1 de junho de 2006

Respostas

Namastê

Mais um mês se passou e aqui vão as respostas às suas perguntas.

Isabella Clarindo: Sei de 4 histórias de brasileiras que não agüentaram morar na Índia e foram embora. Uma era mulher de um brasileiro que morava aqui e as outras, esposas de indianos.

Emara do Mato Grosso: Agradeço seus elogios para o blog e assim que tiver tempo disponível postarei algumas estórias que rolam aqui na Índia para crianças.

Agradeço também os elogios para com o blog do nosso querido Jackson, Valmir, Tayhta, Antônio e Stefania. OBRIGADA!!!!!!

Priscila: Porque as mulheres indianas aceitam ser segunda ou terceira esposa é complicado pra explicar em detalhes, mas basicamente elas não vêem nada de errado nisto visto que ocorre a mais de 5 mil anos e é aceito pela sociedade; não é tabu e as esposas não são discriminadas.

Sim, comportamento não-indiano, mesmo que por parte de estrangeiras, não são vistos com bons olhos; os indianos esperam que você adapte-se à sua cultura e faça tudo exatamente igual ao que eles crêem que seja correto. Eles acreditam que estao sempre corretos.

Luizão: Certa vez um dos muitos monarcas mongois disse que preferia ter várias esposas pois assim elas ficavam brigando entre elas e não lhe enchiam o saco!

Laís Mezzari: Quanto vc tirou de nota no trabalho da faculdade???

Vocês todos são bem-vindos a usar informações do blog em seus trabalhos escolares, mas poderiam pelo menos dar um feedback pra mim depois, assim como mencionar o blog na bibliografia do trabalho.

Karina, Geciara, Stefânia, Paula e Elaine: Obrigada por compartilhar suas opiniões e experiências quanto ao Efeito E.T. aqui na Índia. Valeu!!!!!!

Jackson: “Existe algo neste país que lhe dá esperança?”

Sim, tenho esperança porém sou realista, sei que o processo é muito lento, assim como os indianos em si.
Desde 1999 quando vim pra cá já vi muitas coisas mudarem para as pessoas dos aglomerados urbanos (na zona rural nada mudou). Agora temos Coca Cola quando antes tínhamos somente uma imitação chamada Thumbs Up.
Em 2000 foi introduzida a pizza (de forno comum, ainda não temos de forno a lenha).
Temos MacDonalds porém sem sanduíche de carne, só tem de frango e peixe e um monte de coisas vegetarianas horríveis.
Temos alguns shopping centers pequenos mas bem sortidos.
Já consigo encontrar vinho embora não consigo compra-los pois são importados e MUITO caros para o meu humilde padrão indiano.
Temos até complexos de cinema com 6 salas exibindo diversos filmes.
A globalização e a entrada de multinacionais tem tornado minha vida mais fácil e um pouco mais feliz aqui neste país. É tudo muito lento e gradual, mas em 6 anos já vi bastante modificações. A Índia está se abrindo e eu estou sorrindo!!

“Existem pessoas conscientes desta realidade (baixa estima)?”

Olha, para mim eles não são conscientes não, pelo menos é isto que tenho observado desde que vim pra cá.

Incredible India! (Este é o slogan do governo da Índia)

OM Shanti

2 comentários:

  1. "É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas
    do modo mais simples" - Ralph Waldo Emerson

    É isto que temos no Indi(a)gestão!
    Obrigado Sandra por ser sempre atenciosa!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra,passei aqui outra vez e como sempre adorei suas postagens,eu tbem tenho pessimas experiencias em outros paises mas acho q India seria inesquecivel como vc demonstra nesse blog.E pensar q um dia quase gastei num pacote prai,ainda bem q desisti,tenho um amigo indiano q mora aqui e me desanimou ma epoca.Bom,eh isso,sempre estarei por aqui,muito legal mesmo,beijos!

    ResponderExcluir