13 de maio de 2006

Feliz Dia das Mães !!



Enquanto o Dino está dodói, deixo aqui antecipadamente minha homenagem ao Dia das Mães.

Mãe, tô longe mas continuo de amandoooooooooo!!!!!!!!!!!!
Feliz Dia das Mães!!!

A maioria das fontes é unânime acerca da idéia da criação de um Dia da Mãe. A idéia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos.

Nessa ocasião, a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton – encarnados para as mães ainda vivas e brancos para as já desaparecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.

Segundo Anna Jarvis seria objetivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais activo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, atos de afeto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia da Mãe. Face à aceitação geral, a sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.

A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe. Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia da Mãe com pouco conhecimento de como tudo começou.

No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 96 anos atrás. Apesar de ter passado quase um século, o amor que foi oficialmente reconhecido em 1907 é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial. E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos põe no mundo.

Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas atualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.

No Brasil a introdução desta data se deu no RIO GRANDE DO SUL, em 12 de maio de 1918, por iniciativa de EULA K. LONG, em SÃO PAULO, a primeira comemoração se deu em 1921.

A oficialização se deu por decreto no Governo Provisório de Getúlio Vargas, que em 5 de maio de 1932, assinou o decreto nº 21.366. Em 1947, a data foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica por determinação do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros Câmara.

No Brasil
O primeiro "Dia das Mães" brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado.

Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-das-maes.htm

Queridas mamães, tenham todas um lindo e muito feliz Dia das Mães!!!!!!

Beijos indo-brasileiros pra todas vocês!!!

Com muito carinho

Sandra

2 comentários:

  1. convidei sua mãe, mas ela não quis vir - seremos eu e mami!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandrinha!!!!!!!! Td bem com vc??

    Cheguei ontem ao Brasil!! Estou com muitas saudades de vc e da Índia!! Acredita que estou com saudades da Índia??!!!! hehehehe

    É verdade!!!! Vivi momentos inesquecíveis aí!! Foi uma experiência incrível mesmo e nunca me cansarei de agradecer a vc!! Sim, porque se fiz boa viagem, se curti muito estar aí... foi muito por sua ajuda, seu carinho, apoio e amizade.. e claro de Swapam tb!!!

    Obrigada demais amiga!!!

    Ah.... e me apaixonei na Índia!!! Sim... quem diria né!! Quem poderia imaginar que iria me apaixonar por um indiano.... estou com saudade e terei que voltar logo para a India!!! É sério amiga... e agora estou aqui morrendo de saudade!!

    Mas não foi só por isso que gostei tanto da Índia. Esse país me ensinou lições que levarei para o resto da vida... talvez algumas lições tenham sido sofridas de se aprender... pode ser que eu tenha aprendido com a dor... mas nunca me esquecerei td o que a Índia me ensinou, a forma como mudei meu olhar, minhas concepções, enfim... muita coisa mesmo!!!

    Super obrigada por ter me ajudado, e por ser essa pessoa tão querida, tão doce, tão carinhosa!! Nunca me esquecerei de vc!!!

    Bjão

    ResponderExcluir