15 de setembro de 2006

Aliança com Índia Prejudica Brasil


Namastê = Nâmaskar

O artigo abaixo NÃO foi escrito por mim. É de Daniel Gallas da BBC Brasil

Aliança com Índia Prejudica Brasil na ONU, dizem analistas

A aproximação entre Brasil e Índia dentro do Fórum de Diálogo do Ibas (que reúne os dois países e a África do Sul) prejudicou as intenções brasileiras de ingressar como membro permanente no Conselho de Segurança da ONU, segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil.
Ao formar uma aliança com a Índia na questão da ONU, o Brasil ganhou a oposição de Paquistão e China nas discussões de reforma do Conselho de Segurança.

"Sob o ponto de vista da reforma da ONU, que foi um dos motivos para a criação do Fórum, o Ibas fez pouco sentido, pois se transformou em um 'abraço de afogados'", avalia o professor Marco Aurélio Cepik, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que estuda as relações de segurança entre os países do Ibas.

"Acabamos nos aliando com os inimigos dos nossos amigos, o que prejudicou a nossa relação com a China, com quem temos uma importante parceria estratégica no campo espacial."
Brasil e Índia também fazem parte do G4, grupo que pleiteia o ingresso dos dois países, além da Alemanha e do Japão, no Conselho.

Fórum do Ibas

Brasil, Índia e África do Sul formaram o Fórum de Diálogo Ibas em junho de 2003. O objetivo da união, segundo a Declaração de Brasília assinada naquele ano, é examinar temas da agenda internacional com uma visão de cooperação Sul-Sul (que defende a união de países em desenvolvimento em torno de interesses comuns).

Nesta quarta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra com os chefes dos governos sul-africano, Thabo Mbeki, e indiano, Manmohan Singh, no primeira reunião de cúpula do Fórum.

O bloco, segundo os especialistas, é mais importante como união política do que econômica.
“O Ibas e o G20 (grupo de países em desenvolvimento que negociam a questão agrícola na Organização Mundial do Comércio) são o auge do conceito de cooperação Sul-Sul”, afirma o professor do departamento de Ciência Política da USP Amâncio Jorge de Oliveira.
Segundo ele, apesar da aproximação recente entre Brasil e Índia através do Ibas, os dois países têm votado de forma oposta em diferentes foros multilaterais, sobretudo na Assembléia Geral da ONU.

“Ainda falta convergência entre Brasil e Índia em diversas questões, sobretudo sobre segurança. Já entre África do Sul e Brasil, há grande afinidade nas votações em foros”, afirma Oliveira.
De acordo com Cepik, da UFRGS, isso acontece porque Brasil e África do Sul são potências médias, enquanto a Índia dialoga “um nível acima” com as grandes potências.

Efeito positivo

Apesar das diferenças, os especialistas afirmam que há efeitos positivos da aliança entre Brasil, Índia e África do Sul.

Segundo Cepik, a aproximação dos países tem efeitos positivos nas negociações comerciais.
“A defesa de interesses comuns entre países grandes, sobretudo em negociações comerciais, mostra que Brasil, Índia e África do Sul não são um bando qualquer de protecionistas. A união mostra que a posição comercial dos países é forte e legítima”, diz ele.

Na reunião desta quarta-feira, o Fórum do Ibas pretende inaugurar um grupo de trabalho para elaborar um acordo de livre comércio entre a Índia, o Mercosul e a União Aduaneira da África Austral (Sacu, na sigla em inglês). O Mercosul já tem acordos bilaterais assinados com a Índia e com a Sacu. A implementação ainda depende de aprovação nos congressos brasileiro e argentino.
“O Ibas é um caso em que a diplomacia tenta induzir uma relação comercial, e não o contrário. Isso pode produzir resultados bons na sociedade”, afirma Oliveira.


http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/09/060912_ibas_dg.shtml

OM Shanti

5 comentários:

  1. querida San,

    nao consigo olhar para a cara do lula, por que sera????? hummmm let me think. Tem outros presidentes no qual nao consigo ver fotos tambem, sera que sao tao feios assim??????? TOO BAD.
    Boa sorte para o Brasil e para India.
    bjs amiga,

    lana

    ResponderExcluir
  2. Toda essa "democracia" e politica soa em linguagem infantil assim: eu quero isso entao vou ser amiguinho deste. ah mas tu es amiguinho daquele??? entao nao sou mais teu amigo!!!! so vou ser teu amigo se tu nao for amigo dele...sei que to viajando na maionese mas isso tudo me irrita! E os seres humanos se intitulam "racionais"! Acho que to nos meus dias hehehehehe

