30 de outubro de 2005

Filme Assassino


Nâmaskar


Desde que vim para a Índia no final de 1999 já ocorreram 5 atentados na capital, Delhi.

Os 2 atentados que mais me chamaram a atenção foram naturalmente os dois que ocorreram em 2005.

Lógico que isso se deve ao fato de eu agora morar em Delhi e de que antigamente morava em Kolkata (antiga Calcutá).

O atentado a bomba que ocorreu no dia 22 de Maio desse ano foi um atentado duplo, ou seja, duas bombas explodiram simultaneamente em dois cinemas diferentes de Delhi, que exibiam ao filme Jo Bole So Nihaal. Esse atentado feriu mais de 40 pessoas e matou uma. O filme foi retirado de cartaz como medida de segurança para evitar ataques futuros.

Recentemente tive a oportunidade de encontrar o tal filme em uma video-locadora em formato VCD. Peguei-o para assistir e logo observei que o nome do filme, já logo na capa, estava coberto por uma fita adesiva.

Fui para casa, coloquei o VCD para rodar no computador (ainda não tenho DVD player) e fiquei ainda mais surpresa .... lembra daquela autorização do governo que os filmes recebem e que passa nos cinemas antes do filme?
Pois bem, não é que o nome do filme também estava riscado e apagado da autorização!!!! Nossa, fiquei super curiosa, pensei .... esse filme promete, por isso que até tiveram duas bombas, dois ataques terroristas!

O filme tem como ator principal o punjab Sunny Deol no papel de um policial punjab que é uma pessoa simples, de bom coração e que não fala inglês. O filme é uma comédia muito leve com muita ação e porrada.

O policial é o único que conhece um bandido procurado internacionalmente por diversos países, e por isso é enviado aos Estados Unidos para ajudar na sua captura.

Na verdade o filme me desapontou muito. Não há nada que o destaque em especial em relação aos outros filmes indianos.

Não sei o que significa seu título, mas creio que o problema deva estar nas palavras, pois o filme é fraquinho. Com certeza não é motivo para se matar uma pessoa e ferir 40 com dois atentados terroristas.

Incredible India! (slogan do governo indiano)

Om Shanti

2 comentários:

  1. olá.
    muito me intrigou, mas acredito que a aversão ao filme seja pelo motivo de um indiano, ir para o Ocidente ajudar os chamados "infiéis".

    Parabéns pelo seu blog, ele traz informação à pessoas que como eu, estamos do outro lado do mundo mas que ainda nos preocupamos com o que acontece.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Eu sei o porque desse problema com o filme !!! o nome Jo Bol So Nihal é um brado sagrado Sikh, é sempre recitado ao final das orações. Eles bradam, " Jo Bole So Nihal, Sat Sri Akal !!!", e para os mais fanaticos é uma ofensa recitar tal frase ou coloca-la em um filme de comédia de Bollywood.
    Raja Singh

    ResponderExcluir