2 de setembro de 2006

Ioga - Parte 3 - NETI



Nâmaskar

Todos os sábados estarei postando sobre ioga.

ATENÇÃO: Não copie estas postagens sem autorização pois tem copyright (direitos autorais).

Continuação...

IOGA não é só Asana e Pranayama. Se você aprendeu somente asanas e pranayamas saiba que você não aprendeu a verdadeira ioga indiana, mas sim uma adaptação para ocidentais.

Dhouti, Basti, Neti, Trataka, Noli e Kapala-bhati, são seis atividades que foram ensinadas aos seguidores do caminho da ioga. Todos os aspirantes da ioga devem pratica-los regularmente. Eles estão descritos detalhadamente abaixo:

Neti: Aceitar tipos diferentes de fluidos pelo nariz chama-se Neti.

Tipos de Neti:
(a) Jal Neti, (b) Sura Neti, (c) Ghrta Neti, (d) Tail Neti, (e) Dugdha Neti

(a) Jal Neti:

Método: Adicione 10 gr de sal de rocha em um litro de água, aqueça para deixar morna e ponha na vasilha a ser usada para Neti.
O período da manhã é ideal para se fazer Neti. No caso de uma doença em particular, pode ser feito duas vezes ao dia. Ponha o canudo da vasilha na narina direita e mantenha a narina esquerda levemente para baixo. Abra um pouco a boca e respire pela boca. A água começará a sair pela narina esquerda por si só.
Similarmente, faça o mesmo com a outra narina. Se não houver fleuma, o Neti pode ser feito lentamente sem o sal, usando água fria. Aqueles sofrendo de coriza e catarro devem fazer somente com água salgada morna. Aqueles que não tem fleuma devem começar a fazer com água morna e lentamente mudar para água em temperatura ambiente.
Neti cura resfriado e catarro mas algumas pessoas ficam resfriadas ao fazer Neti. Após o Neti, faça também Kapalabhati para que a água entrando ou já presa dentro dos sacos vazios possa sair, assim a pessoa não pega resfriado e catarro.

b) Sutra Neti:

todo: Sutra-Neti é feito com um fino cordão feito de algodão. O cordão deve ser molhado na água antes de inserir no nariz. Após molhar na água, deve ser levemente dobrado no final onde é aplicado cera, para que possa facilmente entrar na narina. Agora lentamente ponha o Neti dentro da narina direita e quando atingir a boca, remova lentamente com a ajuda da mão.

Note: No caso de Sutra-Neti não estiver disponível, um cateter tamanho 4/5 pode ser usado para este propósito. Sutra-Neti cria uma dor leve típica no nariz e garganta, portanto, após Sutra-Neti, ghrta-Neti ou Tail Neti deve ser realizado.

c) Ghrta Neti, etc:

Método: Sente-se numa cadeira ou deite-se numa cama dura e mantenha a cabeça levemente suspensa para trás. Com a ajuda de um conta-gotas ou uma pequena colher, despeje 8 a 10 gotas de ghee morno nas narinas. Deste mesmo modo é feito Tail-Neti. Beber leite pela narina chama-se Dugdha Neti.
Após obter proficiência em Jal Neti, deve ser feito Dugdha Neti. Em Dugdha Neti, o leite não é permitido sair pela narina como no caso do Jal Neti, o leite deve ser lentamente engolido.

Benefícios:

Em Hath-ioga Pradapika, está escrito que Neti purifica a testa, melhora a visão e cura rapidamente todas as doenças do corpo acima da garganta.

“Kapala-sodhani caiva divya-drsti-pradayini
Jtrurdhva-jatarogaugham Netirasu nihanti ca”


Neti definitivamente cura coriza e catarro, e outras doenças kaphaja. É extremamente benéfico em problemas nos olhos, branqueamento dos cabelos, dor de cabeça e outras doenças. O propósito do Neti não é somente limpar o nariz mas também proteger a membrana fleumática (e torna-la mais forte) contra poluição externa, partículas de poeira, fumaça, calor, frio, bactéria e outros germes. Algumas pessoas possuem uma membrana sinovial muito sensível, que fica irritada por estímulos atmosféricos. Isto chama-se alergia. Neti reduz a sensibilidade da membrana sinovial e cura todos os problemas. Em algumas pessoas, o osso do nariz aumenta. Nesta situação a sinusite pode ser curada com Neti em estágio inicial.

Para mim essa coisa de colocar líquidos nas narinas me dá desespero. Nunca nem gostei de colocar descongestionante nasal. Em fim, o Neti é uma prática MUITO antiga aqui na India e os indianos me garantem que é muito boa.

Incredible India! (slogan do governo indiano)

OM Shanti

2 comentários:

  1. Me deu uma sensacao muito ruim so de ler os procedimentos! Mas eu acredito nestas tecnicas antigas, so nao sei se teria coragem de fazer!!!! Muito bom o assunto de hoje! Valeu Sandra!

    ResponderExcluir
  2. oiiiiiii

    deu de novo..


    essa coisa de lavar o nariz, achei que era coisa de alemao !!!
    Sério mesmo, marido ganhou da sogra, um duschnase : lava-nariz, é de plastico azul, com um cano longo prá lavar o nariz , aquela coisa que vc sabe como é.
    Também veio com um saquinho de sal.
    Eu pessoalmente acho muito estranho e nojentinho, mas sei qeu onde água lava limpo é.
    Sou muito a favor de inalacoes,e eu faco sempre que fico resfriada, mas lavar as narinas, nao sei nao, , mas quando a gente se depara com essas coisas que a gente nao conhece , que nao é do nosso costume, estranhamos mesmo, agora é uma surpresa prá mim ler sobre isso e que é um coisa indiana!
    Olha só.. . a vida é emsmo cheia de surpresas !

    beijao

    angela

    ResponderExcluir