17 de março de 2006

Sai Baba


17/03/2006

Nâmaskar

Hoje estou atendendo ao pedido da Carla carioca. Ela quer saber como os indianos vêem o Guru Sai Baba.
Para poder responder eu tive que perguntar aos indianos, eles me disseram o seguinte:

Há uns anos atrás Sai Baba foi um grande fenômeno por aqui e adquiriu inicialmente inúmeros devotos indianos. Atualmente o número de devotos indianos caiu consideravelmente. Esta queda teve origem em controvérsias envolvendo o Guru.

Certo dia o senhor Sargar que é mágico, foi a uma reunião do Guru e observou atentamente seus truques. Na ocasião o Guru materializava doces e os dava as pessoas como prasad (comida benta). O mágico voltou em outra reunião, desta vez preparado. Ao receber um doce das mãos do Guru, o mágico fez o mesmo truque de mágica e deu outro doce ao guru. Sai Baba ordenou aos seguranças para retirarem o mágico da platéia imediatamente e proibiu sua entrada permanentemente. Sai Baba não gostou nada de ver o mágico fazendo o mesmo truque que ele fazia. Desde então Sai Baba deixou de fazer o truque dos doces.

Em outra ocasião Sai Baba foi questionado por que não materializava objetos maiores que sua mão, como por exemplo um melão ou uma bola de futebol. Atualmente o Guru produz somente a mágica da cinzas com as mãos e não realiza mais o truque do pote de cinzas.

Um time de especialistas e cientistas da universidade de Bangalore e outras instituições quiseram estudar o Guru para provar sua veracidade. Como ele se recusou a se submeter a qualquer teste, acabou sendo desacreditado e perdeu muitos devotos. Os devotos tinham certeza que ele faria os testes e provaria sua santidade, quando ele se recusou, os devotos se decepcionaram muito e viram que realmente seus truques eram somente mágica de palco.

Passado o período e controvérsias das mágicas, novamente o Guru se viu envolto em problemas, desta vez de natureza sexual. Nesta ocasião o número de devotos indianos já havia caído e o número de devotos estrangeiros estava aumentando.

Sai Baba foi acusado não somente por um, mas por vários rapazinhos de te-los molestados sexualmente ou de ter pelo menos tentado. Foi um grande escândalo por aqui, saiu em todos os jornais, revistas e noticiários de TV e mais uma vez uma grande decepção para seus devotos.
O caso não chegou a ir à julgamento pois acordos financeiros foram feitos e os casos acertado sfora dos tribunais.

Neste últimos 5 anos o guru não se envolveu mais em escândalos, tudo anda calmo e ele agora se dedica a auxiliar os necessitados e construiu escolas e um hospital no sul da India. Seu enfoque mudou, ele já não quer mais e não precisa mais estar na mídia. Os devotos estrangeiros custeiam suas necessidades e de sua organização.

Eu nada posso dizer, nunca estive no sul da Índia e não o conheço pessoalmente. A única coisa que temos em comum é o fato de morarmos no mesmo país e termos o cabelo ruim!

Incredible India!

Om Shanti

8 comentários:

  1. Oi Sandrinha, eu conheço algumas pessoas que são devotas do Sai Baba aqui em Ribeirão, elas dizem que os ensinamentos dele voltado para a educação são maravilhosos. Uma delas, já esteve por duas vezes com ele aí na Índia e vai voltar este ano novemente. Ele á adorado literalmente por elas.
    Mas levando em conta o que você escreveu, temos de tormar muito cuidade em tudo o que acreditamos, eu fico com os indianos, se é Santo não teria medo das pesquisas.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, minha fofa! É, eu já havia ouvido sobre este comentário, sou devota de Swami, recebo muita orientação que acredito vir Dele e sinceramente não me importo com tantos comentários, até porque Jesus tb deve ter passado por mil situações que a gente nem sabe, veja este livro O Código da Vinci, né? Respeito o que falam, mas vou pale minha cabeça, adoro Sai Baba sem apego, mas com um amor muito grande e se sou vista como boba ou ingênua, tem nada não. Mas vc é demais, Sandrinha! Ter em comum o cabelo ruim é demais! Obrigada, amada!
    Sai Ram
    ;**********************

    ResponderExcluir
  3. Com licença, Sandra!

    A Carlinha me recomendou o seu blog, cá estou em visita e li o seu post sobre Sai Baba.

    O que você acharia (se é que você é cristã) de ver Jesus Cristo como um rato de laboratório cheio de cortes, chips e fios presos ao seu corpo e sua cabeça...? Pois é. É a isso o que os cientistas e incrédulos esperam que Sai Baba se sujeite para Lhe dar algum crédito (?).

