15 de outubro de 2005

Casando no Hinduismo


Nâmaskar,

Alon Orpaz e Tehila Salev, um casal de israelitas que se abraçaram e beijaram assim que sua cerimônia de casamento hindu foi concluida na cidade de Pushkar foram multados em 22 dólares por indecência. Eles não sabiam que na Índia beijar em público é ilegal. Eles preferiram pagar a multa e fazer um pedido de desculpas público a ficarem 10 dias na cadeia. Segundo os sacerdotes hindus, o casal feriu os sentimentos hindu e agiu desrespeitosamente para com a religião na qual escolheram se casar.

Eu conheço 4 brasileiras casadas com indianos que apesar de serem evangélicas casaram-se na religião hindu. Conheço também católicas que fizeram o mesmo. Como a cerimônia de casamento hindu é bem elaborada, rica e cheia de detalhes, as brasileiras e as estrangeiras gostam de se casar segundo a tradição hindu. As pessoas se deixam levar pela pompa e riqueza e se esquecem do fundamental – o significado espiritual da união de duas pessoas.

Case-se no hinduismo mesmo sem ser hindu se você quiser. Renegue sua própria religião, crenças e costumes. Comece sua vida de casada casualmente. Deixe-se levar pela beleza e riqueza de uma cerimônia sem significado religioso para você; mas pelo menos, tenha o bom senso de se informar antes. Aprenda e saiba pelo menos um pouco do que se deve fazer e do que não se deve fazer.
Pergunte o significado dos slokas sânscritos que você terá de repetir, para não ficar repetindo no vazio como um papagaio. Tente fazer da cerimônia hindu algo com peso emocional e espiritual para você. Leve-a com seriedade. E evite gafes ou mesmo evite acabar 10 dias na cadeia!

Não faça o que uma brasileira que se casou com um indiano no ritual hindu faz atualmente, ou seja, renegar completamente a religião hindu na qual se casou. Chamar os hindus de cultuadores do diabo, proibir os filhos de visitarem templos hindus com seu pai e aos avós paternos e machucar profundamente o sentimento religioso de seu marido. Tenha concistencia em seus atos. Tenha respeito pela religião do seu esposo e pela religião na qual se casou; ou nao se case no hinduismo!

Evite problemas futuros casando-se em igrejas e templos de sua própria religião. Não se deixe levar pelo entusiamo de ter uma cerimônia religiosa “diferente”. Leve seu casamento a sério desde o princípio ou pelo menos não renegue mais tarde a religião na qual você mesma decidiu se casar.

Outra coisa para se pensar é por que os sacerdotes hindus aceitaram realizar a cerimônia de casamento hindu para um casal de estrangeiros não hindus? Como pode????
Resposta: $$$$$$

Conheço uma moça sikh que casou-se com um hindu e realizaram 2 casamentos, um segundo a tradição sikh e outro segundo a tradição hindu.

***

Há previsão de chuva e queda de neve na região noroeste da Índia, a região mais atingida pelo terremoto. Se chover e nevar, o trabalho de resgate terá que ser suspenso. O trabalho de resgate nessa região já é difícil pela topografia local e pela falta de equipamento adequado, se chover vai ficar impossível.

O resgate e ajuda humanitária é feito com macas improvisadas de bambu e com burros e cavalos pra te dar uma idéia da precaridade da coisa. Mesmo assim, hoje, a mais de 100 horas do primeiro terremoto (já houveram outros desde então) uma criança foi retirada viva dos escombros.

Participe da comunidade Orkut, Eu Leio Indi(a)gestão.

http://www.indiagestao.blogspot.in/ o único blog em português com notícias da Índia.

Incredible India! (slogan do governo indiano)

Om Shanti

3 comentários:

  1. Excepcional a colocação a respeito do casamento no Hinduísmo. Resolvi também me manifestar, pois acho da mais alta relevância que haja informação antes de algo "um pouco importante" como o casamento, e fundamental o respeito ao sentimento religioso, e aos filhos, quando se casou com pessoa de outra religião. Consciência é dever de todos e sabedoria é dada por Deus. E não machuca ninguém.

    ResponderExcluir
  2. Esqueci. O comentário acima é meu: Andréia Beckman.

    ResponderExcluir
  3. Oi, acabei de ler o post e concordo plenamente. Foi excepcional. Eu não sei se conseguiria me casar com um hindu justamente pq penso no depois: seria muito difícil aceitar meus filhos em outra religião. Como meu esposo é cristão, e eu tbém, nos casamos na igreja católica, mas minha sogra é hindu e sei que tenho que respeitá-la, mas não, não me casarei na cerimônia hindu para agradá-la, pois sei que apesar de bonita, colorida e inusitada, tal cerimônia não terá significado para mim. Pelo menos minha sogra entende isso, e me dá o maior apoio, pois ficar pagando mico não dá. Ou vc crê, ou então não faz.

    ResponderExcluir