25 de janeiro de 2006

Semana da República - Parte III


25/01/2006

Nâmaskar

Semana da República

Em comemoração ao Dia da República (26 de Janeiro), estarei apresentando para você esta semana alguns dos Símbolos Nacionais da nossa querida Índia.

Bandeira Nacional:

A bandeira nacional indiana foi desenhada como um símbolo de liberdade segundo o ex-primeiro ministro Nehru.

A bandeira indiana possui três faixas horizontais eqüidistantes. A faixa superior é da cor safrão (alaranjado), a faixa central é branca e a faixa inferior é verde escuro. No centro da faixa branca, há uma roda azul-marinho que indica o Dharma Chakra, a roda da lei, que possui 24 eixos.

A cor safrão representa coragem, sacrifício e espirito de renuncia. O branco representa pureza e verdade. A cor verde representa fé e fertilidade.

Os indianos no entanto, interpretam as cores da bandeira de modo diferente. Entre eles o safrão simboliza os hindus, o branco os cristãos e o verde os muçulmanos. Mas essa é a interpretação deles, NÃO é a representação oficial. A representação oficial está no parágrafo acima.


Emblema Nacional:

O emblema nacional é uma cópia do Lion de Sarnath, próximo a Varanasi em Uttar Pradesh.

O Lion Capital foi erguido no terceiro século AC pelo imperador Ashoka para marcar o local onde Buddha proclamou seu evangelho de paz e emancipação.

Os quatro leões simbolizam poder, coragem e confiança. Eles ficam sobre uma flor aberta de lótus. O lema 'Satyameva Jayate' escrito em sânscrito significa ‘Somente a verdade triunfa’.

Incredible India!

Om Shanti

Nenhum comentário: