13 de março de 2006

Trabalho Infantil


13/03/2006

Nâmaskar

A Elaine Predis me perguntou sobre trabalho infantil aqui na Índia, então aqui vai ...

Pobre por aqui tem filhos que é para po-los pra trabalhar e assim ganhar dinheiro.

O mais comum é usar as crianças para pedir esmolas, mas a coisa não pára por aí. As crianças indianas tem que pegar no pesado literalmente. Elas servem pra carregar pedras, areia, terra, tijolos, cimento etc. assim como para quebrar pedras, trabalhar na mineração, lavoura e tudo o mais que se possa imaginar.

As meninas já desde os 7 anos (sendo casadas ou não) servem como empregada doméstica, lavam roupas, cozinham, limpam chão, cuidam das crianças dos patrões e assim vai.

Tanto nas cidades como na zona rural, a vida das crianças pobres por aqui não é nada fácil. No campo elas cuidam dos animais, pegam água no riacho, cuidam dos irmãos mais novos, aram a terra, plantam, semeiam, colhem ...

Nas cidades elas trabalham em manufaturas, construção civil, industria têxtil, remam barcos, passam roupas, trocam pneu, lavam carros, cuidam da jardinagem ...

Criança não é criança por aqui, pelo menos não como os ocidentais pensam. Aqui criança é um humano pequeno e que tem que trabalhar para sua sobrevivência como qualquer outra pessoa.

Até alguns anos atrás ninguém ligava ou se importava com as crianças, não existiam ONGs para isso e quem começou isso por aqui foi a Madre Teresa que ficou horrorizada com a condição de vida da criançada e dos párias.

Aliás Madre Teresa foi uma das melhores coisas que aconteceu na Índia. Ela ensinou os indianos a ver as pessoas necessitadas com compaixão, e a respeita-las e cuidar delas com carinho e amor. Mesmo assim até hoje tem gente que não entende como e por que Madre Teresa gostava tanto de pobre e se misturava com "essa gente", mas isso é outra história...

Incredible India! (slogan do governo indiano)

Om Shanti

4 comentários:

  1. bem, não tá muito longe das crianças do Nordeste daqui não, né, Sandrinha? Pobre é pobre em qualquer lugar, que droga! Me lembro de no Maranhão eu "ganhei"uma menina pra cuidar de mim, isso em 1972 e continua assim até hoje, fora o turiso sexual, putz... Bjs, mana!
    ;*************

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandrinha, já vi documentários sobre a condição das crianças indianas, alguns até se parecem com as nossas, pois aqui ainda tem criança nas minas de carvão, lavoura e até prostituição. Agora...ainda bem que existem anjos que estão trabalhando para mudar essa situação. Como você bem lembrou, Madre Teresa foi um, que passou deixando um rastro de Luz.
    Vamos fazer brilhar a nossa Luz, ajudando na mudança, sempre tem algo a se fazer, é só pesquisar.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  3. GRANDE MADRE TEREZA DE CALCUTÁ

    SUA VIDA É UM EXEMPLO PARA TODOS NÓS.DE MIL NASCE UMA ALMA DESTE PORTE.

    ME TORNEI UM ADMIRADOR DESTA GRANDE SANTA CRISTÃ, DEPOIS DE ASSISTIR UM FILME QUE CONTAVA A SUA TRAJETÓRIA NA INDIA EM FAVOR DOS PÁRIAS, DAS CRIANÇAS E DOS POBRES. COMO COLOCARAM " POBRE É POBRE EM QUALQUER LUGAR ".CRIANÇA SOFRE EM TUDO QUANTO É LUGAR, AFRICA,ASIA, PAÍSES ARABES,NORDESTE DO BRASIL, E AÍ VAI.

    MAS SEMPRE DEUS EM SUA INFINITA MISERICÓRDIA TOMA FORMA ENTRE NÓS E VEM SOCORRER COMO GANDHI, MADRE TEREZA. DEPOIS QUE ELES SE VÃO FICAM AS SEMENTES PLANTADAS, E DAÍ ENTÃO PESSOAS COMO NÓS DEVEMOS SAIR DO COMODISMO DE FICAR CONSTATANDO A MISÉRIA, E FAZER ALGO PELA CRIANÇA MAIS PRÓXIMA, PELO DESFAVORECIDO MAIS PRÓXIMO,PELO INJUSTIÇADO MAIS PRÓXIMO. MESMO DANDO UM DINHEIRINHO, QUE SABEMOS QUE NÃO VAI MUDAR A SUA SITUAÇÃO IMEDIATA, MAS SERVE COMO ACALENTO DE QUE ALGUEM SE IMPORTA COM ELES. DAÍ O TRABALHO DE GANDHIS, E TEREZAS NÃO TERÃO PASSADO EM VÃO.

    OM SHANTI

    ANANDAKIRTAN

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo artigo, San. Comentei sobre ele no seu orkut. Realmente não está muito longe da realidade das nossas crianças nordestinas... Até aqui no Rio a gente vê as mães explorando as crianças... Precisamos de mais meia dúzia de "madres Teresas" espalhadas pelo mundo... Sou uma grande admiradora dessa mulher!!!
    Bjs, amiga.

    ResponderExcluir