9 de março de 2006

Escola


09/03/2006

Nâmaskar

O governo indiano pelo quarto ano consecutivo muda literalmente a história.
Deixe-me esclarecer, o governo indiano tem deliberadamente modificado a história indiana em seus livros didáticos nos últimos 4 anos para tampar o sol com a peneira.
Mais uma vez a Índia busca desesperadamente esquecer seu passado (ainda atual) sombrio. É como algumas escolas da Alemanha que não ensinam para a nova geração nada sobre o nazismo.

Os exames escolares começaram e já 2 estudantes se suicidaram. É impressionante a pressão que os estudantes indianos sofrem por parte dos pais e da sociedade. A vergonha é tanta de não passar nos exames ou de tirar uma nota média (não precisa nem ser nota baixa) que a galerinha se mata mesmo.

Geciara, aqui vai pra você uma rápida explicação do sistema educacional indiano.

O ano letivo começa em julho sob o insuportável verão indiano. As aulas são de manhã e todos usam uniformes escolares, desde o pré até certas faculdades.
O sistema de ensino é o tradicional e algumas poucas escolas são Montessorianas. Os alunos usam livros didáticos, tem provas, fazem trabalhos escolares etc. Os professores explicam a matéria em um quadro negro com giz e os alunos sentados prestam atenção, calados e mudos se não apanham do professor.
O professor no geral é muito disciplinador e além de bater nos alunos os põem de castigo e os humilha publicamente. Na verdade a maioria são professoras nos primeiros anos escolares. Os professores (homens) são mais presentes nos últimos anos do colegial e na faculdade.

Os alunos tem hora de lanche (intervalo) como no ocidente. As melhores escolas são as cristãs estabelecidas pelos britânicos na época da colonização inglesa. É uma briga de foice pra colocar os filhos nessas escolas de padrão internacional, onde todas as matérias são ensinadas em inglês e onde se fala inglês o tempo todo. É comum e normal os pais terem que pagar propina para terem seus filhos admitidos nessas escolas. Mas também quem quer ver seu filho sentado no chão aprendendo tudo em hindi ou qualquer outra língua local?

As escolas para meninos são a maioria pois como vocês já sabem mulher na Índia não precisa estudar, serve só pra casar e procriar. E como procriam!!!! Poucas são escolas mistas.

Incredible India! (slogan do governo indiano)
Om Shanti

Nenhum comentário: