8 de agosto de 2006

India - E-lixo do Mundo


Nâmaskar

Vocês bem sabem como eu sempre reclamo da falta de energia elétrica aqui em Delhi. O hospital Shyam Lal Eye Hospital recebeu uma multa de 5 mil Reais por não ter ligado a luz de emergência rapidamente durante uma cirurgia de catarata onde o paciente acabou ficando cego.
O hospital demorou mais de 15 minutos para ligar a luz de emergência quando durante uma cirurgia de catarata a eletricidade acabou. O resultado foi que o paciente perdeu a visão, se fosse uma cirurgia cardíaca o paciente teria morrido.
O paciente recebeu o equivalente a 600 Reais como compensação.
E os estrangeiros vem para cá fazer tratamento médico porque é mais barato....

No sul da Índia, em Thiruvananthapuram, tem um templo hindu que nunca permitiu a entrada de mulheres na faixa dos 10 aos 50 anos. O templo machista chama-se Sabarimala e agora terá que enfrentar a justiça pois um grupo de mulheres advogadas está entrando com uma petição alegando que esta proibição viola os artigos 14, 15, 25 e 51 da Constituição que propaga a igualdade de direto a religião e a liberdade.

Enquanto isso, o sacerdote do templo foi fotografado nu com duas mulheres e foi afastado do cargo; em seu lugar, agora está seu filho. E a putaria continua....

Os indianos que geralmente casam com esposo/a arranjado pela família, deram mais um passo em direção a tecnologia. Aliza Alim na Índia casou-se via Internet com Alishan Zaidi em Dubai.
Toda a cerimônia foi feita frente a uma webcam. Este foi o primeiro casamento virtual feito em Lucknow capital de UP.
Resta a pergunta, como foi a noite de núpcias? ;-)

Delhi está se tornando a capital do e-lixo. A atividade vem aumentando dia-a-dia e como não há lei que regule esta atividade, cada um faz o que quer como quer. Todos os dias são desmantelados cerca de 900 computadores e 3500 televisores.
70% deste e-lixo vem de países desenvolvidos que não querem arcar com os riscos de danos ao meio ambiente.
A indústria de desmantelamento emprego mais de 15 mil pessoas. As pessoas que trabalham nesta atividade não tem idéia do risco que correm.
As cidades de Mumbai e Chennai são as que mais importam e-lixo e rapassam para Delhi, para que seja desmantelado aqui, pois é na grande Delhi que ficam as indústrias de reciclagem.

Incredible India

Om Shanti

Um comentário:

  1. Oi Sandra!!
    Quanto tempo. Minha vida corrida estava me impedindo de entrar no blog. Mas hoje me dei este tempinho. Até gosto quando demoro pra entrar porque tem muitas coisas novas pra ler. Fiquei triste pelos seus gatinhos. Como eles estão? Você está dando soro caseiro pra eles? Olha estou enviando Reiki a eles. Espero que fiquem bom logo!
    E vc. fique com Deus e continue firme aí.
    Um grande beijo.
    Graça

    ResponderExcluir