8 de junho de 2006

Trânsito


Nâmaskar

Hoje, atendendo ao pedido do Fábio e da Elaine aqui vai uma postagem especial sobre o trânsito na Índia.

Descrito em todos os guias de viagem como ‘caótico’, o trânsito na Índia na verdade é uma verdadeira aventura! Se você assistiu ao filme Indiana Jones e gostou, com certeza vai se divertir muito no trânsito indiano!

Ainda com poucos semáforos, a figura do “guarda de trânsito” é uma constante. Em pé o dia todo, se arriscando no meio do trânsito maluco e respirando altas doses de poluição, este é com certeza um emprego de risco!!

A direção fica do lado direito no veículo (estilo inglês) e tem-se que trocar a marcha com a mão esquerda; ótimo para os canhotos.

Teoricamente há sim mão e contramão, o difícil é ver isso na prática. Todos fazem o que querem e dirigir na mão errada pra encurtar caminho é algo normal e aceito pelo consenso geral. Que mal há? :-)

Seta e farol baixo são coisas desconhecidas por aqui, ninguém usa. A noite só mesmo farol alto pra cegar o outro, se não, não tem graça, oras! Seta, o que é isso? Pra que serve? Eles não usam mesmo, afinal pra que inventaram a buzina???

Buzina e freios é pra se usar! E MUITO!!!!!!! Na verdade quanto mais melhor! E por que não??? É tão melodioso o som de 40 buzinas ao mesmo tempo; especialmente em frente a escolas e hospitais. Cacofonia nada, é pura melodia para os ouvidos indianos!!!

Divertido mesmo é ver os motoristas de autoriquixás dirigindo com o pé esquerdo pra cima e mais legal ainda, vê-los usando o pé pra dar sinal pra virar à esquerda. Entendeu agora por que não se usa seta? Porque usa-se o pé!


Incredible India! (Este é o slogan do governo indiano)

OM Shanti


.

6 comentários:

  1. Hahahahahaha, meu, me caguei de rir com a história do pé.

    Agora imagine esta turca chegando em Peshawar, a primeira vez no subcontinente indiano.

    Sir Ali dirigindo a la indiana, subindo em cima de calçadas pra cortar caminho, usando e abusando da buzina. Cabras, ovelhas, burros, caminhões, tuktuks, ônibus coloridos... Tudo misturado.

    Notei um furo no teto do carro, perguntei o que era.

    "Ah, foi uma bala perdida"

    Ah?

    Ah...

    Nunca fui tão feliz com meu Pegeout popular nas ruas de Higienópolis. Isso é o paraíso.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandrinha, como você disse, deve ser muito legal dirigir na Índia, aventura!!! adrenalina!!! é um esporte radical!!! Agora: ca entre nós, fiquei com pena dos guardas, ainda mais no calor escaldante que faz aí.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  3. Estou terminando de ler o seu Blog todo (comecei ontem a noite, com certeza vou reler mais vezes) e já recomendei como leitura obrigatória para todos os meus amigos. Foi um verdadeiro achado de Antropologia, Sociologia, História e Política. Adorei o seu estilo jornalístico franco e direto sem rodeios. Nunca aprendi tanto em tão pouco tempo, muito obrigado e parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Aeh, "das India" , boa idéia! Vou falar com a galera de O Globo,"o maior jornal do país" pra fezerm uma matéria sobre seu blog e comsequentemente com vc, moça bacana! Que chic! Depois, páginas na Veja e até Ilha de Caras, uau! Programa da Hebe, Faustão, viva a minha amiga que vai virar celebridade! Partino agora para o jornal, vou agitar esta parada *A*G*O*R*I*N*H*A* !!!!!!!!!!!
    Beijocassssss cariocasssssssss

    ResponderExcluir
  5. Olá Sandrinha:

    Sem comentários ao trânsito indiano!!!!!
    Nunca vi tanta infracção de trânsito como aqui e em tão pouco tempo....ainda em Portugal se queixam do aumento doas caso de contra-mão...é porque ainda não tiveram na Índia ;)
    Regras ohoh essas podemos importa-las e legisla-las para sermos como os paísews ocidentais...mas agora cumpri-las...dá muito trabalho!!!
    No primeiro mês aqui na ìndia todas as vezes que andava de táxi ou de autoriquexó ia bem coladinha ao assento, com os olhos sempre bem fechadinhos e com o coração na boca!!!!!O que vale é que ao fim de algum tempo habituamo-nos (com excepção do barulho das buzinas que eu não suporto e do constante cuspir dos motoristas....ah e do bom cheirinho que deles emana!!!!É já para o banhinho meu menino digo eu muitas vezes ;)
    Mas algo curioso pelo menos que eu tenho constatado aqui em Nova Deli, é que apesar do trânsito caótico e das constantes infracções, os acidentes são poucos...mas também quando se dão são muito sérios e bem feios de se ver!!!!

    Fica bem...

    Joka da Paulinha.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sandrinha:

    De facto o trânsito indiano é caótico.....isto só visto!!!!!
    Nunca tinha visto tanta infracção na vida…..é que regras nem cumpri-las….importa-las e legisla-las até é giro, assim parecem-se com os ocidentais….mas cumpri-las….dá muito trabalho!!!!Bem, sinais esses nem vê-los!!!!!
    E ainda em Portugal se queixam do aumento no nº de casos de contra mão…eh eh eh ehe eh é porque ainda não estiveram na Índia!!!!!!
    No primeiro mês aqui na incredible Índia todas as vezes que andava de táxi ou de autoriquexó, ia coladinha ao assento, com os olhinhos bem fechadinhos, a soltar sempre um “cuidado!!!” (como se o indiano me percebe-se!!!!) e com o coração na boca…..
    Mas depois acabamos por nos habituar, com excepção do barulho das 40 buzinas ao qual não me consigo habituar e também ao constante cuspir dos motoristas que mete nojo….ah e é para não falar no cheirinho “perfumado” que eles exalam….é já para o banhinho meu menino!!!!! ;)
    Por incrível que pareça na minha opinião, e pelo que tenho constatado aqui em Nova Deli, apesar do incumprimento de regras, do trânsito caótico, da condução aos sss,da falta de sinais entre outras coisas, não há muitos acidentes……mas também quando ocorrem são bem sérios…..Outra coisa com a qual me deparei e que é bastante engraçada e curiosa (que nós em Portugal não sabemos o que é)….é que os indianos não são nada stressados e agressivos a conduzir…quando batem ou riscam os carros dos outros não se zangam com a mesma facilidade com que acontece no meu país e em alguns países da Europa em que tal acto pode sair bem caro. Simplesmente trocam meia dúzia de palavras, mas foram poucas as vezes em que verifiquei agressividade neles….simplesmente limitam-se a seguir em frente como se nada se tivesse passado…aqui não me parece ainda existir o fenómeno de condução agressiva/raiva como acontece na América (que eles tanto adoram) e na Europa.
    Bem, se pensarmos bem, eles até tem regras pois quem tem sempre prioridade são os camiões e autocarros (são os maiores), seguidos dos carros, depois os autos e motas e no fim as bicicletas e os peões, e é claro é que para andar é sempre a buzinar….são regras de facto só que são regras indianas!!!!!!!

    Jokinha Paulinha :)

    ResponderExcluir