fezes. Lave as mãos e faça novamente do mesmo modo. Assim, remova toda a quantidade de fezes do reto. Este processo deve ser feito após defecar. Os dedos não devem ter unhas longas. Corte as unhas e lixe muito bem.

Benefícios: Esta ação fortalece os músculos internos e externos do reto, que previne constipação, etc. O restante das fezes no reto após defecação, podem ser facilmente removidas com esta ação, assim não se sofre de hemorróidas etc.
Esta atividade é extremamente benéfica para pacientes sofrendo de hemorróidas. Eles devem fazer este exercício todos os dias.

3. Basti

Sugar água ou ar pelo reto e purificar o intestino grosso chama-se Basti. É de dois tipos – jal Basti e Pavan Basti. Para aprender este processo, é preciso obter experiência em nouli madhyama, uddiyana bandha, e vama-Daksina nouli.

(a) Jal-Basti

Método:
■ Fique em pé em água limpa, que está no nível do umbigo, e então faça esta atividade. Esta ação também pode ser feita enchendo uma grande banheira com água e sentando-se em Utkatasana.
■ Sente-se em Utkatasana e pegue um tubo de madeira com furo de 18-21 cm de comprimento e 1.5 cm de largura.
Ambas as extremidades da vareta devem ser lisa e besuntadas com algum líquido lubrificante, e inserida no ânus. A outra ponta da vareta deve permanecer submersa na água.
■ Expire e faça madhyama nouli enquanto faz uddiyana bandha e mula bandha.
Assim a água será sugada até você não respirar mais.
■ Antes de inspirar, feche a outra ponta da vareta com o dedo. Novamente expire e sugue a água como antes. Repita isto 5-6 vezes para encher o intestino grosso com água suficiente.
■ Agora remova a vareta, fique em pé faça nouli. Com isto a água esparramará no intestino e o limpará.
■ Quando nouli é virada para o lado direito haverá uma vontade de defecar, e então defeque.
■ Este processo pode ser feito sem a vareta ao ficar em pé na água como mencionado antes e fazendo uddiyana bandha e mula bandha e sugando a água para cima.
Quando isto é feio corretamente a abertura do anus torna-se mais larga automaticamente e a água é sugada para dentro. Acrescente um pouco de suco de limão na água. Este processo deve ser feito pela manhã, após a defecação.

Benefícios:
■ Basti purifica o intestino grosso, o que cura a constipação, etc. O calor do estômago é removido, o que cura doenças relacionadas ao sêmen como emissão noturna, etc. Esta ação é mais benéfica que enema. No enema, a água é passada pra dentro com pressão, neste caso, o intestino grosso continua inativo. Isto resulta na expansão e acordar do intestino grosso. Entretanto, no Basti, o intestino suga água por sua própria força, o que permite o fortalecimento do intestino ao invés de acorda-lo.

(b) Pavan-Basti
Método:
Agache-se, e como mencionado acima, expire e faça uddiyana bandha, madhyama nouli e mula bandha, o ar será sugado para dentro. Deste modo, sugando a para dentro e então jogando pra fora chama-se Pavan Basti.

Benefícios:
■ Mesmos como mencionado acima. Mas no caso anterior, isto é, Jal Basti, fezes saem, enquanto neste caso somente ar poluído sai. Assim sendo, este processo é benéfico para problemas relacionados a gás e hemorróidas. Também aumenta o poder de digestão.

Incredible India!

OM Shanti

2 comentários:

  1. Olá Sandra

    Puxa, fica difícil comentar esses métodos de yoga. Parece coisa de faqui!
    Acho que tem quer ter um corpo indiano, com o embrião e as
    células geradas na India !
    Será que o benefício compensa o esforço ?
    Talvez, o conseguir e a coragem de praticar a "prática", é que sejam o benefício, o ser deve ficar bem mais desapegado do próprio corpo, depois de se exercitar introduzindo em si tubo de borracha, bastão de madeira, água no sentido inverso, sem medo das consequências...porque dá para curar gases, homorróidas e outros problemas gastro-intestinais, com métodos mais singelos .
    Ah ! Voce podia postar sobre a ayurvedica .
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Vixi não sabia que eles enfiam borracha no Fiofó e olha que eu fiz ioga. M

    ResponderExcluir