19 de abril de 2006

Silvia e Ana, na India


Namastê

Oba, fico feliz em saber que o blog inspira vocês!!


Aqui vai a participação da Ana e da Silvia para o Indiagestão. Elas vieram para ficar 6 meses mas so aguentaram ficar 1 mes.

Um mundo diferente

Quando a Sandra nos pediu para escrever nossa opinião sobre a Índia, confesso que ficamos um pouco assustadas. O que escrever sobre um país tão diferente e “estranho” aos olhos ocidentais.
Bem, leitores do Indiagestão, para nós a Índia é um país de contrastes, surpresas e choques a cada olhar. Até aí, nada de novo! Mas é estando lá e convivendo com o povo indiano que essas características se tornaram reais. A cultura tão diferente, a alimentação, os idiomas, as vestimentas, os hábitos enfim, tudo, absolutamente tudo, nos é dado de presente para aprender mais sobre a humanidade e assim, respeitar as diferenças.

Não é um país fácil para se visitar. Esqueçam as mordomias de qualquer outra viagem, as facilidades para os visitantes e a tranqüilidade das férias. A Índia não dá tréguas aos que se aventuram por lá. O dia-a-dia é conturbado e cheio de dificuldades, no se fazer entender, no driblar o assédio dos indianos que sempre querem negociar uma mercadoria ou um serviço, na alimentação muito distante dos nossos padrões, nas camas duras de fribra de coco, no calor escaldante e nos cuidados com a saúde e higiene, só para citar alguns.

Nossa viagem foi dedicada a conhecer o país e sua gente. Mas a Índia nos ensinou muito mais, nos ensinou a superação de limites, estar abertas a descobertas e a muita diversão.

Ana Paula Dini e Silvia Lenzi
Jornalistas e escritoras
anadini@uol.com.br
s.lenzi@uol.com.br

Foto: (da esquerda para a direita) Silvia, Sandra, Ana


.