    Acontece que eles vão pagar o preço de sua incredulidade e descrença, pois nem Jesus e nem nenhuma encarnação Divina se sujeitaria a satisfazer a soberba dos incrédulos. Quem tiver humildade o suficiente que se jogue aos Pés de Deus e peça por misericórdia, ou seja, os OLHOS DE VER.

    A experiência espiritual (como as que eu já tive, por exemplo) são individuais e transformam vidas definitivamente. Se Swami se sujeitasse aos caprichos desse pessoal, seria uma notícia bombástica de jornal comprovando suas características sobre-humanas e na semana seguinte tudo e todos teriam esquecido DEle e voltado às suas rotinas mundanas (exceto Seus devotos, que não precisam de milagres nem de nada para reconhecer Sua Graça).

    E por que será que os ocidentais O adoram tanto?? Mas que "contradição" !!! Somos tão "avançados" em tantos aspectos, COOOMO poderíamos reconhecer a Divindade de Um Indiano de Um metro e Meio e cabelo Black Power?? Estamos do outro lado do planeta e não convivemos com Ele de perto. Swami freqüentemente derrama mais Graças (experiências espirituais) para nós ocidentais do que para indianos (lógico, para "compensar" a nossa dor da separação !!!)

    Aí fica o Mistério. Pague para descobrir. O preço é a humildade do seu coração. SWAMI É DEUS.

    ResponderExcluir
  4. Sandra, vc é uma figura!
    Mais uma vez estou rindo lendo o seu blog, na parte do q vc tem em comum com o Sai Baba.

    ResponderExcluir
  5. É, COMO JÁ FOI DITO EXISTEM MUITOS ADORADORES DESTE SWAMI AQUI NO BRASIL. NÃO CONCORDO EM AFIRMAR QUE ELE É DEUS...PODE SER UMA MANIFESTAÇÃO DE DEUS...MAS NÃO DEUS.TENHO RESPEITO POR AQUILO QUE NÃO CONHEÇO,MAS NÃO ASSINO EMBAIXO.

    OUÇO PRÓS E CONTRAS..EXISTE ATÉ UM SITE DE EX-DEVOTOS.....RESPEITO AQUELE QUE AJUDA O PRÓXIMO EM OBRAS SOCIAIS..ISTO TAMBEM APROXIMA MAIS DE DEUS.

    AS PESSOAS SANTAS VIVEM CADA UMA A SUA PRÓPRIA EXPERIENCIA ESPIRITUAL, OS SEGUIDORES SEGUEM DOGMAS, POIS AINDA NÃO REALIZARAM
    A SUA PRÓPRIA VERDADE, POR ISTO FAZEMOS AFIRMAÇÕES BASEADAS NAQUILO QUE NOS FALAM, E EM NOSSAS PRÓPRIAS FANTASIAS ESPIRITUAIS.

    NÃO SE DEVE ACREDITAR APENAS EM DISCURSOS ESPIRITUAIS, E FENOMENOS, MAS SIM NA VIDA DA PESSOA, SE ELA VERDADEIRAMENTE VIVE AQUILO QUE PREGA.

    HÁ UM FATO DA VIDA DE UM MESTRE INDIANO,( NÃO VOU CITAR O NOME,, PARA QUE NÃO DÊ A ENTENDER QUE ESTOU PUXANDO BRASA PARA OUTRA SARDINHA )NO QUAL ELE VAI CONHECER UM MESTRE QUE SE DIZIA DEUS..HAVIAM CENTENAS DE DISCÍPULOS A SUA VOLTA..ELE ESTAVA TODO EMPLUMADO NO MEIO DAQUELA MULTIDÃO DE ADORADORES E DIZIA EU SOU DEUS ! O MESTRE AO QUAL ME REFIRO..NESTA ÉPOCA AINDA UM JOVEM QUESTIONOU-O " COMO VOC~E COMETE TAL BLASFEMIA AO AFIRMAR QUE É DEUS ?,TIROU DO BOLSO UM ESPELHO E COLOCOU NA FRENTE DA FACE DO MESTRE, AFIRMANDO.." ESTA É A FACE DE DEUS ? " VIROU AS COSTAS E SAIU..O MESTRE-DEUS, FICOU FURIOSO E SAIU ATRÁS DO RAPAZ GRITANDO...AO CHEGAR PERTO DELE, O JOVEM SE VIROU E AFIRMOU NÃO FAÇA MAIS ISSO..NÃO AFIRME QUE É DEUS..SOMOS MANIFESTAÇÕES DELE..ELE É ÚNICO !ELE E´O PAI..SOMOS SEUS FILHOS SEUS FILHOS DIVINOS. NESTE MOMENTO O MESTRE AJOELHOU-SE E PROSTROU-SE AOS PÉS DO JOVEM SANTO, E AGRADECEU POR HAVE-LO DESPERTADO DAQUELA ILUSÃO. E QUE DORAVANTE JAMAIS FARIA AQUELA OBSERVAÇÃO NOVAMENTE .TEMPOS DEPOIS ESTE HOMEN ALCANÇOU A REALIZAÇÃO ESPIRITUAL, ELE ERA UM SANTO, MAS ESTAVA PERDIDO NA ARROGANCIA E NA BAJULAÇÃO DE SEUS DEVOTOS.

