24 de janeiro de 2006

Semana da República - Parte II


24/01/2006

Nâmaskar

Semana da República

Em comemoração ao Dia da República (26 de Janeiro), estarei apresentando para você esta semana alguns dos Símbolos Nacionais da nossa querida Índia.

Hoje é a vez da Fauna:

O PÁSSARO Nacional é o PAVÃO.

O Pavo cristatus, ou simplesmente Pavão é nativo da Índia. Os macho possuem uma linda plumagem na cauda, que quando aberta parece um leque. E por falar em leque, é fácil encontrar leques feitos com penas de pavão à venda por aqui.

Eles vivem em áreas de floresta próximo a água. Há um parque aqui em Delhi chamado Deer Park (Parque dos Viados), que possui além de viados vários pavões. É gostoso passear nesse parque após uma chuva de verão pois os pavões gostam muito da chuva e saem de seus ninhos. É muito fácil vê-los nessas ocasiões.

Antigamente eles serviam de caça e como alimento, mas atualmente sua caça foi proibida.



O ANIMAL Nacional é o TIGRE.

Esse imponente felino, Panthera tigris, é no geral de cor amarelada com listas pretas e barriga branca. Há também tigres brancos com listas pretas. Eles são meus favoritos! São MUITO lindos!!!! Grandes e majestosos!

Haviam muitos tigres antigamente aqui na Índia, mas atualmente a situação anda complicada para esses felinos que estão beirando a extinção por aqui. O governo indiano implantou algumas reservas para eles, mas os caçadores entram ilegalmente nestas reservas e os matam.

Atualmente a matança de tigre é simplesmente pelo valor de sua pele, mas antigamente era símbolo de coragem e bravura. Os maharajas gostavam de caça-los, exibindo assim suas habilidades como caçador e sua coragem ao enfrentar o felino poderoso.

Sua pele era utilizada na decoração de paredes, cadeiras, e como tapete. Os iogues também as utilizavam como assentos “isolantes”, a fim de não permitirem que a energia telúrica atrapalhasse suas práticas meditativas.

Agora restam somente 200 tigres :(

Incredible India!

Om Shanti

4 comentários:

  1. É uma pena o que fazem com os tigres nesse país,é muito foda mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandrinha!
    Realmente os tigres estão em situação penosa. Tenho assistido documentários da BBC sobre eles, alguns biólogos estão desesperadamente tentando salvá-los, mas as pessoas estão cada vez mais entrando em seus territórios e os matam quando ele se aproxima muito de suas casas. Outro dia eles estavam colhendo em suas plantações e descobriram que uma tigreza tinha deixado seus filhotes escondidos e saido para caçar. Como fica na zona de um parque, antes de matá-los chamaram um dos biólogos que os tiraram de lá juntamente com a mãe. Foi emocionante. Nós que apreciamos todos os animais torcemos para que eles não desapareçam, seria lamentável as crianças no futuro conhecê-los apenas por fotos.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  3. Oi, San. Eu tb amo os pavões... Realmente deve ser muito gostoso passear pelo parque...
    Fiquei imaginando um passeio por lá...
    Um super beijo!

    ResponderExcluir
  4. Estou assistindo um documentário sobre o Projeto Tigre, que tristeza, estão dizimando os animais das reservas. Mataram todos de Saliska e agora partiram para Poma. Voce disse no blog que eles são os animais que representam a India, pois é se continuar assim não sobrará nenhum para ocupar esse cargo. O que me deixou mais brava, é que eles os pegam em armadilhas de metal, onde são presos pela perna e depois se aproximam e dão um tiro na cabeça, as peles são vendidas para o Tibet, que pena, pois nem os biólogos nem as ongs estão conseguindo parar essa mortandade.

    ResponderExcluir