28 de abril de 2006

Mundo Estranho (Revista)



Namastê

Abaixo você encontra as respostas originais que forneci ao jornalista Tiago Jokura da revista Mundo Estranho. Uma revista da Editora Abril dedicada ao público jovem.

Em janeiro deste ano saiu na revista uma pequeníssima parte dessa entrevista na página 64 como você pode ver na foto. Muitas partes do artigo da revista são informações NãO fornecidas por mim; a entrevista original segue abaixo.

Revista: MUNDO ESTRANHO

BALADA QUE PEGA
Você pode me informar nomes de bares, lanchonetes oudanceterias em que o pessoal costuma se reunir (seriabem legal saber quanto custa a entrada, em que cidadeficam e tal...)?
Café Coffee Day, Barista, MacDonald’s são lanchonetes espalhadas pelas grandes cidades indianas como Delhi, Mumbai, Bangalore, e que fazem MUITO sucesso com a rapaziada. Danceteria temos aqui em Delhi a Agni, custa 1200 Rúpias; Athena custa 1000 Rúpias; The Supper Factory custa 400 Rúpias; Orange Room custa 1000 Rúpias; Turquoise Cottage custa 800 Rúpias; My Kind of Place custa 1200 Rúpias; Buzz custa 800 Rúpias; DV8 custa 1600 Rúpias. Desculpe mas não conheço danceterias fora da grande Delhi.

DA BOCA PRA FORA:
Tem alguma gíria em hindi que literalmente signifiqueuma coisa, mas na gíria tem outro sentido? porexemplo, como no nosso "puxa-saco" que quer dizerbajulador ou "pão-duro" que quer dizer avarento...
Vou ficar te devendo essa. Mas os jovens gostam mesmo de falar em inglês, especialmente inglês Americano.

DA BOCA PRA DENTRO:
Ouvi falar de um tal Maharaja Mac... seria um sanduíche do McDonald's? o que vai nesse lanche equanto custa?
Chama-se Chicken Maharaja Mac e custa 59 Rúpias. É feito de frango grelhado e possui 2 andares tipo Big Mac aí no Brasil. Tem queijo, salada e um molho indiano muito bom!!! Temos ainda aqui o Filet-O-Fish que custa 49 Rúpias e é igual o nosso Mac Fish aí no Brasil. Mas esses lanches de peixe e frango não vendem tanto quanto o McAloo Tikki que é feito de batata e custa só 29 Rúpias. Lembre-se que a maioria das pessoas aqui são vegetarianas. Além dos lanches o MacDonalds aqui tem os WRAPS e a Veg. Pizza McPuff que é uma pizza fechada vegetariana e custa 19 Rúpias. O wrap vegetariano custa 45 e o de frango custa 55 e são na verdade um sanduíche enrolado na forma de um cilindro. O lanche Feliz custa 55 Rúpias e vem com um brinquedinho grátis pra criançada, igual como ai no Brasil. O sorvete e os milkshakes são horríveis e intragáveis. Falta leite, açúcar, chocolate, em fim são de péssima qualidade.

Existe algum salgado/lanche típico aí da Índia, doestilo do pastel, esfiha, torta? Estou perguntandoporque quero saber se existe algum prato daí que amolecada come na rua quando quer tapear a fome... meinforme o preço também, por favor...
Opa, o que não falta aqui é “street food”, saborosa e barata. A mais famosa e preferência nacional é a SAMOSA, Uma casquinha dura feito a de pastel recheada de batata, ervilha e amendoim. Temos ainda o Bhel Puri, uma salada coberta por molho de iogurte e molho de tamarindo com biscoitinhos salgadinhos; Kathi Roll feito de queijo fresco, carne de bode ou frango é um sanduíche enrolado em forma de cilindro; Paani Puri são casquinhas recheadas com purê de batata e muito molho de tamarindo. Pao Bhaji é batata amassada com limão e manteiga que acompanha um pedaço de pão com manteiga na chapa. Em geral todos custam por volta de 20 Rúpias cada e mata a fome!

HIT PARADE:
Quais são os principais músicos de Bhangra,atualmente?
Bhangra é uma música típica do norte da Índia e só faz sucesso mesmo com o pessoal do norte e com os indianos que moram em Londres. Fora isso ninguém curte bhangra. Os músicos são: Shazia Manzoor, Alaap, Amar Singh chamkila, Ranjit Mani, Bhinda Jatt, Kuldip Manak e muitos outros.

CONTROLE REMOTO:
Você pode mencionar quais os canais de TV indianospreferidos pelos jovens? e as novelas indianas, existem? fazem sucesso? dá pra mencionar e comentar alguma?
Sim há novelas aqui mas a moçada não assiste de jeito nenhum. Aqui novela é coisa de velho. As novelas não são nada como ai no Brasil, não fazem sucesso e são mesmo só para donas-de-casa de baixa instrução. As donas-de-casa classe média preferem assistir aos filmes indianos ou americanos que passam na TV. As novelas duram vários anos e são de somente meia hora.
Cada comunidade aqui tem seu próprio canal de TV, ou seja, temos canais em bengalês, em hindi, em urdu, em malalian, em marathi, em gujrati, em punjabi, em tamil etc. Cada comunidade assisti ao seus canais embora TODOS estejam disponíveis na TV. É canal que não acaba mais aqui impressionante!!! Mas altamente democrático também.
Os jovens preferem os canais em inglês tipo HBO, Star Plus, Star Movies, National Geographic, Travel & Living, Fashion TV, Star World e Discovery.


Om Shanti

Um comentário:

  1. essas materias são 10, eu estou utilizando essas informações em uma radio educativa evangelica, porque temos missionario em nova dheli , por isso procuro mostrarao
    ouvinte o que passam por la e muito bom que deus vos abençoe

    ResponderExcluir