    CLARO QUE EU TAMBÉM ACREDITO QUE O MESTRE QUE EU SIGO, TAMBEM É UM COM DEUS....SEI DISSO, MAS É SÓMENTE PARA MIM, PARA MINHA PRÓPRISA REALIDADE PESSOAL VIVENCIADA.

    OM SHANTI

    ANANDAKIRTAN

    ResponderExcluir
  6. Sandra, parabéns vc conseguiu responder a Carla de maneira fiel e imparcial como o Sai Baba é visto por aqui.
    Sei q esse tipo de assunto causa polemica, mas é assim mesmo, as pessoas se preocupam tanto em serem espirituais e se esquecem do basico, q é amar ao próximo como a si mesmo aceitando como ele é.
    Pra mim não importa em q as pessoas acreditam, sendo voltado para o bem já está ótimo.

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal que acredita em Sai Baba, eu em particular acredito demais, pois ja tive provas do seu amor ao proximo, mesmo sem me conhecer ajudou-me numa face dificil em que eu tenta parar de fumar e não conseguia, depois de tentar conversar em pensamento como ele todos dias eu conseguir e isso ja vai fazer 10 anos.
    Beijos Pê.

    ResponderExcluir
  8. Encarnações do Amor Divino!

    Não se levem pelos descrentes que a tudo pretendem provar com lógica materialista! Reconheçam a Árvore pelos frutos que ela gera! Deus é todos os nomes e todas as formas.

    Como já muito bem lhes disseram aqui outros irmãos que enxergam com o coração e sem desconfiança, o mesmo que tentam fazer com Cristo, como em "O Código..." e afins, tentam também fazer com Sathya Sai Baba. Jesus disse: "E Aquele que me enviou, voltará Ele mesmo depois de Mim". E também disse: "Seu Nome será Verdade". Sathya = Verdade.

    Não somos esses corpos, meus amigos/irmãos! Os corpos todos, de todos os seres, são como bolhas. Por um acaso, estando as bolhas inteiras ou já estouradas, o ar que as permeia não é o mesmo, independente da forma e do tamanho que possuem? Todos somos Deus, todos somos Um! Todos somos Avatares! A diferença é que Ele, o Purna Avatar, quando vêm já chega com toda a Consciência, todo o Amor, toda a Sabedoria e Verdade, do princípio ao fim. Vejam, Swami (como carinhosamente O chamamos) educa o mundo com os Valores Humanos que são Verdade, Retidão, Paz, Amor e Não-Violência. Vocês acreditam nas estórias contatadas por pessoas que não resistiram e se renderam novamente ao mundo, mas não possuem fé para não desconfiar! Em verdade, digo a todos vocês, não há um de nós que, quando em plena consciência expandida, completamente expandido no Amor, não tenha também as mesmas faculdades "paranormais"! A humanidade se distanciou do Espírito com o passar das Eras e desconheceu o quanto possui de capacidade, mas isso não altera a realidade de que elas existem e são comuns a todos os homens que vencem o que os indianos chamam de "escudo místico", que é a imagem física de Swami, e cultivam a fé em si mesmos e em Deus. Lembrem-se que na época, o motivo pelo qual julgaram Jesus foi porque Ele dizia o mesmo. Somente os que na época venceram as barreiras ilusórias das aparências O aceitaram de coração.

