25 de setembro de 2005

Choque Cultural


Namaskar

Por mais que você leia o blog, por mais que você leia artigos em jornais e revistas ou por mais que você assista aos documentários sobre a Índia na TV, mesmo assim você não vai estar NUNCA preparada para o choque cultural ao desembarcar aqui. Aliás como digo sempre, o choque cultural já começa no próprio aeroporto.

Nestes anos de Índia já vi brasileiras chorarem literalmente de desespero. Lágrimas de agonia escorrendo pelas faces. Já vi pessoas praguejarem, amaldiçoarem e xingarem. As que viajam em dupla ou mais chegam a brigar entre si, tamanho é seu desespero e stress em solo indiano.

É muito triste ver as pessoas terem seus sonhos e planos de viagem transformados em um inferno e não em uma benção como o esperado. A grande maioria cancela seus planos de semanas de estada aqui e acabam ficando apenas poucos dias. As companhias aéreas já estão acostumadas com a antecipação de passagens aéreas de retorno por parte dos estrangeiros.

No momento estou mais uma vez tentando dar apoio a duas jornalistas brasileiras que se encontram nessa situação. É lamentável ver a frustração em seus rostos, após meses de preparo e expectativa. Fico com muita pena mesmo. E é exatamente este o motivo que me leva a escrever esse blog. A intensão é alertar os brasileiros antes de virem para cá.

Que fique BEM claro, que a Índia NÃO é um país ocidental.

Aqui NÃO tem as facilidades que tem aí e MUITO MENOS os conceitos de higiene e limpeza.

Aqui não temos hipermercados e muito menos do tipo 24 horas como tem em São Paulo.
A menos que você fique em hotel 5 estrelas, você NÃO vai encontrar papel higiênico em toilets públicos, pois as pessoas se limpam com a mão esquerda jogando um pouquinho de água com uma caneca.

Elas comem com a mão direita sem utilizar garfo, faca ou colher. A privada é no chão, onde tem-se que ficar de cócoras. A comida é MUITO apimentada e condimentada. Água só mineral, e TODOS passam por indigestão e diarréia.

Os cambistas ficam no seu pé, e os mendigos também de modo tão incistente que chega a ser irritante; e você perde a paciência. TUDO tem que ser pechinchado e barganhado. Tem muita sujeira, fezes humanas, de vacas, ratos e outros animais, pelas ruas. E por aí vai .... Resumindo, é um outro mundo, uma outra realidade, é o oriente, é a Índia!!!!!!!!!!

Peço a você minha querida leitora que REALMENTE se informe MUITO bem antes de vir para a Índia. Leia muito, pesquise na Internet, procure por fotos. Traga um mapa, faça um roteiro do que você quer ver e fazer por aqui. PLANEJE MUITO BEM SUA VIAGEM E ACIMA DE TUDO VENHA COM O CORAÇÃO MUITO ABERTO E PRONTA PARA ENCARAR TUDO DE FRENTE E COMO EXPERIÊNCIA DE VIDA.

Não faça a bobgem de querer ir ao Himalaia no inverno ou no Rajastão no verão. Tudo tem sua época mais apropriada para ser visitado.

NÃO traga mais do que uma mala e uma mochila pequena para as costas. Traga repelente de mosquitos e câmera fotográfica/filmadora. Por favor, prepare-se. Prepare-se muito e prepare-se bem!!! E só então você terá uma BOA VIAGEM!!

Faça parte da comunidade Orkut, Eu Leio Indi(a)gestão.

Om Shanti

6 comentários:

  1. Sandra, quanto mais eu leio e me informo sobre a Índia, mais surpresa fico... É, realmente, impressionante... Do tipo "ame" ou "odeie"...
    Tenha um excelente domingo, querida. Fique na paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Sandra eu fiz intercambio la na India e eu concordo com vc q nao tem como descrever o choque cultural q eh...ao descer do aviaoo choque ja comeca...+ mesmo assim eh um pais facinante neh?!

    www.brunaindia.nafoto.net
    www.brunaindia.zip.net

    da uma olhada c vc quiser!

    ResponderExcluir
  3. Ah Sandra, que pena que as duas garotas estão tendo problemas, ainda bem que está ai .Acompanhei o sonho delas e os planos ,triste mas amei suas palavras a respeito de lição de vida.
    Acho que o seu blog esta prestando um grande serviço para desmistificar algumas coisas, sem nos afastar de querer conhecer o país.
    Como a Bruna disse, chocante mas fascinante
    Gostaria de saber se voce poderia falar mais sobre o sistema de castas e sobre a religião hindu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Desembarquei em Nova Delhi num domingo as 2 horas da manhã. Quando saí para pegar o ônibus me senti num filme de Indiana Jones. O céu alaranjado, um ar meio quente. A área externa era cercada por um alambrado e os taxistas , guias locais e curiosos estavam todos trepados nesse alambrado gesticulando, falando todos ao mesmo tempo tentando atrair seus clientes! Deu medo! E não adianta não querer chamar atenção pois somos muuuuito diferente deles. Onde quer que estivessemos eramos muito assediados por vendedores e pedintes, que sabem que turistas tem dinheiro.

    ResponderExcluir
  5. Olá Sandra,
    Meu nome é Paulo 55a, estudo Ayurveda no Brasil e como vc pode imaginar, para realmente aprender a Ciência do Ayurveda a gente tem que ir na origem... E aí é que mora o perigo! Pelo que li no blog, não é fácil passar 2 ou 3 meses estudando na Mãe India... Eu pretendo ir para Kerala, que não deve ser muito diferente de Delhi, vou me preparar bastante para sofrer um impacto sócio/cultural pelo menos razoável...
    Parabéns pelo seu blog com tudo q vc auxilia os Brazucas que querem visitar ou estudar por aí...
    P.

    ResponderExcluir
  6. Sandra, aqui na Italia tbém tem banheiros como esse ai, so com ladrilhos no chao (as vezes nem ladrilhado é). A primeira vez que vi (e usei um) foi em Torino, no banheiro de um restaurante!!! Achei muito estranho um pais de primeiro mundo com um banheiro desse, e nem papel higienico tinha. Nas estaçoes de trem e de onibus tbém sao assim. Semana passada mesmo tive que usar outro, numa estaçao rodoviaria. Ainda bem que sempre tive o habito de levar papel higiencio na bolsa. :)
    A proxima vez que precisar usar um, faço uma foto.
    Beijos!

    ResponderExcluir