    ResponderExcluir
  3. A ONU está se mostrando um antro de beatas fofoqueiras... Como diria Ângelo Gaiarça (psiquiatra e psicoterapeuta): muita gente convivendo junta muito tempo = salseiro! O Brasil coitado não cansa de dar cabeçada nas suas pífias "relações internacionais". Se fosse uma potência com "P" maiúsculo (EUA, Japão, Alemanha, etc.) tudo bem. Mas nada que vem da China presta (parceria eletrônica e espacial?! fala sério! abro aqueles radinhos de pilha MADE IN CHINA pra ver os componentes eletrônicos amassados feitos de lata). E a catástrofe de Alcântara (explosão de foguete "espacial" - ainda no chão - com 20 e poucas pessoas carbonizadas)? O motivo? Segundo o Jornal Nacional: incompetência, acúmulo de funções, falta de segurança, materiais e componentes de péssima qualidade, etc. (que novidade...). Surpreendentemente a puxada de tapete veio de nada mais nada menos que da Bolívia: depois que a Petrobrás construiu uma empresa de refino a partir do zero, todos os funcionários foram expulsos do país. Agora eu pergunto: com tanto pilantra de carreira no Congresso vai dizer que ninguém previu esse golpe? Alguém com certeza levou muita vantagem nesse processo ($$$). Entendo o Evo Morales e a necessidade de reafirmar a soberania do país, ele viu a oportunidade e aproveitou (como aquela máxima, clichê entre advogados, que diz: "eu não te roubei, você que me deu", e fica por isso mesmo, bem-vindo à escola de golpistas). O único motivo pelo qual o Brasil não iniciou uma guerra é o fato das Forças Armadas Brasileiras serem instituições falidas e sucateadas cujo papel principal é servir de fachada (papel figurativo) e de cabide de emprego, triste, mas é a realidade. China, Bolívia (vixe!), Índia, qual será o próximo? Somália? Aí tem coisa, que personagens obscuros estão ganhando dinheiro por baixo dos panos com essas "parcerias" internacionais?

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandrinha:

    Bem, receava um pouco isto....a Índia acaba sempre por sair favorecida...Sineramente ainda não percebi qual a estratégia deles, mas confesso que tenho que dar a mão à palmatória.Eles são mesmo bons!!!!!Como será que eles conseguem?
    Realmente lamento que o Brasil fique prejudicado neste processo...

    Jokinha grande P.

    ResponderExcluir
  5. MUITO LÚCIDO SEU COMENTÁRIO JANSEN, SÃO, PPOUCOS BRASILEIROS HOJE EM DIA QUE ASSUMEM A FALAR, MESMO QUE TENHAM SE ARREPENDIDO DE TEREM VOTADO A FAVOR DEATA ENRASCADA NA QUAL O BRASIL SE METEU, TOD DIA É ESCANDALO...MAS PARACE QUE O "ROUBA MAS FAZ(POUCO", FOI ASSIMILADO PO AQUI, O MALUF TANTO PREGOU EM MENSAGENS SUBLIMINARES QUE A CONSCIENCIA COLETIVA ASSIMILOU, TANTO QUE AINDA TEM UM MONTE DE SEGUIDORES.

    PREVINO QUE NÃO SOU NEM DE LÁ NEM DE CÁ, A MINHA OPINIÃO APENAS REFLETE AQUILO QUE OBSERVO.

    ACABEI DE ESCREVER A RESPEITO DESTE ACORDO...QUEM SE BENEFICIA..? "AQUELE" QUE MAIS PROCURA FATOS PARA SE EXPOR AO MUNDO, APARECER NOS JORNAIS..ME PARECE UM POUCO O JEITO DO HUGO CHAVEZ.

    VIROU UMA OBESSÃO, FREUD DEVE EXPLICAR ISSO.

    QUANTO AO EVO MORALES NA BOLIVIA, FOI BEM ISSO" EU NÃO ROUBEI RECEBÍ DE PRESENTE DO MEU CAMARADA QUE ME DEU EM NOME DO SEU POVO".

    FARCS,PCC,PT,PLANTADORES DE COCA,BICHEIROS,NEM SEI NO QUEM ISSO VAI DAR.

    BEM, CONTANTO QUE O "OME", RECEBA A SUA APOSENTADORIA DEPOIS DE DOIS "NAMANDATOS", O RESTO FICARÁ PARA A HISTÓRIA.

    ENFIM, CONTINUAREI REZANDO.

    ANANDAKIRTAN

    OM SHANTI

    ResponderExcluir