    Sou um ex-drogado em último grau que desde os cinco anos teve uma visão, da Face de Deus, de como seria o Avatar (Encarnação Divina) de nossa Era, e era exatamente o rosto de Sai Baba. Sempre muito sensitivo, com 5 anos, após a visão, anunciei à minha família que estava voltando a ser vegetariano e que tinha uma Missão, de auxiliar a ancorar e a sustentar energias de renovação n planeta, e proteger os animais com minha própria vida. Imaginem quando ano passado vejo Sai Baba na web e reconheço o rosto, o tamanho de minha emoção. Eu simplesmente deixei todos os vícios do dia pra noite, não tive uma crise de abstinência (um dos meus vícios era a terrível cocaína, que consumia excessivamente desde os 15, estou com 28), larguei tudo e hoje sou COMPLETAMENTE feliz. Sou um Yogi e Instrutor das pessoas, além de desenvolver um trabalho de cura através da música. Apresento faculdades que transcendem a matéria também, embora me resuma a citar isso apenas a poucas pessoas aqui, como vocês, num momento específico para isso, necessário como esse, porque a maioria hoje em dia tende a desacreditar, achar que são truques e/ou magia negra... Entendam, Swami materializa para mostrar o quanto a matéria é uma piada quando se pensa em se elevar a Deus. É um "cartão de visitas" dEle, com o qual atrai os que só se movem pela matéria e depois os introduz à Verdade. É uma forma dEle conquistar espíritos mais endurecidos para que se abram à Verdade. A matéria deve ser subjugada, assim como o corpo e os sentidos, em nome de uma mente Una a Deus, pois o Atma, a Consciência, é o próprio Deus.

    Acreditem piamente e o façam, meu amados, amem e sirvam a todos, sem exceção, como Jesus ensinou, como Swami (que tanto ama Cristo) ensina, e vocês também farão prodígios como os santos. Talvez não prodígios físicos, materiais, mas prodígios no nível dos corações necessitados.

    Lembrem-se, antes de duvidar, que esse ano mesmo, os tais "cientistas" e demais "pesquisadores" que antes acusavam Sai, inclusive com videos forjados postados no YouTube, confessaram terem forjado o que forjaram contra Ele por dinheiro, e pediram desculpas, as quais Swami prontamente acatou e apenas lhes pediu que não agissem mais assim.

    Tenham fé, meus amados! Removam a desconfiança dos seus corações! Acompanhem Sai por apenas alguns dias, que sejam, e verão o que é capaz e o que não é capaz de provir dEle. Vocês oraram, pediram tanto que Ele voltasse, pois amam Jesus, principalmente (como geralmente
    é no Ocidente), e agora que Ele se reenviou, e ainda em uma Tríplice encarnação (Como Swami é a segunda) vocês não acreditam nEle??? Deus simplesmente lhes concedeu o que pediram e mereceram, meus amados! Agora rejeitam??? Tenham fé, removam a desconfiança de seus corações! Eu não seria insano em lhes guiar por esse Caminho aqui se não soubesse do que estou falando, se não fosse prova viva de que Swami é a representação humana dEle, que Ele mesmo Se enviou para nos conduzir à Era de Ouro da humanidade. Tudo que pedem ao Pai e fazem por merecer, receberão em triplo, reflitam sobre isso. Ó, meus caros, não caiam no mesmo erro de quando nosso Salvador Galileu veio após muito pedirem pelo Messias. Quando Ele veio, foram poucos os que acreditaram, e Ele acabou sendo morto como um falsificador, um impostor. Dessa vez nada poderá impedí-Lo de realizar nossa salvação através dos Ensinamentos, pois dessa vez, como bem anunciado, não veio para sofrer novamente. O Lila ("Drama Divino") dessa vez foi programado para que Ele viesse para Reinar absoluto, em Potência e Glória, e não para se entregar nas mãos dos homens e morrer. Esse Ato já foi cumprido, agora é a hora do Ato que tanto esperamos, que os conduzirá à vitória em todos os aspectos.

    Se assim a estimada dona desse blog me permitir, encerro essa minha palavra de amor com o Pensamento de Sai Baba para o dia de hoje:

    PENSAMENTO PARA O DIA – 29/06/2007

    O homem é a consciência encarnada. O homem é o objetivo mais elevado na Criação. Por essa razão, ele não deveria se tornar uma criatura instintiva, como os animais. O homem deveria progredir do humano ao Divino. Não é o mundo que prende o homem. O mundo não tem olhos para ver e nem mãos para agarrar. O homem é um prisioneiro de seus próprios pensamentos e desejos. Em seu apego ao efêmero e ao perecível, o homem esquece sua Divindade inerente e não compreende que tudo, no universo, veio do Divino e não pode existir sem o poder do Divino.

    SATHYA SAI BABA

    Meu grande abraço a todos, de coração!

    Namaste!

    ResponderExcluir